Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Gente Melancolicamente Louca

Opinião algo atrasada, por parte de alguém que tem estado com pouca cabeça para leituras.



Li Gente melancolicamente louca, de Teresa Veiga, no âmbito de alguns projectos (a saber, o #abrilcontosmil e o #12meses12portugueses). Tendo outras opções da autora na estante, peguei neste por me parecer ser aquele que é tido, mais consensualmente, como sendo o seu melhor.


Isto, por vezes, é um erro. Por um lado, porque é apenas o segundo livro da autora que leio (o anterior foi Uma Aventura Secreta do Marquês de Bradomín), o que poderia arruinar leituras futuras; por outro, pelas expectativas e pela possibilidade de não as ver correspondidas. Devo confessar que foi precisamente isto que aconteceu.


Gosto muito de ler contos, pela sua brevidade, pela capacidade de dizer muito em pouco espaço, mas não sei se serei a melhor leitora de contos. Há contistas dos quais gosto muito, é certo, mas há muitos livros de contos dos quais me ficam apenas um ou dois, ou uma noção vaga (e, por vezes, nem tanto). Julgo que isto se deve, frequentemente, ou ao carácter mais marcante e "reconhecido" de certos contos (por exemplo, do meu volume de The Yellow Wallpaper and other stories, não recordo nenhuma das other stories, sendo o conto do título a obra pela qual Charlotte Perkins Gilman mais ficou conhecida), mas também à algo frequente heterogeneidade entre contos.


Tanta virtude e tanta maldade, tanta miséria, tanta resignação, tanta beleza, tanta infelicidade e no fim uma fortuna caída dos céus... Há efectivamente um excesso melodramático, um acumular de tensões com o seu quê de inexplicável. Enfim...


Aqui, não foi o caso: os onze contos deste volume parecem-me equilibrados, uns mais longos que outros, é certo, e, ainda assim, não fui capaz de gostar de todos por igual (creio que, alguns, nem sequer percebi na totalidade). A escrita, perfeitamente clara, estruturada, eloquente; o meu agrado com os contos, muito irregular. Existe um sentimento de insatisfação, inconclusão, com algumas das narrativas.


3,5/5


Podem comprar esta edição na wook, ou na Bertrand





This post first appeared on Bárbara Reviews Books, please read the originial post: here

Share the post

Gente Melancolicamente Louca

×

Subscribe to Bárbara Reviews Books

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×