Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cientistas descobriram algo misterioso no fundo do Oceano Índico


Depois de descobrir uma série de criaturas bizarras nas profundezas perto das Ilhas Cocos (Keeling), a agência científica nacional da Austrália, CSIRO, encontrou algo bastante surpreendente nas profundezas do abismo aquático: um cemitério de tubarões, cheio de dentes fossilizados, com alguns milhões de anos.

Inicialmente, os pesquisadores pensaram que haviam puxado uma rede cheia de sedimentos decepcionantes e nódulos de manganês. Até que eles olharam mais de perto.

"Foi incrível, realmente foi", disse Dianne Bray, diretora de coleções do Museums Victoria Research Institute, à Australian Broadcasting Corporation (ABC).

“Nem todos eram fósseis, alguns eram tubarões mako relativamente recentes e duas espécies de grandes parentes do tubarão branco”.
 

Mais de 750 dentes mineralizados, representando uma variedade de espécies predatórias, foram retirados de uma profundidade de 5,4 quilômetros (3,3 milhas).

O curador de peixes do Western Australian Museum, Glen Moore, diz que a descoberta continha uma mistura interessante de partes de tubarões modernos e antigos, incluindo algumas do ancestral imediato do megalodonte.

“Este tubarão evoluiu para o megalodonte, que era o maior de todos os tubarões, mas morreu há cerca de 3,5 milhões de anos”, diz Moore em um comunicado.

Os tubarões Megalodon eram tão grandes que poderiam ter engolido o maior tubarão de hoje, o tubarão-branco ( Carcharodon carcharias ), inteiro.
 

Como os tubarões têm esqueletos de cartilagem em vez de ossos, a maioria de seus restos se decompõe antes de se tornarem fossilizados, exceto pelos dentes e escamas ocasionais. Portanto, esses restos são as únicas pistas que temos da história de 450 milhões de anos desses animais antigos na Terra.

Por que tantos desses restos mortais, abrangendo um período tão longo da história, foram reunidos em um só lugar não está claro.

"Não conheço nenhuma explicação óbvia de por que eles podem estar todos juntos, a não ser talvez um ponto baixo no fundo do oceano, então eles acabariam descendo", disse Moore à Newsweek.

O cemitério de predadores foi encontrado durante uma investigação em dois novos parques marinhos, localizados a 2.500 quilômetros (cerca de 1.500 milhas) da costa oeste da Austrália.

A embarcação de pesquisa CSIRO que encontrou o cemitério, apropriadamente chamada de Investigator , embarcou em outra viagem, desta vez para o Gascoyne Marine Park, na Austrália Ocidental, onde a embarcação também navegou por uma nova espécie de tubarão.
 

“No início da viagem, coletamos um tubarão-chifre pequeno e impressionante”, disse o ictiólogo da CSIRO, Will White, em um comunicado.

"Esta espécie é exclusiva da Austrália, mas ainda não foi descrita e nomeada. O espécime que coletamos será incrivelmente importante para a ciência porque o usaremos para descrever a espécie."
 
Os chifres que já conhecemos tendem a se esconder entre rochas e algas no fundo do mar raso durante o dia, emergindo à noite para se alimentar. Eles também põem os ovos mais peculiares em forma de saca-rolhas. Mas esta nova espécie foi encontrada em águas com mais de 150 metros de profundidade, onde não existem coberturas como as algas.

“Estima-se que cerca de um terço das espécies coletadas em recentes viagens de pesquisa de biodiversidade no RV Investigator podem ser novas para a ciência”, disse o ecologista marinho e líder da expedição da CSIRO, John Keesing, em um comunicado.

“As descobertas que fazemos não se limitam apenas a novas espécies. Essas viagens nos dão a oportunidade de aprender mais sobre os ecossistemas marinhos, bem como a distribuição, abundância e comportamento das espécies”.
 
Fonte: sciencealert | Imagens: (1)Chá Yi-Kai/Museus Victoria | (2)Chá Yi-Kai/CSIRO | (3) Ben Healley/Museus Victoria (4) Frédérique Olivier/CSIRO


This post first appeared on Link Recente, please read the originial post: here

Share the post

Cientistas descobriram algo misterioso no fundo do Oceano Índico

×

Subscribe to Link Recente

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×