Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Júpiter o senhor dos raios

 

Em seu livro A Física de Plasma, Anthony Peratt mostra um diagrama explicando uma toro de plasma entre Júpiter e ló essa toro de plasma são as correntes de Birkeland. 

Ninguém que observasse uma tempestade chegaria à conclusão de que o Planeta Júpiter envia o relâmpago. Portanto, é singular que os povos da antiguidade retratassem o deus planeta Júpiter empunhando um raio - isso é igualmente verdadeiro para o Júpiter romano, o Zeus grego e o Babilônico Marduk.


      Imagem do livro de Peratt 


Plínio escreveu:
Não é geralmente conhecido o que foi descoberto por homens que são os mais eminentes para seu aprendizado, em conseqüência de suas assíduas observações dos céus, que os fogos que caem sobre a terra e recebem o nome de raios (fulminum nomen habeant) procedem das três estrelas superiores (siderum), mas principalmente daquela que está situada no meio. . . e, portanto, é comumente dito, os raios são disparados por Júpiter.



Plínio conhecia a origem do relâmpago na fricção das nuvens - ele escreveu que "pelo bater de duas nuvens, o relâmpago pode brilhar". Ele não confundiu o relâmpago com o raio que é disparado pelos planetas. Ele faz uma distinção entre “raios terrestres, não de estrelas” e “raios das estrelas”.  
Plínio sabia que a Terra era um dos planetas: “Os seres humanos estão distribuídos por toda a terra e ficam com os pés apontando um para o outro . . . Outra maravilha, que a própria terra fique suspensa e não caia e nos carregue com ela.” 





O deus planeta Júpiter era frequentemente mostrado com um raio na mão. A descarga elétrica proveniente de Júpiter é descrita em muitos textos antigos. No Hino Órfico a Júpiter, o Trovejante, ele é descrito como aquele “que sacode com luz ígnea o Mundo”. “De ti procede a chama do relâmpago etéreo, piscando em torno de raios intoleráveis.” “Horrível, indomável, você rola suas chamas. Raio rápido e etéreo, fogo descendente, a terra. . . treme.” A terra não treme quando atingida por raios regulares. O raio de Júpiter cai do céu azul, não velado por nuvens.
 A descarga elétrica de um planeta é descrita muito claramente por Plínio: “fogo celestial é cuspido pelo planeta como um carvão crepitante voa de um tronco em chamas”. “É acompanhado por uma grande perturbação do ar”, produzida “pelas dores de parto, por assim dizer, do planeta em trabalho de parto”.





No épico babilônico, o Enuma Elish, é contado como Marduk, ou o planeta Júpiter, “levantou o raio, sua poderosa arma. Ele subiu na carruagem, a tempestade sem igual para terror. . . . Com um brilho avassalador sua cabeça foi coroada.” Ele também é descrito como o deus planeta “em cuja batalha o céu tremeu, em cuja ira as Profundezas estão perturbadas. . . no firmamento brilhante seu curso é supremo. . . com o vento maligno suas armas resplandecem, com sua chama montanhas escarpadas são destruídas. . . .” Um hino a Marduk diz que “pela sua guerra ressoa o céu; diante de sua ira o abismo se abala; diante de sua arma afiada os deuses recuam.” O faraó egípcio Seth descreveu Amon como “uma estrela circular que espalha sua semente no fogo . . . como uma chama de fogo. . . irresistível no céu e na terra”. Brihaspati, ou o planeta Júpiter na astronomia hindu, é invocado no Rig Veda como aquele que “destruindo inimigos separa suas cidades. . . . Brihaspati atinge o inimigo com seus raios.” Shiva é chamado de “portador do raio”.  Em Worlds in Collision, a subjugação de um planeta por outro em conjunções foi citada nos livros astronômicos hindus; o poder elétrico que se manifesta em conjunções é chamado bala. Júpiter como o planeta mais forte é um balin.


     Marduk e Tiamat 


Em Thor Ragnarok a luta com sua irmã Hela
é uma referência a luta entre Marduk e Tiamat. 




 







This post first appeared on Blog, please read the originial post: here

Share the post

Júpiter o senhor dos raios

×

Subscribe to Blog

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×