Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

TOP 13 | Treze livros de suspense e mistério lançados em 2022

Para quem procura por livros e e-books de suspense e mistério lançados em 2022, confira as sugestões do Literatura Policial.

LEIA TAMBÉM
MAISIE DOBBS | O primeiro caso da detetive britânica
Livro traz caso de canibal investigado por detetive
BOX E COLEÇÕES | 10 indicações para fãs de suspense e mistério

1. Natureza-morta

Compre o livro/e-book
Veja o vídeo no canal

SINOPSE – O experiente inspetor-chefe Armand Gamache e sua equipe de investigadores da Sûreté du Québec são chamados a uma cena do crime suspeita em Three Pines, um bucólico vilarejo ao sul de Montreal. Jane Neal, uma pacata professora de 76 anos, foi encontrada morta, atingida por uma flecha no bosque. Os moradores acreditam que a tragédia não passa de um infeliz acidente, já que é temporada de caça, mas Gamache pressente que há algo bem mais sombrio acontecendo. Ele só não imagina por que alguém iria querer matar uma senhora que era querida por todos. Porém, o inspetor-chefe sabe que o mal espreita por trás das belas casas e das cercas imaculadas e que, se observar bem de perto, a pequena comunidade começará a revelar seus segredos. Natureza-morta dá início à série policial de grande sucesso de Louise Penny, que conquistou leitores no mundo todo graças ao cativante retrato da cidadezinha, ao carisma de seus personagens e ao seu estilo perspicaz de escrita.

2. O nevoeiro de Shadow Sands

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Kate Marshall encontrou o cadáver de um jovem flutuando em uma represa de Shadow Sands e as autoridades locais classificaram o caso como um trágico acidente. Mas os detalhes não batem: por que a vítima estava lá, no meio da noite? Se era um nadador experiente, como se afogou? Kate tem certeza de que este caso é mais do que aparenta. Então, ela e seu assistente investigam mais a fundo e descobrem uma trilha sangrenta que aponta para um assassino em série pronto para atacar outra vez. Há anos pessoas desaparecem silenciosamente naquele local e, quando uma mulher é raptada, Kate e Tristan têm poucos dias para salvá-la desse destino fatal.

3. Garota, esquecida

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Em 1982, a cidade de Longbill Beach foi palco do assassinato de Emily Vaugh, uma jovem com um segredo assombroso que lhe custou a vida, vítima de um ataque brutal. Sua morte se torna um mistério e o assassino permanece solto… Nos dias atuais, a delegada Andrea Oliver chega à cidade para o primeiro trabalho em seu novo cargo: proteger uma juíza de ameaças de morte. Mas essa não é sua única motivação, e ela logo se vê presa ao passado obscuro daquele lugar. O que ela não sabe é que os segredos da jovem podem ser tão mortais para si quanto foram para Emily anos antes. Um thriller surpreendente e eletrizante, em Garota, esquecida Karin Slaughter traz mais revelações terríveis sobre a protagonista do best-seller internacional e série da Netflix Ninguém pode saber, durante a investigação de um caso arquivado que trará à tona traumas do passado. Afinal, quem matou Emily Vaugh?

4. Maisie Dobbs

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Aos 13 anos, Maisie Dobbs começa a trabalhar como criada em uma residência da aristocracia londrina. Sua patroa, a sufragista lady Rowan Compton, logo descobre a sede de conhecimento da menina e resolve patrocinar seus estudos. Seu tutor é o famoso investigador Maurice Blanche, que percebe os dons intuitivos da moça e a ajuda a ser admitida na prestigiosa Girton College, em Cambridge. O início da Primeira Guerra acaba mudando seus planos. Maisie se alista como enfermeira e parte para a França, servindo no front, onde perde – e também encontra – uma parte importante de si mesma. Anos depois, na primavera de 1929, ela abre seu escritório como investigadora particular, seguindo os passos de Maurice, que lhe ensinou que coincidências são sempre significativas e a verdade, ilusória. Seu primeiro caso parece apenas uma trivial questão de infidelidade, mas acaba se revelando algo muito diferente, que a obrigará a enfrentar o fantasma que a assombra há mais de uma década.

