Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Clima em Ottawa: mês a mês


Ottawa, a capital canadense e também a cidade de chamamos de lar por aqui.
Desde nossos primeiros dias aqui, quando as pessoas descobrem que somos imigrantes e mais precisamente, de qual país viemos, sempre nos questionam como foi que nos adaptamos ou o que achávamos do clima do Canadá. E claro, muita gente que vem pra Ottawa para turismo, nos pergunta as melhores épocas, como são os dias, o nível de frio ou calor etc.
Enfim, clima é um assunto popular.
Os comentários em relação ao clima neste ano aqui em Ottawa está sendo que nem tivemos verão. Todo mundo comenta isso. O fato é que sim, tivemos verão, mas bem atípico, trazendo muuuuitas chuvas, temperaturas amenas e o final do verão se aproximando mais rápido do que a gente gostaria (teve manhãs no final de agosto que acordamos com 10ºC de temperatura).
Ainda bem que na última semana, o calor voltou e estamos todos felizes novamente. hehe
Normalmente as estações climáticas são bem definidas por aqui, sendo os invernos rigorosos (com média de 2.24cm de neve por estação, sendo que uns 22cm se mantém no chão durante os meses de frio e com 41 dias onde a sensação térmica fica abaixo de -20ºC), primaveras e outonos anemos (mas com variações grandes dependendo do ano) e verões quentes e úmidos (11 dias por ano, em média, alcançam mais que 30ºC).
Ottawa está classificada entre as capitais mais frias do mundo e segundo algumas pesquisas, é a 7ª da lista, com temperatura média anual de 5.5ºC.

Pensei de fazer um apanhado geral do eu considero as características mais importantes de cada mês do ano, considerando o clima em Ottawa. Visto que, outras cidades canadenses podem ter um resumão muito diferente, como por exemplo Vancouver, que está lá do outro lado do Canadá e mesmo Toronto que fica bem mais perto (4-5h de carro daqui somente).

Começando do começo do ano:


JANEIRO

Volta para casa em Janeiro - tem dias que o caos predomina...hehe.. e atrasos são quase inevitáveis..

Aquele mês que começa ter cara de férias e praia para quem está no Brasil, aqui não podia ser mais diferente (a menos que você escape para uma praia longe). Aqui também tem a ressaca pós final de ano e vou confessar, os dias curtos, frio e neve não ajudam tanto não.... O pessoal aqui chama janeiro de mês deprê.
As temperaturas ficam permanentemente baixas e é, na média, o mês mais frio e que mais neva no ano todo. Anoitece cedo também, antes das 5 da tarde, o que para turismo não é o ideal, eu diria.

TEMPERATURAS MÉDIAS
-6ºC a -15ºC (podendo também dar picos de 15.6 positivos e 37.8 negativos).

NEVE
Média de 14 dias

FEVEREIRO

Lindo dia no Rideau Canal - aberto para patinação durante o Winterlude

Mês mais curto do ano, mas não desaponta com frio e neve. Aqui em Ottawa temos o festival de inverno, o Winterlude, que acontece todo fevereiro de cada ano. Também tem grandes chances de o Rideau Canal estar aberto para patinação no gelo neste mês.
E sim, é frio pra caramba e os dias são curtos, mas também tem dias com lindas paisagem, com tudo branquinho, tudo depende do seu ponto de vista.

TEMPERATURAS MÉDIAS
-3ºC a -12.5ºC (podendo também dar picos de 12.7 positivos e 38 negativos).

NEVE
Média de 10 dias

MARÇO

Vista do Ottawa River semi-congelado - lá no Canadian Museum of History em Gatineau

Aquele mês que começa a primavera, mas aqui em Ottawa não significa nada disso necessariamente. A gente conta que ainda vai ter neve neste mês, frio e o começo do derretimento. Há chances de grandes variações de temperatura neste mês o que deixa meio difícil de planejar passeios e clima, no caso de visitar a cidade nesta época.
Os dias finalmente ficam um pouco mais longos pelo menos, o que é ótimo para turismo e passear ao ar livre. Até dá para esquiar ainda, dependendo do ano.

TEMPERATURAS MÉDIAS
2.4ºC a -6.8ºC (podendo também dar picos de 26.7 positivos e 36.7 negativos).

NEVE
Média de 7 dias

ABRIL

Abril nevado - isso foi no começo do mês em 2016.

Agora que realmente a primavera começa dar as caras, mas não dá só pra esperar temperaturas amenas no mês todo. As temperaturas geralmente não caem mais abaixo de zero, mas já tivemos abril com chuva de gelo e neve, então eu sempre teria um casaquinho na mala, no caso de vir pra cá nesta época hehe.
Outra coisa é que a neve está derretendo e as ruas ficam sujas, cinzentas e digamos, não é a paisagem mais bonita. Chove bastante até e lá pro fim de mês, tudo começa a ficar verdinho.

TEMPERATURAS MÉDIAS
1.5ºC a 11.4ºC (podendo também dar picos de 31.2 positivos e 20.6 negativos).

