Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Stardust – O Mistério da Estrela

“Song

Go, and catch a falling star,
Get with child a mandrake root,
Tell me, where all past years are,
Or who cleft the Devil’s foot,
Teach me to hear mermaids singing,
Or to keep off envy’s stinging,
And find
What wind
Serves to advance an honest mind.

If thou be’est born to strange sights,
Things invisible to see,
Ride ten thousand days and nights,
Till age snow white hairs on thee,
Thou, when thou return’st, wilt tell me
All strange wonders that befell thee,
And swear
Nowhere
Lives a woman true, and fair.

If thou find’st one, let me know,
Such a pilgrimage were sweet,
Yet do not, I would not go,
Though at next door we might meet,
Though she were true when you met her,
And last, till you write your letter,
Yet she
Will be
False, ere I come, to two, or three.”

—John Donne, 1572-1631

Publicado pela Editora Rocco, com 280 páginas.

Escrito em 1998 por Neil Gaiman, Stardust (no Brasil, lançado com o subtítulo O Mistério da Estrela) nos apresenta o pacato vilarejo vitoriano de Muralha, seus habitantes e ao fato de que durante um dia e uma noite a cada nove anos, esse vilarejo se torna a passagem para um mundo extraordinário e feérico. E eis que nesse dia, Dusntan Thorn, um habitante de Muralha, atravessa para o outro lado e se maravilha com coisas, pessoas e criaturas que nunca sonhara ver. E uma noite, nove meses depois, Dunstan e sua esposa acordam, e encontram num cesto deixado em sua porta, uma criança e um bilhete com seu nome escrito “Tristran Thorn”.

Tristran cresce, e apesar de todos notarem algumas diferenças nele, uma de suas orelhas parecia a de um gato, foi criado como qualquer outra criança do lugarejo. Aos dezessete anos, Tristran e Victoria Forester, garota pela qual ele e metade dos rapazes do vilarejo eram apaixonados, presenciam a queda de uma estrela cadente. E a queda dessa estrela seria o gatilho para diversos acontecimentos: uma promessa impensada, uma busca pela juventude e uma competição sangrenta por um trono. E tudo isso só piora quando Tristran descobre que a estrela é uma garota, chamada Yvaine, e não um objeto inanimado que possa ser dado de Presente.

Capa da versão ilustrada.

Com a identidade literária de Gaiman presente em cada parágrafo, Stardust é uma viagem nas histórias de fantasia. É um conto de fadas para adultos. São claramente perceptíveis as regras não declaradas presentes nos contos de fadas. A importância de uma promessa, o valor de um presente, o débito de vida, a necessidade de uma vingança. Os arquétipos dos personagens aplicados de maneira clara e ao mesmo tempo sutil. A tênue linha que separa a inocência e a crueldade nos contos infantis está presente o tempo todo na narrativa.

Stardust conta uma história capaz de fazer com que você pense já conhecer algo parecido, ainda que nunca tenha lido nada parecido. A quantidade de elementos conhecidos, em situações familiares, faz com que isso aconteça. Cantigas infantis rimadas, que mostram ter grande poder no mundo feérico quando usadas no momento certo. As três grandes e velhas bruxas, que estão atrás da estrela, podem ser encontradas em diversas mitologias, como as Moiras da mitologia grega e as Norns da mitologia nórdica. Tal qual as histórias mitológicas, os personagens não são bonzinhos ou malvados. Todos são capazes de cometer atos bons e ruins. Não existe a necessidade de um vilão para o andamento da trama, embora alguns personagens adotem esse papel em momentos diferentes.

Yvaine, a Estrela

Um livro ótimo, que em 2007 deu origem à um filme legal, mas que infelizmente cai na armadilha de alguns produtores e foge da proposta inicial do autor, porém sem perder completamente o espírito da obra. Cabe a você analisar as grandes diferenças e pensar em que estilo te agrada mais.

Também ganhou uma versão ricamente ilustrada por Charles Vess, vale a pena conferir.

Veja o trailer do filme (não achei uma versão legendada):




This post first appeared on Desafio 52 Livros « Um Livro Por Semana, Durante, please read the originial post: here

Share the post

Stardust – O Mistério da Estrela

×

Subscribe to Desafio 52 Livros « Um Livro Por Semana, Durante

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×