5. A camareira

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Molly Gray tem dificuldade com interações sociais. Aos 25 anos, a jovem muitas vezes entende errado as intenções das outras pessoas, e sua avó costumava interpretar o mundo para ela, criando regras simples segundo as quais a neta poderia viver. Desde que a avó morreu, nove meses atrás, Molly tem navegado sozinha pelas complexidades da vida. Sua única alegria é ainda poder se dedicar com prazer ao emprego e realizar um trabalho impecável. Camareira do sofisticado Hotel Regency Grand, tem um amor obsessivo por limpeza e organização, o que a torna a pessoa ideal para o cargo. Certo dia, ao entrar na suíte do infame e riquíssimo Charles Black, a vida organizada de Molly vira de cabeça para baixo: além de encontrar os cômodos em completa desordem, a jovem se depara com nada menos que o próprio Sr. Black morto na cama. Antes mesmo que entenda o que está acontecendo, no entanto, seu comportamento incomum levanta suspeitas da polícia, e a camareira, acostumada a passar despercebida, logo se vê presa em uma teia de mentiras e mal-entendidos que não faz ideia de como desfazer. Felizmente para Molly, amigos que ela nunca soube que tinha se unem em busca de pistas sobre o que realmente aconteceu com o Sr. Black. Mas eles serão capazes de encontrar o assassino antes que seja tarde demais? Neste mistério que explora o que significa ser igual e ao mesmo tempo muito diferente de todos à sua volta, o leitor se vê em uma jornada emocionante, em que a verdade por trás de uma história nem sempre é absoluta. E quando as reviravoltas parecerem ter chegado ao fim, é melhor repensar: A camareira está pronta para surpreender.

6. O signo do seis

Compre o livro/e-book

SINOPSE – O investigador Heitor Enriquez está afastado de suas atividades na polícia após a trágica morte da irmã e do assassinato do sobrinho, Marcelo, em um ritual macabro que abalou toda a cidade de Brumar. Vinte e um dias após o primeiro crime, o inspetor Andrei Villas Boas procura Heitor em razão de um novo assassinato, com as mesmas características que o de seu sobrinho, levando-os em uma investigação inédita na cidade.
Flores, símbolos de natureza mágica, crianças; todas as informações levam a crer que o assassino é um serial killer, mas qual é a motivação? O que liga todos os crimes? Envolvidos na busca pelo assassino, os investigadores veem a terceira morte chegar antes do que eles esperavam. Enquanto buscam a solução para este mistério, os investigadores serão engolidos por um turbilhão de segredos do passado, enquanto o tempo corre mais rápido a cada morte.

7. Meia-noite na livraria

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Lydia leva uma vida reclusa. Funcionária da livraria Ideias Brilhantes, ela mantém uma existência meticulosamente calculada entre seus adorados livros, os colegas de trabalho excêntricos e os BookFrogs – frequentadores assíduos, perdidos e solitários da livraria que passam os dias vasculhando as estantes abarrotadas da loja. Mas, quando Joey, um jovem BookFrog, tira a própria vida no andar de cima da Ideias Brilhantes, a rotina de Lydia vira de cabeça para baixo. Vendedora favorita de Joey, ele lhe deixou sua única herança: livros. Porém, ao folheá-los, ela percebe que foram vandalizados de uma forma perturbadora e enigmática. Eles revelam a psique de um jovem perturbado. E parecem conter uma mensagem oculta. O que Joey sabia? E o que isso tem a ver com Lydia? Conforme Lydia investiga o mistério da morte de Joey, ela desenterra uma memória há muito esquecida da própria infância. Reminiscências de uma noite sangrenta começam a voltar. Seu distante pai retorna, junto de um policial obcecado. E ela não demora a descobrir que um assassino que esteve em sua vida por muito tempo nunca se foi por completo.