NEVE
Média de menos de 3 dias.

CHUVA
Média 11.5 dias de chuva.

MAIO

Lindas tulipas no Dow's Lake

Acho maio um dos meses mais legais para visitar Ottawa, pois está tudo florindo, as temperaturas estão amenas, os dias mais longos e acima de tudo, tem as lindas tulipas do Festival anual aqui na cidade.

TEMPERATURAS MÉDIAS
8ºC a 19ºC (podendo também dar picos de 35.2 positivos e 7.2 negativos).

NEVE
Quase zero chance de nevar (flurries) em Maio.

CHUVA
Média quase 15 dias de chuva.

JUNHO

Novamente a vista do Canadian Museum of History em Gatineau - porém visuais bem diferentes daquelas de março!

Verão chegando, temperaturas ótimas e dias longos (anoitece às 9 e pouco da noite). Acho uma ótima combinação de condições para visitar Ottawa. A única coisa é que os vôos pra cá ficam tipicamente mais caros no verão.
Neste mês também começam as férias escolares por aqui e muita gente sai de férias com a família.

TEMPERATURAS MÉDIAS
13.3ºC a 24.1ºC (podendo também dar picos de 37.7 positivos e zero).

CHUVA
Média quase 12 dias de chuva.

JULHO

Tudo florido aqui perto de casa

Verão verão, época de churrasquinhos, cidade um tantinho mais vazia (porque muita gente sai de férias) e calor, bastante calor (com exceção deste último verão - que ainda nem terminou propriamente dito, mas foi atípico).

TEMPERATURAS MÉDIAS
15.7ºC a 26.6ºC (podendo também dar picos de 3.3 a 37.8 positivos).

CHUVA
Média quase 11.5 dias de chuva.

AGOSTO

Andrew Hayden Park

Outro mês ótimo pra vir a Ottawa. A média de chuvas é um pouco menor e ainda faz um calor gostoso, ótimo para passeios, conhecer parques ou bater perna mesmo.

TEMPERATURAS MÉDIAS
14.5ºC a 24.4ºC (podendo também dar picos de 1.1 a 37.8 positivos).

CHUVA
Média de 11 dias com chance de chuva.

SETEMBRO

Perto de casa - admirando as cores

Parece repetição, mas sério, outro mês fantástico para visitar Ottawa. Agora começa o outono e tem grandes chances de ver o começo desta linda estação, folhas coloridas e pegar uma leve brisa ártica (hehe - que uma manga comprida ou um colete já resolvem), porém sem chance de ver neve ainda.
TEMPERATURAS MÉDIAS
10.1ºC a 20.5ºC (podendo também dar picos de 36.7 positivos a 4.4 negativos).

CHUVA
Média de 12 dias com chance de chuva.

OUTUBRO

Nossa rua - no ano passado

Eu digo que esse mês é um boa idéia para não não gosta tanto de frio, mas ainda quer sentir um pouco do clima canadense e admirar as paisagens coloridas desse mês. As plantas estão no pico das cores, tem um friozinho ameno (na maioria das vezes) e tem até chance de uns floquinhos de neve.

TEMPERATURAS MÉDIAS
4ºC a 12.8ºC (podendo também dar picos de 29.4 positivos a 12.8 negativos).

CHUVA
Média de 14 dias com chance de chuva.

NEVE
1 dia na média com chance de neve/flurries (floquinhos de neve que quase nem acumulam no chão).

NOVEMBRO

Novembro nevado

Acho esse mês uma boa opção para quem quer ver frio e possivelmente, neve. Acho que não teve nenhum novembro nestes nossos 10 anos aqui que não tenha tido neve, mas nem sempre dura acumulado, como foi em alguns dos anos passados.
Os dias já estão bem mais curtos e a temperatura ainda não é assim tão baixa, proibitiva de passeios.

CHUVA
Média de uns 11 dias com possibilidade de chuva.

NEVE
5 dias com chance de neve.

DEZEMBRO

Típica manhã de dezembro (se tiver nevado já...)

Acho um mês super gostoso aqui em Ottawa, pois tem as festas de final de ano, as lojas estão enfeitadas e muitas vezes, as casas também. Como o frio e a neve chegaram relativamente a pouco, todo mundo por aqui ainda está contente com o fato de estar tudo branquinho (se já estiver...). 
Uma das coisas especiais é o Natal com neve, como nos filmes, mas não é regra, pois já tivemos Natais "verdes" quando não tinha mesmo neve acumulada... só o friozinho lá fora.

E sim, os dias chegam no pico de curtos, no começo do inverno em dezembro. 16:30 já está escurinho e as 5 já é noite fechada.

NEVE
12 dias com possibilidade de neve.

Espero que tenha ajudado um pouco na decisão de quando vir visitar Ottawa.
Beijos!

*dados segundo o wikipedia


This post first appeared on Like A New Home, please read the originial post: here

Share the post

Clima em Ottawa: mês a mês

×

Subscribe to Like A New Home

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×