Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Contrução das Pirâmides: Um Enigma Solucionado?



As pirâmides do Egito, especialmente as Grandes Pirâmides de Gizé, têm sido fonte de fascínio e mistério ao longo dos séculos. Essas estruturas impressionantes, erguidas há milhares de anos, desafiam nossa compreensão moderna de arquitetura e engenharia. Durante muito tempo, a construção dessas pirâmides tem sido um enigma, gerando inúmeras teorias e debates acadêmicos. Entre tantas teorias, uma perspectiva inovadora foi apresentada no livro "The Pyramids: An Enigma Solved" (As Pirâmides: Um Enigma Solucionado), escrito por Joseph Davidovits e Frederic Davidovits. Neste artigo, exploraremos os principais pontos e argumentos apresentados no livro, bem como as instruções de sua teoria.



Os Autores

Joseph Davidovits é um químico francês e um especialista em geopolímeros. Ele é conhecido por suas pesquisas sobre a recriação de Pedras sintéticas e geopolímero concreto no campo da arqueologia e da construção. Seu filho, Frederic Davidovits, é engenheiro e arquiteto, e juntos, eles colaboraram na publicação do livro "The Pyramids: An Enigma Solved".




Resumo do livro

Em "The Pyramids: An Enigma Solved", os autores propõem uma teoria radical sobre a construção das pirâmides do Egito, sugerindo que elas foram construídas com uma técnica avançada que envolvia a utilização de geopolímeros. Em vez de acreditar que pedras imensas foram movidas e empilhadas manualmente, a teoria de Davidovits sugere que os ancestrais antigos criaram pedras sintéticas a partir de materiais naturais disponíveis, como calcário, usando uma espécie de geopolímero concreto.

Segundo a teoria, os antigos egípcios conseguiram uma mistura composta por calcário moído, água e outros ingredientes secretos ricos em silício ou alumínio. Essa mistura foi moldada em grandes blocos de pedra que, quando secos e duradouros, tornamvam-se tão resistentes quanto pedras naturais. Os autores sugerem que essas pedras sintéticas foram utilizadas para construir as pirâmides, e não as pedras naturais pesadas que tradicionalmente se acreditava terem sido transportadas por centenas de milhas.



O que é geopolímero?

Os geopolímeros são cadeias ou redes de moléculas minerais ligadas por ligações covalentes. Possuem as seguintes características básicas:

a) Natureza do material endurecido:

Raio-X amorfo em temperatura ambiente e média

Raio-X cristalino em temperaturas > 500°C

b) Rotas de Síntese:

Meio alcalino (Na, K, Ca) hidróxidos e álcali-silicatos originando poli(silicatos) – tipo poli(siloxo) ou poli(silico-aluminatos) – tipo poli(sialato)

Meio ácido (ácido fosfórico) produzindo tipos poli(fosfo-siloxo) e poli(alumino-fosfo)

Como exemplo, um dos precursores geopoliméricos, o MK-750 (metacaulim) com seu grupo alumoxila –Si-O-Al=O, reage em ambos os sistemas, alcalino e ácido. O mesmo para espécies geopoliméricas à base de siloxo e organossiloxo que também reagem tanto em meio alcalino quanto ácido.

No final dos anos 1970, Joseph Davidovits , o inventor e desenvolvedor da geopolimerização, cunhou o termo “geopolímero” para classificar a geossíntese recém-descoberta que produz materiais poliméricos inorgânicos agora usados para várias aplicações industriais.




Evidências e Argumentos

Os defensores da teoria de Davidovits afirmam que existem várias evidências que suportam a ideia de que as pirâmides foram construídas com geopolímeros. Alguns dos argumentos apresentados no livro incluem:

Falta de evidência de transporte maciço de pedras : Os autores apontam que não há evidências arqueológicas claras que mostrem como as pedras internas foram transportadas das pedreiras para o local de construção das pirâmides.

Precisão das junções : A teoria sugere que a técnica de geopolímeros teria permitido a criação de pedras perfeitamente moldadas, realizadas em encaixes precisos e uniformes nas junções das pirâmides, algo difícil de alcançar usando pedras naturais.

Características químicas das pedras : Análises químicas de Reposição das pedras das pirâmides revelaram a presença de elementos incomuns e resíduos orgânicos que não são encontrados em rochas naturais. Essas descobertas são interpretadas como sinais da utilização de geopolímeros.

Rapidez na construção : A teoria sugere que a utilização de geopolímeros teria acelerado significativamente o processo de construção, permitindo que as pirâmides fossem concluídas em um período de tempo mais curto do que seria possível com técnicas tradicionais.


Críticas à Teoria

Apesar de sua originalidade e apelo a alguns entusiastas, a teoria de Davidovits e Frederic Davidovits tem sido objeto de críticas e controvérsias no mundo acadêmico. Alguns dos principais pontos de crítica incluem:

Falta de provas materiais conclusivas : Embora as evidências sejam bem-sucedidas, muitos especialistas argumentam que ainda não há provas materiais concretas que sustentem a teoria dos geopolímeros como o método de construção das pirâmides.

Falta de registros históricos : Os textos e inscrições encontrados nas antigas tumbas egípcias não mencionam explicitamente o uso de geopolímeros ou qualquer técnica semelhante na construção das pirâmides.

Logística e viabilidade da produção em massa : alguns críticos levantam questões sobre a logística e viabilidade de produzir grandes suprimentos de geopolímeros necessários para a construção das pirâmides.


Onde o geopolímeros hoje é usado?

Construção e Infraestrutura: Os geopolímeros vem sendo usados como substitutos do cimento convencional em misturas de concreto, principalmente em projetos de construção que visavam reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O concreto geopolímero demonstrou resistência e durabilidade comparáveis ao concreto tradicional, exigindo menos produção com uso intensivo de energia.

Aplicações de alta temperatura: Os geopolímeros exibiram excelente estabilidade térmica e resistência a altas temperaturas, tornando-os adequados para uso em aplicações refratárias como fornos de revestimento e fornos industriais.

Reparo e Restauração: Os geopolímeros esta sendo empregados para reparar e restaurar estruturas de concreto deterioradas. Sua capacidade de aderir bem ao concreto existente e sua durabilidade a longo prazo os tornaram opções atraentes para o reparo de infraestruturas.

Conjunto rápido e reparo rápido: os materiais geopolímeros é conhecidos por suas propriedades de ajuste rápido, permitindo processos de reparo e construção mais rápidos em certas aplicações.

Imobilização de Resíduos: Os geopolímeros esta sendo explorados como um meio potencial de imobilizar resíduos perigosos e radioativos devido à sua capacidade de encapsular e estabilizar contaminantes.

Resistência ao fogo: Os materiais geopolímeros mostraram-se promissores em aplicações resistentes ao fogo, pois podem manter sua integridade estrutural e propriedades mecânicas em temperaturas elevadas.

"Minha experiência em ciências materiais conduziu minha pesquisa para descobrir a singularidade da formação geológica de Gizé.

Em contraste, aqueles geólogos especialistas mundiais em calcário, que deveriam saber sobre essa propriedade excepcional do ambiente das Pirâmides, tinham apenas uma preocupação em mente, em saber, e escondê-la". 

 Joseph Davidovits


Trecho do documentário Grande Pirâmide K 2019 - Diretor Fehmi Krasniqi


Documentário completo



Fonte: livro The Pyramids An Enigma Solved






This post first appeared on Blog, please read the originial post: here

Share the post

A Contrução das Pirâmides: Um Enigma Solucionado?

×

Subscribe to Blog

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×