8. Em um porão escuro

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Uma jovem e uma criança foram encontradas em um porão, trancadas e já quase sem vida. Ninguém sabe quem são ― a mulher não consegue falar, e não há registros de desaparecidos que coincidam com o perfil delas. O proprietário da casa, o velho e excêntrico sr. Harper, jura nunca ter visto essas pessoas antes. Os moradores daquela pacata rua de Oxford estão em choque. Como uma coisa dessas pode ter acontecido bem diante do nariz deles? Mas o detetive Adam Fawley sabe que nada é impossível… e que ninguém é tão inocente quanto parece. “Em um porão escuro” é um thriller alucinante e profundamente perturbador sobre segredos enterrados por muito tempo e monstros que se escondem à vista de todos. Você não vai conseguir parar de ler até que o mistério seja revelado.

9. Urutau

Compre o e-book

SINOPSE – Em um armazém na parte baixa de Goya, algo espera a inspetora de polícia Nanda Noronha. Lá, no chão de cimento batido, entre velas acesas, está o corpo de uma menina com o coração arrancado e pintado de preto. O crime assombra mais uma vez a polícia de Goya, que tempos atrás lidou com um assassino semelhante e não foi capaz de prendê-lo, nem mesmo de descobrir a sua identidade. Sob pressão, a polícia decide “tirar da geladeira” a inspetora que comandou as primeiras investigações no passado e saiu com cicatrizes que nunca se fecharam, a irascível Nanda Noronha. Com o avanço das investigações e a descoberta de mais meninas mortas que levam a próximas vítimas, Nanda tem apenas uma pergunta em mente: o assassino que a destruiu está de volta ou tem alguém tentando imitá-lo? Nanda precisa confrontar suas próprias assombrações para capturar o assassino em série “Ave Fantasma”, um espectro que não deixa rastros, está sempre a espreitar no escuro e que revela o que há de mais sombrio na alma humana.

10. Morte no internato

Compre o livro/e-book

SINOPSE – A morte repentina de um estudante na Escola St. Stephen – um internato na região mais remota de Norfolk – é um acontecimento chocante que seu diretor faz questão de encarar apenas como um acidente infeliz. Porém, a polícia local não descarta a possibilidade de um crime, e o caso traz de volta à ativa a inspetora Jazmine Hunter. Jazz se afastou da carreira policial em Londres, mas, relutante, concorda em participar da investigação como um favor a seu antigo chefe. Ao analisar os detalhes da morte de Charlie Cavendish, ela descobre que o garoto fazia bullying com diversos alunos e que alguns tiveram o motivo e a oportunidade de trocar os comprimidos que ele tomava diariamente para controlar a epilepsia. Para complicar a investigação, outro estudante some e um respeitado acadêmico morre na St. Stephen. Os novos acontecimentos trazem pistas importantes para o caso, mas, quando um dos suspeitos desaparece, Jazz se vê ainda mais enredada em mistérios. Precisando enfrentar seus demônios pessoais, a inspetora percebe que aquela investigação é a mais desafiadora de sua carreira. O internato esconde segredos mais sombrios do que Jazz jamais poderia ter imaginado…

11. O apartamento de Paris

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Após os best-sellers A última festa A lista de convidados, também lançados pela Intrínseca, Lucy Foley agora apresenta uma trama instigante sobre uma jovem inglesa que vai à França em busca de um recomeço. Sozinha, sem emprego e sem dinheiro, Jess pede abrigo ao meio-irmão, Ben, que não parece muito animado para recebê-la em seu apartamento em Paris. Quando chega à cidade, Jess descobre que o irmão mora em um lugar que ela jamais imaginaria que ele teria condições de pagar. E o mais intrigante: embora a carteira e as chaves estejam ali, não há nenhum sinal do rapaz. Quanto mais tempo o irmão continua desaparecido, mais Jess tenta seguir seus passos e mais perguntas surgem em sua mente. Os vizinhos formam um grupo bem eclético, mas não são exatamente amigáveis, e em pouco tempo aquela investigação coloca a jovem em situações cada vez mais delicadas. Em meio à sua busca cada vez mais misteriosa e sem saber em quem confiar, Jess acaba construindo relações diversas com os moradores. Mas em um prédio em que as paredes parecem ter segredos sufocados e olhos sempre atentos, a desconfiança pode ultrapassar as raias da paranoia. Ela pode até ter ido para Paris com a intenção de escapar do passado, mas talvez o futuro de seu irmão é que esteja em jogo. Todos são vizinhos. Todos são suspeitos. E todos têm algo a esconder.

