Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Campos Eletromagnéticos e o surgimento da Consciência





A origem e a natureza da consciência intrigaram cientistas, filósofos e pensadores durante séculos. Embora um progresso significativo tenha sido feito na compreensão das complexidades do cérebro humano, o enigma da consciência continua a iludir a compreensão completa. As teorias tradicionais têm se concentrado amplamente no papel dos neurônios e suas complexas interações como a base da experiência consciente. No entanto, uma hipótese revolucionária apresentada pelo professor Johnjoe McFadden desafia essa sabedoria convencional. De acordo com a teoria de McFadden, a consciência pode surgir do Campo eletromagnético do cérebro, e não apenas do intrincado funcionamento dos neurônios. Este artigo explora as ideias convincentes de McFadden e as implicações que elas têm para nossa compreensão da consciência.






A Hipótese Neuronal

Durante décadas, os neurocientistas acreditaram que os neurônios do cérebro e suas intrincadas redes eram os principais condutores da consciência. A visão predominante era que a consciência surgiu como resultado do grande número de conexões neurais e seus sinais elétricos e químicos. A complexidade e o dinamismo dessas redes neurais pareciam explicar como o cérebro processa a informação e dá origem à experiência subjetiva.

No entanto, apesar do progresso no mapeamento da atividade cerebral e na compreensão dos circuitos neuronais, a natureza fundamental da consciência permaneceu indefinida. Como a atividade elétrica e química dos neurônios culmina na autoconsciência e nas experiências subjetivas? A hipótese de McFadden ousa explorar uma nova direção em busca de respostas.







A Teoria do Campo Eletromagnético da Consciência

O professor Johnjoe McFadden, geneticista molecular da Universidade de Surrey, propõe uma alternativa inovadora à teoria neuronal convencional da consciência. Sua hipótese sugere que o campo eletromagnético do cérebro desempenha um papel fundamental na geração da experiência consciente. A teoria de McFadden baseia-se na noção de que a atividade eletromagnética do cérebro não é apenas um epifenômeno da atividade neural, mas um aspecto fundamental da própria consciência.

Em um nível fundamental, toda célula viva gera um campo eletromagnético. Nos neurônios, esse campo surge do movimento de íons carregados eletricamente através das membranas celulares durante a atividade sináptica. McFadden argumenta que a consciência surge quando o campo eletromagnético do cérebro atinge um certo limiar de complexidade e coerência, permitindo que ele sincronize e ressoe com frequências específicas, criando assim uma rede de informação eletromagnética em diferentes regiões do cérebro.




Explorando a Coerência Eletromagnética


De acordo com McFadden, o conceito de "consciência do campo eletromagnético" não é tão inverossímil quanto pode parecer inicialmente. Ele chama a atenção para o fenômeno da coerência eletromagnética observado em outros sistemas biológicos. Por exemplo, em certas aves, a coerência eletromagnética permite a navegação do campo magnético da Terra durante a migração. Da mesma forma, no cérebro humano, McFadden sugere que quando os campos eletromagnéticos de bilhões de neurônios se alinham e ressoam coerentemente, surge a consciência.

Crucialmente, a teoria de McFadden implica que a consciência pode não estar confinada apenas ao cérebro. Os campos eletromagnéticos se estendem além do crânio e interagem com o meio ambiente. Essa proposição abre novos caminhos para explorar a interconexão entre a consciência e o mundo mais amplo.





O Elemento Quântico

A teoria de McFadden também traz à tona a interação entre a consciência e a mecânica quântica. A física quântica há muito tempo mistifica os cientistas com sua natureza inerentemente probabilística e o peculiar fenômeno da superposição, onde as partículas podem existir em vários estados simultaneamente.

McFadden propõe que o campo eletromagnético do cérebro, uma vez que atinge um nível crítico de complexidade, pode entrar no reino da superposição quântica. Isso implica que a consciência pode possuir propriedades quânticas, transcendendo a física clássica e possivelmente permitindo fenômenos como não localidade, emaranhamento e coerência quântica dentro do cérebro.


Implicações e Pesquisas Futuras


A teoria da consciência do campo eletromagnético de McFadden oferece uma nova perspectiva que desafia a abordagem neuronal predominante. Se validada, essa hipótese pode revolucionar nossa compreensão da consciência e seu lugar no universo. Tem o potencial de preencher a lacuna entre a neurociência e a física quântica, abrindo novas fronteiras em ambos os campos.

Como acontece com qualquer teoria inovadora, existem inúmeras questões e desafios pela frente. Os cientistas precisarão desenvolver metodologias experimentais para investigar rigorosamente a relação entre a coerência do campo eletromagnético e as experiências conscientes. Além disso, a exploração de efeitos quânticos em sistemas biológicos, especialmente no cérebro, continua sendo um empreendimento emocionante e indescritível.

Embora as redes neuronais do cérebro tenham sido consideradas a base da consciência, a hipótese do professor Johnjoe McFadden sobre o papel do campo eletromagnético do cérebro adiciona uma reviravolta a esse quebra-cabeça antigo. Sua teoria, propondo que a consciência surge da coerência e complexidade do campo eletromagnético do cérebro, nos desafia a repensar a natureza da consciência e sua conexão com as leis fundamentais da física. À medida que a ciência continua a ultrapassar os limites do conhecimento, explorar as fronteiras da consciência continua sendo um empreendimento enigmático.




JOHNJOE MCFADDEN é professor de genética molecular na Universidade de Surrey, no Reino Unido, onde estuda micro-organismos causadores de doenças. Também escreveu Quantum Evolution (A evolução do quantum).


Fonte: Integrando informações no campo EM do cérebro: a teoria da consciência do campo cemi


This post first appeared on Blog, please read the originial post: here

Share the post

Campos Eletromagnéticos e o surgimento da Consciência

×

Subscribe to Blog

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×