Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Qual a diferença do nebulizador e inalador?

Mesmo tendo nomes parecidos, tanto o nebulizador quanto o Inalador possuem funções diferentes para o ser humano, sendo necessários em boa parte dos problemas respiratórios desencadeados pela população.

O que é inalação?

O processo inalatório se constitui no absorvimento por meios respiratórios do paciente de remédios prescritos por médicos para determinados, sendo assim, o inalador é necessário para pessoas que sofrem de fibrose cística e da DPOC, que seria a doença pulmonar obstrutiva crônica.

O inalador é também um forte aliado para a conhecida asma, que é muito comum em mais de dois milhões de brasileiros por ano, deixando as vias aéreas do indivíduo bastante inflamadas, mais fechadas e inchadas, também produzindo muco, dificultando na hora de respirar.

A inalação é necessária também para tratamentos respiratórios sendo o inalador um parceiro efetivo para amenizar doenças agudas, como a bronquite ou pneumonia.

Mas vale também ressaltar que para todos os casos, é preciso um acompanhamento médico, deixando claras as instruções do modo de uso do inalador.

O que é inalador?

Os inaladores são a denominação na maioria das vezes de dispositivos, como espaçadores e bombinhas.

Há também dois diferentes tipos do mesmo, o dosimetrado ou o de pó seco, cada um com uma determinada funcionalidade.

O aparelho dosimetrado (vindo do inglês, MDI (Metered Dose Inhaler) é o mais comum, se parecendo com uma latinha de aerosol, que são um grupo de partículas sendo tanto líquidas quanto sólidas que são encontradas suprimidas em uma suspensão de gás.

No inalador dosimetrado, basta pressionar a conhecida bombinha para que o medicamento seja disparado, no mesmo momento, no interior bucal do paciente, com isso, entrando em suas vias respiratórias.

Há também os inaladores de pó seco (do inglês,DPI (Dry Powder Inhaler) onde o remédio é praticamente um pó. Essas partículas também são levadas à boca para serem inaladas pelo usuário.

O que é nebulização?

A dita nebulização é o procedimento no qual algum medicamento é administrado em forma vaporizada, sendo inalada pelo paciente por suas vias respiratórias pulmonares, através também de uma máscara ligando o usuário ao aparelho.

O que é nebulizador?

Os nebulizadores são encontrados em hospitais, mas também existem versões domésticas, mas para todo caso, são compressores que exigem alguma tomada elétrica perto do aparelho para terem o seu funcionamento.

E para que ocorra esse funcionamento dito anteriormente, são necessárias quatro peças para que tudo ocorra de acordo com o planejado, sendo usado da melhor forma possível.

É preciso que tenha a parte motora, possibilitando assim o nebulizador funcionar através da corrente elétrica.

Também deve haver um tubo para o controle de volume de saída do remédio, para que seja feita a dosagem certa para o tratamento.

É necessário também o copo nebulizador, peça essencial para o posicionamento do medicamento, juntamente com a máscara para a inalação da névoa, sendo ela de uso infantil ou adulto.

Além de serem muito práticos, os nebulizadores também possuem vários benefícios para os pacientes, tendo uma eficaz administração do medicamento, levando o vapor direto ao pulmão.

Também previnem inúmeras doenças respiratórias, além de não deixarem com que a garganta fique seca em dias mais quentes ou muito frios.

Além de seu uso ser relativamente fácil, não exigindo muitos procedimentos para o seu processo, os nebulizadores podem ser usados por qualquer faixa etária, desde que saibam o manejo correto do aparelho.

Por fim, diminuem os efeitos negativos acarretados pela má ingestão de remédios orais, onde podem levar ao aumento significativo da pressão arterial, deixar o usuário com fortes dores de cabeça, problemas com a digestão e até serem suscetíveis a infecções.

Quais são os tipos de nebulizadores?

Os mais conhecidos são os nebulizadores pneumáticos a jato, os famosos compressores, que por sua vez, utilizam o ar que está comprimido para transformar a substância líquida em uma gasosa.

É também anexada uma bomba de ar acionada eletricamente, produzindo o mínimo de barulho possível. Este método é bastante eficiente para o remédio broncodilatador.

Outro modelo importante é o “Mesh”, que é de alta frequência, utilizando uma rede vibratória rápida, sendo uma membrana minúsculamente perfurada na parte de cima do reservatório de líquidos.

A tecnologia criada chamada Micro Air, converte o medicamento líquido em gás, evitando também que resíduos sejam impregnados no dispositivo após o uso, também evitando o grande desperdício do remédio.

Por mais que seu custo seja um pouco elevado, é um nebulizador fácil de ser limpo, com uma locomoção prática já que é portátil, podendo ser utilizado no local que o paciente preferir.

Por fim, existe o modelo de nebulizador ultrassônico, sendo menor, com um peso pouco elevado e quase nulo de barulhos.

Sua tecnologia é eficaz para a inalação, pois são produzidas partículas muito pequenas e idênticas, permitindo a névoa criada pelas ondas transportar o medicamento, o levando a atingir as vias pulmonares profundamente.

Para saber mais sobre qual a diferença do nebulizador e inalador, veja o vídeo do canal Dra Ana Escobar.



This post first appeared on Portal Útil, please read the originial post: here

Share the post

Qual a diferença do nebulizador e inalador?

×

Subscribe to Portal Útil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×