Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como cuidar de azaleia

Quer aprender como cuidar de azaleia? Antes de mais nada, as azaleias são plantas que se originaram no Japão e florescem uma vez por ano, nos meses de inverno. Sendo Assim, acabam sendo uma boa alternativa de Planta para ter no seu jardim ou então em outras áreas externas. 

Além disso, no Japão, a azaléia significa árvore de rosas e ela está presente em quase todos os jardins orientais. Já no Brasil, a planta se aclimatou muito bem e pode ser vista em passeios públicos, estradas e também em diversos jardins.

Uma vez que elas são plantas resistentes, que podem ter até 2 metros de altura. No entanto, geralmente, é encontrada em variedades de porte médio e mini, perfeitas para vasos pequenos e janelas internas.

Como cuidar de azaleia?

Em suma, as azaleias gostam de receber luz do sol direta por pelo menos 4 horas por dia. Entretanto, precisam ficar abrigadas do vento e da chuva ou podem morrer facilmente.

Além disso, o solo ideal para plantar essa espécie possui PH mais ácido, com terra preparada e também uma parte de areia. Bem como o vaso precisa ter boas condições de drenagem para não afogar a planta com as regas. Assim, uma ótima ideia é utilizar casca de pinus ou argila expandida direto na terra.

Para nascer novas mudas, basta escolher ramos fortes, que possuam galhos laterais e folhas com 7 a 10 cm de comprimento. Sendo assim, retire as folhas da base, deixando apenas 4 ou 5 folhas na parte de cima do galho e coloque os galhos na terra misturada com areia e sem qualquer adubação prévia.

Lembrando que os galhos levam cerca de 60 dias para criar raízes. Após esse período, já podem ser transferidos para o vaso ou canteiro. Apenas tenha muito cuidado para não encharcar a terra nesse período e matar a sua planta.

Como cuidar de azaleias em ambientes internos?

Como já mencionamos, uma das principais características dessa planta é sua fácil adaptação a ambientes internos e externos. Outro ponto importante é que o solo seja bem ácido e bem drenado. Assim como a planta deve ficar em um local mais iluminado, com temperatura sua amena e ambiente mais úmido.

Além disso, você pode ajudar a manter a umidade da planta ao colocar um prato com pedras molhadas no fundo do vaso. Depois que a planta florescer, é recomendado mudar o vaso para a parte mais fria da casa. Isso porque assim ela naturalmente vai se adaptar e desabrochar durante a primavera.

Portanto, o solo deve ser úmido, porém nunca encharcado. Assim, coloque suas mudas em vasos com furos e pedras no fundo para ajudar na drenagem.

Como fazer a rega de azaleia?

No geral, o ideal é regar as plantas pela manhã. Uma vez que assim elas possuem o dia inteiro para absorver a água e secar as folhas. Isso porque elas absorvem água pelas folhas, então é fundamental molhá-las durante as regas. Porém, evite fazer isso de noite, pois há o risco de aparecer fungos.

Mais um ponto é que essa é uma planta que não precisa de regas constantes. Assim, basta aguá-las em períodos mais secos para que o solo esteja sempre úmido. Também note se as folhas estão murchas e caídas, se isso ocorrer é preciso regar.

Além disso, prefira usar água destilada ou água da chuva para regar as azaleias. Pois elas não se dão muito bem com água de torneira, por causa do cloro que pode fazer mal para elas.

Caso as flores murchem, é necessário adubar a planta e dar uma nutrição extra para que ela fique forte e bonita para sua próxima florada. Porém, não é bom adubar antes de florir, pois os nutrientes estimulam o crescimento das folhas e não de flores.

Por sua vez, plantas cultivadas em ambientes internos apresentam dificuldade em florescer, pois precisam de meses de frio para ter novos brotos. Sendo assim, em meses de outono ou inverno, coloque o vaso em ambientes mais frios. Bem como faça uma poda anual.

Já a poda pode ser realizada logo após a floração, usando tesouras próprias de poda para evitar rasgar seus galhos.

Como cuidar de azaleias em ambientes externos?

Em suma, as azaleias são plantas simples de cultivar e o melhor lugar para deixá-las é fora de casa. Uma vez que são plantas muito resistentes, não precisam ficar protegidas do sol, mas é bom fornecer meia sombra para que o solo se mantenha um pouco úmido.

Além disso, mudas novas precisam ser regadas em dias alternados até que sejam totalmente desenvolvidas. Após a planta crescer, as regas podem ser mais espaçadas.

Bem como plantas que vivem na parte externa da casa precisam ter as folhas molhadas durante a rega para melhorar a absorção da água. Dessa maneira, evite molhar a planta de noite para que não haja fungos nas folhas. Também preste atenção aos períodos de seca para deixar a sua planta sempre hidratada.

Quanto às podas, elas ajudam a planta a se fortalecer e dar mais flores na próxima florada. Ou seja, corte os ramos excessivos no tamanho e maneira que você quiser e retire também galhos que estejam secos e mortos.

Como cuidar de azaleia bonsai?

Por fim, você também pode encontrar azaleias na versão mini, ou bonsais. Ou seja, aquelas árvores pequeninas cultivadas com técnicas de plantio japonês e mantidas em vasos.

Sendo assim, um bonsai de azaleia necessita de cuidados muito parecidos aos das plantas mantidas em ambientes internos. Por exemplo, o solo precisa ser ácido,ter local com bastante iluminação, mas sem receber a luz do sol diretamente na planta.

Uma vez que essa espécie é uma linda para se ter em casa. Isso porque ela produz muitas flores por arbusto com cores que variam entre branco, rosa suave e intenso e até mesmo tons de salmão. Além disso, ela pode até mesmo florescer o ano todo quando bem cuidada e isso te garante um jardim bonito e aconchegante.

Para saber mais sobre como cuidar de azaleia, veja o vídeo do canal Mãos à Horta.

É permitida a cópia deste conteúdo, desde que mantido este aviso e o link a seguir para o original: Como cuidar de azaleia. A remoção do link, ou a alteração deste aviso desautoriza a publicação, configurando assim, violação de direitos autorais.



This post first appeared on Portal Útil, please read the originial post: here

Share the post

Como cuidar de azaleia

×

Subscribe to Portal Útil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×