Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O interior mais do que o exterior.

Texto: “Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto”. (Joel 2.13) 
  •  A expressão “rasgai o vosso coração" e não as vossas vestes lança algo como uma censura sobre o que é meramente externo.
  • Isso diz respeito às formas e cerimônias inventadas pelos homens.
  • Relaciona-se, também, com as ordenanças do próprio Deus, se praticadas sem a graça, depositando-se a confiança nelas como se elas fossem eficazes.
  • Entre as coisas boas que podem torna-se sem proveito, podemos citar: a leitura bíblica; a posse de um credo ortodoxo; a frequência às ordenanças.
  • Todas essas coisas deveriam ter seu devido lugar em nossas vidas, porém não provam santidade, visto que um pecador pode praticá-las na aparência. A ausência de um coração autêntico torna-as todas inúteis.
  • O que é interior é mais difícil do que o que é externo, e exige pensamento, diligência, cuidado, humilhação etc.
  • O exterior é mais fácil para o homem porque ele ama o pecado. Rasga suas vestes, porque elas não são ele próprio; mas Arrancar Seus pecados queridos é como arrancar seus próprios olhos.
  • Muitos são os que enchem os pátios exteriores de observância religiosa, mas evitam o lugar santo do arrependimento, da fé e da consagração.
  • Rasgar o coração é: ter o coração contrito, partido, terno, sensível; ter o coração entristecido devido aos pecados cometidos; a visão do pecado deveria rasgar nosso coração, sobretudo quando visto à luz da cruz; rasgar o coração requer grande esforço; leva-nos a olhar para um poder mais elevado; olhando para Jesus a quem temos traspassado, nossos corações rasgam-se.
  • Ilustração: Um homem velho que deixou seu leito de enfermidade, com pernas cambaleantes, foi ao templo. Tinha vergonha de ir porque era muito pobre e não tinha nada para oferecer. Até que ouviu um cântico: “pois não te comprazes em sacrifícios, do contrário eu os traria; e não te agradas de holocaustos; sacrifícios agradáveis a Deus é o espírito quebrantado, coração compungido e contrito não o desprezas, ó Deus”. O homem ofereceu seus dois pombinhos que eram para oferta à viúva. O sacerdote lhe disse: “sim, és bem-aventurado, meu filho, essa oferta é melhor do que milhares de rios de azeite”.


This post first appeared on Job. Nascimento, please read the originial post: here

Share the post

O interior mais do que o exterior.

×

Subscribe to Job. Nascimento

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×