12. Blanche em apuros

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Blanche White trabalhava duro para manter a casa e os dois filhos. Faxineira sem contratação fixa, suportava o tratamento condescendente das madames brancas e ricas que pareciam sequer notar sua presença. Como uma mulher negra e gorda de quarenta anos, acostumou-se a ter uma espécie indesejada de invisibilidade: em suas próprias palavras, sempre dotadas de humor afiado e sarcasmo, era preciso um contato prolongado até que “fosse reconhecida como membro legítimo da raça humana”. Mas o que ninguém poderia esperar, nem mesmo a própria Blanche, é que ela se tornaria uma das detetives mais perspicazes da literatura policial moderna. Após levar um calote de seus patrões e ser detida por emissão de cheques sem fundo, ela decide fugir para a aparentemente sossegada Carolina do Norte. As aparências, no entanto, não poderiam ser mais enganosas. Contratada por uma família rica para cuidar da limpeza de sua casa de verão, Blanche logo se vê envolvida em uma ardilosa trama de assassinato e acaba se tornando a principal suspeita do crime. Para descobrir o real assassino e salvar sua pele, ela precisará lançar mão de toda sua astúcia e jogo de cintura. Blanche em Apuros celebra a chegada da premiada Barbara Neely na marca DarkLove. Em 2020, Neely recebeu a honraria máxima do Mystery Writers of America. Nos anos anteriores, o prêmio foi concedido a autores como Daphne du Maurier, Agatha Christie e Stephen King. A escritora era ativista, deu aulas para detentos e combateu a violência contra as mulheres. E, através de suas obras, questionou estereótipos e confrontou a discriminação. Ela faleceu em março de 2020, aos 78 anos. Em Blanche em Apuros, Neely utiliza os elementos habitualmente presentes nas tradicionais histórias de detetive para construir uma trama divertida, sarcástica e original que, com muita inteligência e profundidade, parece combinar a atmosfera misteriosa dos romances de Agatha Christie com a nostalgia de um bom filme da Sessão da Tarde. O resultado é um livro que ultrapassa os limites dos enredos policiais e oferece, sempre com muita ironia, um panorama da vivência de uma mulher negra em um mundo marcado pela invisibilidade. Faxineira e detetive acidental, ética e sagaz, Blanche White sempre encontra os culpados. Para um prefácio mais do que especial, a DarkSide® Books convidou Carla Portilho, doutora em Literatura Comparada e professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF), especializada em narrativas criminais e detetivescas. “Barbara Neely convida o leitor a reflexões importantes acerca da sociedade desigual em que vivemos, sem perder de vista, entretanto, o papel fundamental da literatura de entretenimento: divertir o público com histórias envolventes”, escreve ela. Uma autora assim só podia dar origem a uma heroína como Blanche ― dona de um coração generoso, uma mente afiada e uma intuição certeira ―, que não hesita ao criticar com acidez as injustiças e absurdos que vivencia.

13.  A estrela do cerrado

Compre o e-book

SINOPSE – Ladrões estrangeiros invadem uma agência bancária na Avenida Paulista, em São Paulo. A quadrilha arromba 170 cofres de aluguel e foge, sem deixar pistas, levando uma fortuna em ouro, dinheiro e joias – entre elas, um colar com a “Estrela do Cerrado”, uma das esmeraldas mais cobiçadas do mundo. A dona da joia, seus amigos e parentes se tornam o centro da investigação policial que conta com dois reforços: o faro de um repórter de TV e a experiência do detetive da seguradora do banco. O assalto acaba revelando que os grã-finos não guardavam só bens materiais nos cofres alugados. Segredos do passado e crimes do presente vêm à tona numa trama marcada por conflitos familiares, traições e vingança.

O post TOP 13 | Treze livros de suspense e mistério lançados em 2022 apareceu primeiro em .



This post first appeared on Literaturapolicial.com – Um Blog Sobre Livros Po, please read the originial post: here

Share the post

TOP 13 | Treze livros de suspense e mistério lançados em 2022

×

Subscribe to Literaturapolicial.com – Um Blog Sobre Livros Po

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×