Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é bebê arco-íris: 5 informações importantes

Muitas pessoas não sabem o que é bebê arco-íris, e apesar de ser um nome bonito, é algo que carrega um luto anterior.

A maternidade é uma dádiva na vida de uma família, já que é algo muito planejado e desejado por grande parte das mulheres.

Porém, existem algumas complicações que podem aparecer ao longo de uma gestação.

De fato, é possível adiantar que existe um enorme simbolismo quando se fala em bebe arco-íris e não é para menos que cada vez mais mulheres decidem contar como foi todo o caminho até chegarem ao seu bebê.

Então, entenda o que é bebê arco-íris e porque ele é considerado um símbolo de vida, de felicidade e de renascimento em tantas famílias.

O que é bebê arco-íris?

Primeiramente, é válido relembrar qual é o simbolismo para o arco-íris em si. Em suma, sempre que ocorre uma chuva, especialmente uma tempestade forte, na qual o céu fica escuro, é comum ver essa faixa colorida no céu.

De forma geral, as pessoas associam o arco-íris à ideia de recomeço. Assim, o bebê arco-íris é o primeiro bebê que a mulher tem após um aborto espontâneo ou a morte fetal.

A diferença entre eles é que o aborto espontâneo pode ocorrer até a vigésima semana de gestação. Mas, caso o bebê já esteja formado depois desse período e venha a óbito por algum motivo, o termo médico é “morte fetal”.

Ambas as situações geram uma dor enorme nas mulheres e na família como um todo, sendo um momento de tempestade no qual não se vê nada além do céu cinzento e carregado.

Afinal, a dor emocional é ainda maior porque houve todo um planejamento para organizar o quarto do bebê e sonhos com a vida da criança.

Entretanto, quando chega um bebê depois dessa situação traumática, o que se experimenta é a sensação de renascimento, como se toda a família pudesse ser feliz de novo.

O bebê que nasce depois de um aborto ou de uma morte fetal traz cor novamente à vida da família e é por causa disso que ele é chamado de arco-íris.

O que significa bebê arco-íris?

Emocionalmente, um bebê arco-íris costuma representar para a mulher a chance de viver a maternidade de novo, caso ela já tenha outros filhos, ou pela primeira vez.

Além disso, existem muitas mulheres que já têm alguns filhos e que, por algum motivo, acabam passando pela perda de um bebê.

Sendo assim, o bebê arco-íris é visto como a possibilidade de viver de novo todo o desenvolvimento dos pequenos, a amamentação e muito mais.

Nestes casos, a maioria das mulheres descobrem o que é bebê arco-íris, já que este termo não é tão popular.

É válido dizer que muitas mulheres acalentam por anos a ideia de serem mães e que, quando o bebê não sobrevive, isso pode dar lugar a uma depressão intensa. Portanto, a existência do bebê arco-íris representa a vida e a volta da alegria.

Quantos bebês arco-íris a mulher pode ter?

Em suma, uma mulher pode ter vários bebês arco-íris, embora isso represente uma situação bem delicada.

Afinal, para que nasça um bebê arco-íris, é preciso que se tenha perdido um bebê antes. Ou seja, é um momento de extrema dor.

Portanto, a verdade é que as mulheres têm preferência por não ter um bebê com esse título.

Mesmo assim, não se pode esquecer de que há mulheres que, devido a condições fisiológicas, possuem muita dificuldade em manter a gravidez.

Pois, muitas mulheres acabam sofrendo diversos abortos espontâneos durante suas vidas.

Assim, vamos supor que uma mulher tenha sofrido um aborto e que, meses depois, tenha engravidado e o seu bebê tenha nascido. Este será o seu primeiro bebê arco-íris.

Essa mesma mulher pode ter a ideia de ter mais um filho e, infelizmente, passar pela situação de um novo aborto.

Contudo, na quarta tentativa, o bebê acaba sobrevivendo e ela consegue dar à luz, neste caso, seria o segundo bebe arco-íris desta mãe. O que tem um peso emocional muito grande devido a todo sofrimento anterior.

E apesar de tudo, por ter buscado muita informação nas gestações anteriores, este é o tipo de mãe que já sabe tudo o que levar na bolsa maternidade independente da ocasião.

Como dito antes, é claro que as mulheres preferem não ter um bebê arco-íris pelo fato de isso pressupor uma perda anterior. Afinal, elas sabem o que é bebê arco-íris e toda a dor que vêm antes dele.

Ansiedade pode fazer com que o bebê arco-íris demore mais?

Existem algumas mulheres que conseguem engravidar do seu bebê arco-íris com bastante facilidade, enquanto outras passam anos tentando uma nova gestação.

É certo que há fatores variados que podem ajudar ou atrapalhar na concepção e a ansiedade é um deles.

Algumas mulheres consideram a maternidade como a sua principal realização e esse sentimento pode tornar a concepção do bebê arco-íris mais demorada.

Há alguns anos, a medicina passou a considerar o impacto dos sentimentos sobre o corpo e ficou evidente que o estresse e a ansiedade geram enormes desequilíbrios no organismo.

Sendo assim, não é de espantar que a mulher que fica ansiosa aguardando a concepção do bebê arco-íris acabe tendo de esperar mais e, por isso, fique frustrada.

Como ter um bebê arco-íris?

De forma geral, a mulher que passa por uma perda gestacional precisa aguardar um período entre 30 e 90 dias para gerar com segurança o seu bebê arco-íris.

Muitas vezes, essa concepção é natural e há mulheres que acabam até se surpreendendo por acharem que demoraria mais para uma nova gravidez.

Entretanto, se houver dificuldades, é possível usar certos artifícios que facilitam a concepção e que costumam ser explorados por quem tem problemas com a sua fertilidade.

Uma das possibilidades é a inseminação artificial, tratamento no qual o espermatozoide é colocado artificialmente no corpo da mulher para que possa ocorrer a fertilização. Geralmente, a mulher pode até escolher um doador que ela não conheça.

Mas, ela também pode recorrer à fertilização in vitro, que é quando o especialista em reprodução coleta o espermatozoide e o óvulo e, em laboratório, faz a fecundação.

Em seguida, o óvulo fecundado é inserido no útero feminino, esperando que ele consiga se desenvolver.

Conclusão

Sabemos que a perda gestacional é algo difícil e muitas vezes pouco falado. Mas, o bebê arco-íris surge como uma esperança de uma nova oportunidade de ser mãe.

Então, se você está grávida, leia e estude bastante para estar preparada para a chegada do bebê, veja sobre amamentação, parto, enxoval, saltos de desenvolvimento, etc.

Para saber mais sobre o que é bebê arco-íris, veja o vídeo do canal Almanaque dos Pais.

É permitida a cópia deste conteúdo, desde que mantido este aviso e o link a seguir para o original: O que é bebê arco-íris: 5 informações importantes. A remoção do link, ou a alteração deste aviso desautoriza a publicação, configurando assim, violação de direitos autorais.



This post first appeared on Portal Útil, please read the originial post: here

Share the post

O que é bebê arco-íris: 5 informações importantes

×

Subscribe to Portal Útil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×