Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As doenças mais comuns a nossa visão

Tags: doenccedila
Conheça as principais  doenças que prejudicam  a visão e aprenda prevenir, evitá-las ou tratá-las.
A nossa visão é responsável de captar e enviar informações de tudo que acontece para o cérebro que logo processar e decifra as informações emitidas. Contudo a cada dia que passa com tantas informações e inovações a nossa visão são bombardeadas por poluições visuais, seja ela de imagens, símbolos e informações digitalizadas. Outros agressores que somam juntas a elas, são poluição e a secura do ar. Com isso nossa vista vai ficando sobrecarregada e cansada, trazendo uma série de complicações aos nossos olhos.

Como a visão é algo muito precioso e de suma importância para todo ser humano, ela deveria ter um tratamento especial. Porém, isso não  acontece. De acordo com a pesquisa realizada pelo o Ibope a pedido da SBG (Sociedade Brasileira de Glaucoma), 46% da população não faz check-ups para prevenir doenças. Para levantamento dos dados, foram ouvidas cerca de  2002 pessoas, nos quais revelou que a falta de informaçao é grande. Por exemplo: 40% das mulheres acham que após tratamento do glaucoma, é possível voltar a enxergar. O que é um grande equivoco, pois essa doença pode até ser controlada como havia explicado no artigo glaucoma, mas visão uma vez perdida não é mais recuperada. Infelizmente!

Quais os tipos de doenças que podem atacar os nossos olhos


CVS (Computer Vision syndrome):Este se trata de um mal bem comum a quem faz o uso de computador, smartphone e tablet. Um exemplo clássico: Olhos vermelhos, ardor, fadiga ocular, coceira e dor de cabeça. E pior que ainda deixa a imagem desfocada ou dupla. Contudo, vale lembrar que isso não e culpa da tela. Segundo o oftalmologista Fernando Tarcha, da faculdade de Medicina da ABC, “Em atividades que exigem o foco para perto, piscamos 20% menos, e isso reduz a lubrificação do olho”. Por isso, é que sentimos todo o problema citado acima.  

O sofrimento é maior para quem tem astigmatismo, miopia e hipermetropia, haja vista além do esforço normal eles também fazem esforço extra para enxergar. O repouso e analgésico aliviam. Mas se pode prevenir pra quê remediar. Vamos às dicas para prevenir tais tormentos:
  • Descansar as vistas a cada 1h de trabalho;
  • Desviar da tela e mirar o infinito;
  • A distância recomendada do monitor é de 50 a 65 centímetros do nariz e um pouco abaixo dos olhos;
  • O médico pode indicar um colírio para lavar, nutrir e proteger.

Olho Seco: Quem tem incomoda muito. Existem dois vilões que podem agravar ainda mais esta doença, o ar condicionado e a baixa umidade do ar. Está doença tem uma fatia de 30% da população e é mais comum a partir de 40 anos, principalmente em mulheres na pós-menopausa, quem faz uso de diuréticos, antidepressivos e remédios para emagrecimento. Atenção aos sinais de alerta:
  • Sensação de areia nos olho;
  • Visão turva;
  • Pode ocorrer lacrimejamento (como de choro).
Tratamento: É feito com colírios lubrificantes e umidificadores de ambiente.

Conjuntivite Alérgica: Normalmente está doença se dá devido aos produtos que provocam reações alérgicas, fumaça e o cloro da piscina que podem originar reações como, por exemplo: coceira, inchaço da pálpebra e sensibilidade à luz e vermelhidão. Esta doença é mais comum em crianças que têm asma ou renite. Ela se manifesta também na fase adulta. 

Tratamento: É feito a base de colírios antialérgicos, porém não devem ser usado por conta própria e sim sob prescrição médica.

Glaucoma: Uma doença silenciosa, crônica, que aumenta a pressão intraocular e que pode causar lesões nos nervos óticos e pode levar a cegueira, se não tratada de maneira adequada. Para saber maiores detalhes dessa doença clique aqui. Neste artigo fala detalhadamente como surge e como tratá-lo.

Vista Cansada:  Nome oficial desse problema presbiopia, surge após os 40 anos. O músculo que é responsável de contrair a lente do olho (cristalino) para focar algum alvo próximo, ou seja,  perde a força, então, fica difícil de ver de perto.

Tratamento: De acordo com o oftalmologista Eduardo de Luca, do Instituto de Molésia Oculares, em São Paulo, a correção para este problema é feita com óculos, lente de contato ou intraoculares introduzido através de cirurgia.

Catarata: A cada ano que passada no Brasil aumenta o número de pessoas com catarata, uma doença que aos poucos vai deixando o cristalino opaco e a visão embaçada. Embora sejam mais comuns em idosos, há registros também na faixa etária dos 50 anos.

Tratamento: De acordo com André Berger, a melhor hora de fazer a cirurgia é quando a doença está no estágio mais avançado, ou seja, quando prejudica a sua atividade.

Degeneração da retina: Segundo o médico Danilo Soriano, do Hospital das clínicas da Universidade de São Paulo, “Esta doença afeta as células do meio da retina, levando à perda da visão central e da capacidade de ver detalhes, atrapalhando a leitura”.

Tratamento: Esta doença cresce com idade, mas a partir dos 50 anos dá para identificar os sinais que ela emiti, e assim começar o tratamento para retardo do processo.

Riscos Paralelos

Algumas doenças podem piorar ainda mais o estado de sua visão, bem como Diabetes, hipertensão arterial e tabagismo este comprometem os nervos e os vasos que irrigam os olhos. Um outro fator bem comum, é uso de colírio por conta própria, pois o mesmo é um risco a saúde dos olhos.O recomendável é aderir uma dieta rica em nutrientes acrescentando:
  • Fonte de ômega 3 ( Sardinha e salmão);
  • Antioxidantes (Verdura verde-escura, hortaliças, fruta de cores vivas).
Outra recomendação dada pela a Sociedade Brasileira de Oftalmologista Pediátrica, para garantir uma visão de qualidade, deve-se fazer o teste do olhinho na maternidade no recém-nascido. Aos 2 anos, fazer um exame completo, bem como dilatação da pupila a cada seis meses. Se estiver dentro dos parâmetros, as consultas passam a ser anuais pela vida inteira.




Este artigo, pertence ao blog Assunto do dia. Plágio é crime e está previsto no código 184 do Código Penal. Portanto não copie nenhum artigo aqui postado sem minha expressa autorização.


This post first appeared on Blog Assunto Do Dia, please read the originial post: here

Share the post

As doenças mais comuns a nossa visão

×

Subscribe to Blog Assunto Do Dia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×