Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Qual a diferença de e-CPF e e-CNPJ? 4 funções deles

O e-CPF e o e-CNPJ são dois Documentos digitais que foram criados para facilitar a vida das pessoas. Antigamente, tirar um documento era um processo longo e muito burocrático, mas hoje, graças a tecnologia é possível fazer isso de forma prática e sem perder muito do seu tempo. 

Dentre os documentos que podem ser obtidos digitalmente estão o e-CPF e o e-CNPJ. Mas qual a diferença entre esses documentos e para que eles servem? Vamos tirar agora, algumas dúvidas relacionadas ao e-CPF e ao e-CNPJ.

O que é e-CPF e e-CNPJ?

O e-CPF e o e-CNPJ são dois certificados digitais, e como o nome sugere, eles são versões digitais do CPF e do CNPJ. Esses documentos possuem a mesma validade dos documentos originais, e traz todos os dados importantes para o seu portador como o nome, identidade civil e também a assinatura da certificadora que emitiu o documento. 

Mas se já temos os documentos originais, por que precisaríamos desses documentos também em versões digitais? Mesmo que você já tenha um e-CPF ou um e-CNPJ impresso, as versões digitais também podem ser úteis para você.

Para que servem o e-CPF e e-CNPJ?

Esses certificados digitais funcionam como uma espécie de assinatura virtual. Os dados do proprietário do CPF são relacionados com o e-CPF através de uma chave criptográfica única para cada usuário.

Assim, sempre que precisar utilizar um dos documentos você irá utilizar essa chave para poder validar a sua identidade. Os certificados digitais podem trazer diversos benefícios para os seus portadores.

Digamos que algo necessite de sua assinatura, antes você teria que ir até o lugar determinado para poder assinar e comprovar sua identidade. Com os certificados digitais, assinar um documento se torna algo muito prático, pois você pode usar o seu e-CPF e fazer a assinatura virtualmente, sem precisar sair de onde você está, economizando tempo e dinheiro.

Qual a diferença de e-CPF e e-CNPJ?

Apesar de serem certificados digitais, o e-CPF e o e-CNPJ são dois documentos distintos, portanto eles também possuem funções diferentes. Vamos ver quais são as diferenças entre esses dois documentos virtuais.

e-CPF

O e-CPF é um documento para pessoas físicas, ele é a versão digital do CPF. O objetivo do e-CPF é facilitar a relação da receita federal com os seus contribuintes. Com esse documento virtual, é possível comprovar a sua identidade e validar assinaturas de maneira virtual, dispensando a sua presença física. Com o e-CPF é possível fazer coisas como:

  • Assinar documentos virtuais;
  • Poder acessar o site da Receita Federal;
  • Fazer procurações digitais;
  • Ter acesso a CNH digital e entre outros serviços.

Assim, o e-CPF é indicado para você que precisa assinar documentos ou que quer ter mais agilidade nos processos da receita federal.

e-CNPJ

Já o e-CNPJ foi feito para pessoas jurídicas, e é uma versão digitalizada do CNPJ. Assim como com o e-CPF, também é possível assinar documentos digitalmente utilizando o e-CNPJ, mas também é possível fazer outras coisas como:

  • Emitir Notas fiscais;
  • Entregar o imposto de renda;
  • Cadastrar o PIS dos funcionários;
  • E facilitar a comunicação com os órgãos do governo.

Portanto, se você quer poder emitir notas fiscais e tornar mais prático algumas tarefas na sua empresa, o e-CNPJ será útil para você.

Agora que você conhece para que serve e quais são as diferenças entre o e-CPF e o e-CNPJ, basta ver qual é mais útil para você no momento, e iniciar então o processo de emissão do certificado digital.

Para saber mais sobre qual a diferença de e-CPF e e-CNPJ, veja o vídeo do canal Certificado Digital Serasa Experian.



This post first appeared on Portal Útil, please read the originial post: here

Share the post

Qual a diferença de e-CPF e e-CNPJ? 4 funções deles

×

Subscribe to Portal Útil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×