Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sabia que o primeiro livro de Agatha Christie foi rejeitado por editoras?

CURIOSIDADES – Você sabia que o primeiro livro de Agatha Christie foi rejeitado por várias editoras de sua época? O Misterioso Caso de Styles foi o primeiro romance publicado por Agatha Christie. Ele foi lançado em 1920, e marca também a estreia de um dos detetives mais famosos da literatura, o belga Hercule Poirot.

LEIA TAMBÉM
Todos os livros de Agatha Christie em ordem de publicação
COLEÇÃO VAGALUME | Todos os livros que encantaram gerações
Encontre livros até 20 reais na loja do Literatura Policial

O livro foi escrito durante a Primeira Guerra Mundial, conflito que durou de 1914 a 1918, tornando-se um período de grande agitação e mudança na Europa. Agatha Christie começou a escrever a história em 1916, época em que trabalhava em um hospital durante a guerra.

Ela se ofereceu como enfermeira em Torquay, na Inglaterra, onde atendia soldados feridos. Foi nessa época que começou a escrever o romance policial, desafiada pela própria irmã a criar uma história que revelasse o culpado de um crime apenas no final do livro.

A formação médica de Christie, suas experiências e conversas com pacientes, e as pessoas que encontrou durante seu serviço de enfermagem influenciaram sua escrita e os personagens que criou, incluindo seu famoso detetive, Hercule Poirot.

Trabalhando como enfermeira ela também aprendeu sobre venenos, um dos métodos mais usados em suas histórias para cometer assassinatos. Sua familiaridade com a terminologia médica, os procedimentos e os efeitos de certas substâncias a ajudaram a criar retratos convincentes e precisos de casos de envenenamento nos livros.

O cenário de O Misterioso Caso de Styles também reflete o impacto da Primeira Guerra Mundial na sociedade, com um retrato do campo inglês e as mudanças sociais trazidas pela guerra.

A história se passa na mansão Styles, uma propriedade rural na Inglaterra, onde ocorre um misterioso assassinato. Suspeita-se que a vítima foi envenenada, e quem irá investigar o culpado será o detetive Poirot. Logo o leitor descobre que Poirot é um policial aposentado e refugiado da Bélgica. Com o início da Primeira Guerra em 1914, a Bélgica se torna um campo de batalha, forçando muitos belgas a fugirem de sua terra natal para buscar segurança e refúgio em outros países. Poirot será inspirado em um destes refugiados que chegaram à cidade de Christie e logo chamaram a sua atenção.

O Misterioso Caso de Styles levou quatro anos para ser publicado, depois de enfrentar rejeições iniciais de vários editores. Por ser ainda uma autora desconhecida, Agatha não tinha um histórico no mundo literário. Editores geralmente consideravam publicações anteriores de um autor ao se decidir por publicar um livro. Havia, claramente, a questão também da guerra. O livro foi escrito e apresentado durante a Primeira Grande Guerra, um conflito que impactou a sociedade em vários aspectos, incluindo a indústria editorial. Editores não contratavam novos autores com regularidade temendo um mercado incerto.

Quando finalmente conseguiu publicar Styles, Agatha Christie se sentiu entusiasmada e ansiosa. Havia sido uma longa espera sem nenhuma garantia de sucesso, mas ela certamente não poderia ter previsto o imenso impacto duradouro que seu trabalho teria no gênero de mistério e na literatura como um todo.

Em sua vida pessoal, Agatha ainda era casada com seu primeiro marido, o coronel Archibald Christie quando o livro foi publicado. Eles se casaram em 1914, mas o casamento enfrentou dificuldades por uma traição do coronel Christie, que pediria o divórcio em uma separação traumática para a autora. Do primeiro casamento, nasceria sua única filha, Rosalind, em 1919.

O Misterioso Caso de Styles é uma história cheia de reviravoltas e pistas falsas. Agatha demonstrava, já no seu primeiro livro, uma habilidade em criar tramas complexas que tinham a capacidade de manter o leitor ansioso para descobrir a identidade do assassino.

Esse livro traz todos os elementos que tornaram Agatha Christie a maior autora de mistério da literatura. Sua capacidade de desenvolver personagens carismáticos, a genialidade em criar mistérios intrigantes, tudo isso estabeleceu um padrão de excelência para o gênero.

Além disso, O Misterioso Caso de Styles foi a base para a carreira de Hercule Poirot como detetive particular. Ele foi o protagonista de mais de 30 livros e muitos contos escritos por Agatha Christie, tornando-se um dos detetives mais amados da literatura.

Quando o livro foi lançado ele recebeu muitas críticas positivas, e seu sucesso marcou o início da carreira literária de Agatha como escritora de ficção policial. Foi tão importante que ela deu o nome de Styles para sua casa da época, comprada em Sunningdale, Berkshire, Inglaterra, em 1930.

É sempre difícil acreditar que autores muito bem sucedidos tiveram suas obras rejeitadas no passado. Vários fatores podem explicar esse tipo de situação, como vimos no caso de Agatha Christie, mas de uma maneira geral os motivos vão desde o excesso de cautela para evitar riscos e perdas financeiras, até a questão do próprio gosto pessoal do editor, que interfere na sua capacidade de reconhecer um sucesso em potencial.

Verdade é que O Misterioso Caso de Styles é um excelente ponto de partida para quem quer conhecer o fascinante universo literário de Agatha Christie, uma leitura essencial para os fãs de mistério e suspense e uma introdução encantadora aos casos investigados pelo brilhante detetive Poirot.

Encontre livros e e-books de Agatha Christie

Veja o vídeo no canal

Inscreva-se no canal

SOBRE O LIVRO

LIVRO: O Misterioso Caso de Styles
Autora: Agatha Christie
Páginas: 288
Editora: Globo Livros
Compre o livro/e-book

SINOPSE – “O Misterioso Caso de Styles” é o romance de estreia de Agatha Christie e apresenta o detetive Hercule Poirot. A história se passa em Styles Court, uma mansão rural inglesa, onde Poirot investiga um assassinato. Emily Inglethorp, uma rica viúva, morre envenenada, desencadeando uma investigação. O narrador, Arthur Hastings, e Poirot questionam os moradores de Styles, incluindo os enteados de Emily, seu segundo marido, Alfred Inglethorp, a enfermeira Evelyn Howard e outros. Com dedução brilhante, Poirot revela o assassino, resolvendo o mistério intricado.

O post Sabia que o primeiro livro de Agatha Christie foi rejeitado por editoras? apareceu primeiro em .



This post first appeared on Literaturapolicial.com – Um Blog Sobre Livros Po, please read the originial post: here

Share the post

Sabia que o primeiro livro de Agatha Christie foi rejeitado por editoras?

×

Subscribe to Literaturapolicial.com – Um Blog Sobre Livros Po

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×