Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 dicas para turista no Canadá

Esses dias eu fiquei pensando em viagens e países novos que vamos conhecendo e imaginando o quanto mico de turista já devo ter passado, uns sabendo e outros sem nem Mesmo me dar conta.
E isso me inspirou para escrever esse post, algumas coisas que aprendi ao longo destes anos aqui e com com erros e acertos dos nossos passeios pelo mundo.
Seja apenas para uma visita turística, um tempinho curto estudando, ou mais tempo em solo canadense, é sempre bom lembrar de algumas "regrinhas" que habitualmente somos expostos aqui. 
Especialmente porque, na maioria das vezes, a gente quer deixar a melhor impressão possível né. Eu, quando visito um país novo, sei que não vou imediatamente parecer uma local, lógico, mas também não quero parecer desrespeitosa ou sem noção (sem falar, mal educada), afinal bom senso e respeito são sempre bem vindos onde quer que a gente esteja (mesmo no seu país de origem).


#1 | NÃO USE PERFUMES FORTES


Aqui no Canadá não é comum sair em público muito perfumado, pois várias Pessoas não estão acostumadas com isso ou até mesmo são alérgicas, enjooam do cheiro, sei lá. Diversos lugares recomendam: Good scent is no scent (ou seja, bom cheiro é ter cheiro nenhum).
Seja discreto, use com moderação, se você não conseguir sair sem um perfuminho.

#2 | SEMPRE TIRE OS SAPATOS


No caso de você ir na casa de canadenses (ou mesmo brasileiros no Canadá) em qualquer estação do ano, sempre tire os sapatos próximo a entrada da casa. Nem pergunte se precisa, só tire. Se a pessoa não se importar que você fique com calçados dentro da casa, ela vai mencionar (somente no verão).

#3 | NÃO HÁ BEIJINHOS


Quando encontrando pessoa pela primeira vez, tipo sendo apresentado, ninguém dá beijinhos. Muitas vezes é só um oi mesmo ou no máximo um aperto de mão. 
E vou dizer, hoje em dia, mesmo com amigos canadenses de muitos e muitos anos, ainda só damos um abraço bem formal. Nada de beijinhos mesmo assim.
Nós mesmo super-desacostumamos de cumprimentar pessoas com beijos, tanto que eu, particularmente, acho super estranho hoje em dia.

#4 | MANTENHA DISTÂNCIA


As pessoas não tocam as outras na hora de falar e mantém uma distância respeitosa quando em eventos sociais. Não sei se é assim com pessoal bem jovem, mas no nosso círculo de amigos é assim.

#5 | NÃO PRECISA ACENAR

Sabe aquela de chegar no ponto de ônibus e ficar acenando para parar ou assoviar/acenar para o garçom? Bem, nada disso é necessário aqui, na Grande Maioria Das vezes.
O ônibus vai parar se ver você, mesmo que distraído na parada e o garçom vai eventualmente passar na sua mesa.

#6 | ALHEIOS COM CRIANÇAS

Aqui o pessoal com filhos ensinam os pequenos desde bem pequenos que não se devem falar com estranhos. Por isso, a interação com crianças alheias é bem restrita mesmo (eu mesma, ensino isso pras meninas). Não toque em crianças alheias e não puxe muita conversa com criança que você não conheça, se não quiser levar uma cara feia dos pais.
Dizer oi, mandar um sorrizinho e ser simpático não são problema, mas tudo com respeito e moderação.
No supermercado, por exemplo, diversas pessoas vem olhar o Arthur no carrinho ou cadeirinha, acenam, falam comigo sobre ele e são super simpática, porém jamais, na vida, alguma dessas pessoas pegou sequer na mãozinha dele. Acho ótimo isso!

#7 | APARÊNCIAS

Aqui no Canadá, o pessoal é bem desencanado com aparências. Ninguém fica reparando em ninguém, se usa roupa cara ou tá de pijama, se é gordinho ou magrinho, se fez a unha,  etc. Então por conta disso, não espere ser admirado ou observado, mesmo se você passou horas se arrumando antes de uma passeio no shopping...hehe.
Já houve casos de pessoas gostarem de alguma roupa ou calçado que eu estava usando e as pessoas sem cerimônia, comentam que gostaram e geralmente perguntam onde eu comprei. Super comum.

#8 | COMIDA

Há restaurantes de diversos cantos do mundo, então opcões não faltam. Tipicamente na conta do restaurante vai ser adicionado o valor das taxas (em Ontario é 13%) e geralmente ainda há a gorgeta (que é no mínimo de 10/15%).
Muitos pratos são grandes e é super comum levar o resto da comida pra casa, tipo uma marmitinha mesmo. Os restaurantes já tem os potinhos, é só pedir por "container" ou "box" to go.

#9 | LIXO

Lixo vai na lixeira e bandeja da praça de alimentação do shopping deve ser devidamente esvaziada e colocada sobre o lixo mais próximo. Não é bem visto deixar tudo na mesma, mesmo em fast-food.

#10 | SORRY E CORDIALIDADES

As pessoas realmente falam sorry aqui (me desculpe) inúmeras vezes. Pode ser a coisa mais boba do mundo, pode até não ter sido culpa da pessoa, mas lá vem o sorry ou o pardon me. Então na dúvida, use sem medo.
Muita gente segura porta para outras, é cordial com espaço e no trânsito, pedestres/ciclistas sempre tem prioridade.
A grande maioria das pessoas é super tolerante com inglês precário. Mas se você realmente está tentando se comunicar e tá meio travado, o sorry ajuda muito. Tenha uma explicação memorizada para dar a entender que você estudou (ou estuda) o idioma e está tentando melhorar o seu inglês (se for o caso, claro). Pra finalizar, agradeça pela "paciência" da pessoa, se for conveniente. Com certeza deixará uma boa impressão.

Bem, aposto que tem coisa que eu esqueci de citar, mas acredito que já dê para passar a idéia.
Eu imagino que algumas pessoas possam achar esses quesitos estranhos ou frios, mas acredite é questão de entender que cada lugar tem diferenças culturais e de comportamento, portanto ser "frio" ou "fechado" é muito relativo e vai do ponto de vista de cada um.

Até o próximo post,


This post first appeared on Like A New Home, please read the originial post: here

Share the post

10 dicas para turista no Canadá

×

Subscribe to Like A New Home

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×