Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Em busca de Deus.


Texto: Salmo 63.
Idéia Central do Texto: Nos versos 1-8 o escritor expressa seus anseios por Deus e sua confiança Nele; e depois nos três versículos restantes, ele profetiza a derrota de todos os seus inimigos. Este salmo é especialmente apropriado para o leitor em dor ou em qualquer ausência forçada do culto público.

Introdução: Segundo alguns comentaristas, Davi estava fugindo de seu filho Absalão quando escreveu esse salmo. Talvez haja outros salmos que se igualem a este na expressão de profunda devoção; poucos, o ultrapassam. Estava no deserto. Vemos aqui que mais uma vez a pior situação trouxe à tona o melhor que Davi pôde produzir, tanto em palavras como em atos.
Interessante notar que Davi não parou de cantar por estar no deserto, nem se abandonou a uma ociosidade relaxada repetindo salmos feitos para outras ocasiões; ao contrário, ele cuidadosamente fez seu culto adequado às suas circunstâncias, e apresentou ao seu Deus um hino do deserto quando estava no deserto. Não havia deserto em seu coração, embora houvesse deserto à sua volta.
Vários motivos terrenos (perda, dor, sofrimento, solidão) podem nos condicionar a buscar a presença de Deus, mas nenhum deles pode nos fazer permanecer em Sua presença.

I. Deus: meu desejo: O salmista mesmo sendo privado de estar no templo ansiava pela presença de Deus. Ele começa o cântico com uma declaração de fé, enquanto o ateu diz “não há nenhum Deus” e o ecumenista afirma “os deuses são muitos”, Davi cantava sedento: “Ó Deus, tu és o meu Deus”. O anseio que se expressa nestes versos não é o tatear de um estranho que procura achar a Deus através de sinais, mas é a impaciência de um amigo, de alguém que ama, para estar em contato com aquele que tanto preza.
            A verdadeira espiritualidade, podemos dizer que é aquela onde o nosso último e principal desejo é Deus, não nossas realizações, não o resultado do nosso trabalho numa congregação, não o reconhecimento denominacional, mas Deus, exclusivamente Deus.

II. Deus: o meu deleite: O salmista mesmo passando (possivelmente) privações no deserto, se deleitava no Senhor e saciava a sua alma com os desígnios do Senhor. Isso foi capaz de produzir “rios no deserto”.
“O Teu amor é melhor do que a própria vida por isso o louvarei”; “as tuas bênçãos são como alimentos gostosos, elas me satisfazem, e por isso canto alegremente canções de louvor a ti”.
Mesmo em meio à aflição não devem nos faltar motivos para louvar o Senhor. Quando este é o seu estado de ânimo habitual, o crente valoriza a bondade divina mais do que a própria vida. Davi esteve continuamente em perigo; a preocupação e o temor mantinham os seus olhos vigilantes, e davam-lhe noites de angústia; porém, ele consolava-se ao pensar em Deus.

III. Deus: minha defesa: As misericórdias do Senhor, quando pedidas durante as vigílias da noite, sustentam a alma e dão alegria na escuridão (SPURGEON). O salmista não tinha dúvidas de que colheria com alegria, ainda que naquele momento semeasse com lágrimas. Ele Sabia que Deus seria justo para com ele e venceria seus inimigos.
            Aquele que busca a Deus de maneira verdadeira não se preocupa com as injustiças que lhe fazem, ele se entrega totalmente ao Senhor e confia nele. Nesse ponto, cabe uma digressão, a busca por Deus não significa uma busca por carreira eclesiástica ou uma clausura em mosteiro ou seminário interno. A busca por Deus é muito mais do que isso, não há vaidade, você simplesmente anseia estar mais perto do Senhor.
            A busca por Deus é muito mais elevada que qualquer conhecimento bíblico ou qualquer reconhecimento terreno, ela é a razão de ser do adorador.

Ilustração: comentar sobre o filme Navitate e seus desdobramentos na vida e prática espiritual das freiras do convento que o filme trata.

Conclusão: Qual é nosso anseio? Qual é a nossa preocupação principal? O que faz-nos levantar cedo e nos dedicarmos? O anseio de Davi era o Senhor, a preocupação última era fazer a sua vontade, ele levantava cedo para adorá-lo.
Ele foi vitorioso. Que nós sejamos também. Davi sofria as consequências do seu pecado (quando adulterou com a mulher de Urias e tratou de modo indiferente seu filho Absalão no episódio de Amon), Absalão se revoltara contra ele.
Mas Davi se arrependeu, adorou o Senhor, rendeu-se profundamente a seus Braços e saiu de um homem pecador, para um homem segundo o coração de Deus. Mesmo se erramos, quando buscarmos ao Senhor em sinceridade, sedentos, Ele nos fartará. Amém.


This post first appeared on Job. Nascimento, please read the originial post: here

Share the post

Em busca de Deus.

×

Subscribe to Job. Nascimento

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×