Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sete curiosidades sobre o filme O Iluminado

“O Iluminado”, lançado em 23 de maio de 1980, é um filme de terror psicológico dirigido por Stanley Kubrick e baseado no livro homônimo de Stephen King.

LEIA MAIS
Foto registra fantasma no hotel que inspirou O Iluminado
Gêmeas de O Iluminado falam sobre a filmagem
Encontre livros em oferta na loja do Literatura Policial

A trama gira em torno da família Torrance, composta pelo aspirante a escritor Jack (interpretado por Jack Nicholson), sua esposa Wendy (interpretada por Shelley Duvall) e seu filho Danny (interpretado por Danny Lloyd). Jack aceita um emprego de zelador no isolado Hotel Overlook durante o inverno, quando o estabelecimento fica fechado. Conforme os meses passam e a família enfrenta o isolamento, eventos sobrenaturais e a deterioração da sanidade de Jack começam a assombrá-los.

Essa adaptação brilhante e perturbadora é considerada uma das obras-primas do cinema, cativando o público com sua atmosfera sinistra e atuações impressionantes.

Confira sete curiosidades sobre o filme O Iluminado.

Livros e e-books de Stephen King

1. Stephen King não gostou

“O Iluminado” é baseado no livro homônimo de Stephen King, publicado em 1977. King, no entanto, não gostou da adaptação de Kubrick e chegou a dirigir uma nova versão para a TV em 1997.

2. Shelley Duvall sofreu

Durante as filmagens, Kubrick foi especialmente cruel com Shelley Duvall, que interpretou Wendy Torrance. Ele a submeteu a um intenso estresse psicológico para que ela parecesse genuinamente assustada em suas cenas. Duvall chegou a ficar extremamente estressada e exausta, o que afetou sua saúde.

3. A cena do elevador

O filme é conhecido por suas icônicas cenas de sangue. A famosa cena do elevador transbordando de sangue utilizou cerca de 900 galões de líquido falso, tornando-se uma das imagens mais emblemáticas do filme.

4. Johnny

A frase “Here’s Johnny!” (Aqui está o Johnny!) dita por Jack Nicholson enquanto ele tenta entrar pela porta com um machado, é uma referência ao programa de televisão americano “The Tonight Show Starring Johnny Carson”. O apresentador, Johnny Carson, costumava ter uma entrada semelhante durante o programa.

5. Set na Inglaterra

O cenário do Hotel Overlook é uma construção do set de filmagem. O interior do hotel, incluindo o famoso salão com o labirinto em miniatura, foi criado no estúdio Elstree Studios em Hertfordshire, Inglaterra.

6. Steadicam

Durante as filmagens da cena em que Danny está pedalando pelos corredores do hotel, o diretor de fotografia, John Alcott, usou uma inovadora técnica de filmagem chamada “Steadicam”. Essa técnica permitia que a câmera seguisse o ator de forma suave e estável, criando uma sensação de imersão para o público.

7. Clássico

O filme foi inicialmente recebido com críticas mistas e não foi um grande sucesso de bilheteria na época do seu lançamento. No entanto, ao longo dos anos, “O Iluminado” se tornou um dos filmes mais aclamados e influentes do gênero de terror.

O post Sete curiosidades sobre o filme O Iluminado apareceu primeiro em .



This post first appeared on Literaturapolicial.com – Um Blog Sobre Livros Po, please read the originial post: here

Share the post

Sete curiosidades sobre o filme O Iluminado

×

Subscribe to Literaturapolicial.com – Um Blog Sobre Livros Po

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×