Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que causa pedra na vesícula?

Manter a saúde em dia requer disciplina para cultivar bons hábitos, acesso a informações precisas e atenção sobre possíveis sintomas. Sem isso, é mais difícil detectar precocemente um problema de saúde como Pedras na vesícula.

Esse órgão está localizado abaixo do lobo direito do fígado e tem como função armazenar a bile – líquido que digere as gorduras no intestino e é produzido pelo fígado.

Um dos problemas que mais prejudicam o funcionamento da vesícula são as pedras que ficam armazenadas neste órgão. Se você está buscando atendimento com um especialista em hepatologia, veja mais informações sobre esse quadro clínico!

O que causa pedra na vesícula?

O problema é comumente gerado quando ocorrem dificuldades de esvaziar a vesícula e quando há colesterol em excesso na bile. Esse excesso acaba por engrossar a bile, favorecendo a formação de pequenos cristais que são popularmente conhecidos como pedras na vesícula.

Vale pontuar que esses cálculos são mais comuns em pessoas com idade a partir de 40 anos (especialmente mulheres), com dieta marcada pelo consumo excessivo de gordura e pela escassez de fibras, diabéticas ou com histórico familiar prévio dessa doença. Outro perfil comumente afetado por pedras na vesícula são pessoas que perderam peso muito rapidamente, incluindo aqueles que foram submetidos à cirurgia bariátrica. E mulheres que usaram anticoncepcional por muito tempo.

Quais os sintomas de pedra na vesícula?

Quem tem cálculos na vesícula pode ser assintomático no início da doença. Muitas vezes, é somente quando as pedras aumentam de tamanho e passam a bloquear canais biliares é que alguns sintomas começam a se manifestar.

Os mais comuns são dor intensa na barriga e redução do apetite. Muitas vezes, a dor surge após a ingestão de alimentos muito gordurosos, como fritura, que costuma durar algumas horas. Também pode haver dor no meio do abdômen, sendo comum que ela se inicie nessa área e depois se espalhe para as costas.

Outros sintomas comuns são náuseas ou vômitos e pele amarelada (fruto do bloqueio do ducto biliar pela pedra), além de urina escura, arrotos e desconforto ao comer (especialmente indigestão). Pode haver febre e calafrios (sinais de que houve inflamação da vesícula) e diarreia frequente (sem a liberação da bile pela vesícula, há um aumento de gordura nas fezes, o que as torna mais moles e volumosas).

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de cálculos na vesícula requer a avaliação de sintomas e a realização de ressonância magnética e ultrassonografia, além de exames de sangue, como a dosagem de bilirrubinas e fosfatase alcalina. Exames como eletrocardiograma e raio-X do tórax também podem ser pedidos para descartar a hipótese de pneumonia ou infarto.

Entre as possibilidades de tratamento para esse quadro clínico estão a indicação de medicamentos analgésicos e antieméticos, importantes para reduzir náuseas e dores. Existem também remédios responsáveis pela dissolução das pedras. Quando há suspeita de infecção, é necessário receitar antibióticos. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remoção da vesícula.

É importante lembrar que, com o tratamento, é fundamental manter hábitos saudáveis para prevenir a piora do quadro ou o surgimento de novas pedras. Alguns exemplos são a prática regular de exercícios físicos, dieta balanceada (sem calorias nem gordura em excesso e rica em fibras, vegetais e água), além de evitar tabaco e álcool em excesso.

Pedras na vesícula demandam acompanhamento profissional especializado a fim de ter os sintomas avaliados e um diagnóstico preciso após a realização de exames. Se a febre e as dores forem intensas, é indicado buscar um pronto-socorro o mais rápido possível.

Para saber mais sobre o que causa pedra na vesícula, veja o vídeo do canal Prof. Dr. Luiz Carneiro.



This post first appeared on Portal Útil, please read the originial post: here

Share the post

O que causa pedra na vesícula?

×

Subscribe to Portal Útil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×