Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Obus soviético de 122 mm D-30

Obus soviético de 122 mm D-30

Uma edição especial da  revista Arms Export  publicou um artigo de Alexei Degtyarev dedicado ao Obus D-30 de 122 mm soviético. O blog  bmpd  oferece aos leitores o texto completo. Ilustrações para o artigo estão disponíveis no  site da revista Kalashnikov .


Obuseiros D-30A de 122 mm das Forças Aerotransportadas Russas (c) Site da revista KalashnikovNa primeira metade da década de 1950. tornou-se óbvio que o obus divisional de 122 mm do modelo de 1938 (M-30), que estava em serviço no exército soviético, era uma arma confiável e móvel de design clássico (carruagem com duas camas deslizantes, deslocamento da roda, fixo na máquina inferior), teve várias deficiências identificadas durante a Grande Guerra Patriótica.

As miras, que não garantiam um acerto direto no alvo a médias e longas distâncias, reduziram drasticamente a eficácia do M-30 como canhão antitanque. Se nos primeiros meses da guerra um projétil de fragmentação de alto explosivo estava perto o suficiente do alvo para destruir tanques leves inimigos, então com maior proteção e aumento da massa de veículos blindados, mesmo a presença de munição cumulativa não fornecia um destruição garantida do objeto.

Além dos dois números de cálculo necessários para o direcionamento rápido (os volantes de orientação horizontal e vertical estavam localizados em lados opostos da culatra), um terceiro número de cálculo era necessário para garantir uma taxa de tiro aceitável - um bloqueio, que era responsável pelo abertura oportuna da válvula de pistão.

No caso de um inimigo aparecer fora do setor de tiro (o ângulo de mira horizontal do M-30 era de 49 °), eram necessários pelo menos quatro números de cálculo e um tempo precioso para girar o canhão de 2,5 toneladas.

Havia a necessidade de perceber para o obus divisionário a possibilidade de fogo circular, que até então era característico principalmente dos canhões antiaéreos.

Por Decreto do Conselho de Ministros da URSS nº 598-265 de 2 de abril de 1954, o OKB-9 foi encarregado de desenvolver um obus divisionário de 122 mm para substituir o M-30.

Nos estágios iniciais de desenvolvimento, a opção de atualizar o obus M-30 foi considerada, mas o requisito para um incêndio circular ditou a instalação de um palete com um macaco na máquina inferior ou o uso de soluções de design completamente novas. A escolha foi pela segunda opção, pois prometia uma velocidade de coleta horizontal muito maior.

Em dezembro de 1954, o projeto do obus D-30 foi recebido pela Diretoria Principal de Artilharia e, em 29 de janeiro de 1955, já foi aprovado.

Após quase cinco anos de testes de fábrica e militares, por Decreto do Conselho de Ministros da URSS nº 489-198 de 12 de maio de 1960, o obus D-30 de 122 mm foi colocado em serviço e recebeu o índice GAU 2A18.

A carruagem de três feixes D-30, única para sistemas de artilharia desta classe, não apenas forneceu um ângulo de mira horizontal de 360°, mas também forneceu oportunidades completamente novas para transportar a arma e aumentou significativamente a mobilidade.

Na posição retraída, dois quadros são reduzidos a um terceiro (fixo) sob o cano, o que torna a arma muito compacta, e a suspensão da barra de torção fornece uma velocidade de reboque permitida de 80 km / h (também graças às barras de torção, é mais fácil levantar as rodas com números de cálculo ao transferir o D-30 da posição retraída para o combate).

Por falar em compacidade na posição retraída, podemos citar o conceito de canhão com tiro circular da empresa Skoda apresentado em 1943 em uma carruagem de quatro leitos com curso rebaixado das rodas. Na marcha, os canteiros foram reduzidos em direções opostas em dois: o primeiro par foi preso ao cano e o segundo acoplado ao trator. Obviamente, as dimensões comparativas de tal arma na posição retraída são pelo menos uma vez e meia maiores que as do D-30 rebocado.

Ao transferir o obus D-30 da posição retraída para o canhão de combate, ele sobe em um macaco, os leitos móveis são criados 120 ° em relação ao fixo e fixados com batentes, e as rodas sobem para a posição superior, após qual o macaco é abaixado.

Na posição de combate, as rodas são fixadas em tal altura que, quando a arma é girada, passam livremente sobre as camas - esse é o motivo da decisão de projeto de fixar as rodas na máquina superior.

Os dispositivos de recuo do D-30 estão localizados em um clipe na culatra, acima do cano, o que teve um efeito positivo na estabilidade da arma, além de permitir reduzir a linha de tiro e, consequentemente, reduzir o dimensões da arma em altura em uma posição de combate e aumentam sua capacidade de sobrevivência no campo de batalha.

Quando se trata da carruagem de três leitos e da possibilidade de tiro circular no D-30, podem surgir dúvidas sobre a originalidade dessa decisão.
De fato, 10 anos antes de ser definida a tarefa de desenvolver um obus divisionário de 122 mm para substituir o M-30 (com um requisito obrigatório - a presença de fogo circular), exemplos de tais sistemas já existiam na Alemanha, França e Tchecoslováquia. Ao mesmo tempo, deve-se notar que a disponibilidade de informações sobre eles para designers soviéticos era extremamente baixa, e quase todos esses designs permaneceram apenas projetos e conceitos.

Em 1943, o projeto da arma Skoda em uma carruagem de quatro leitos, mencionado acima, foi aprovado pelo Escritório de Armamentos do Exército do Terceiro Reich, após o que foi transferido para a empresa Krupp. Os especialistas da preocupação revisaram o design da Tchecoslováquia e colocaram a parte rotativa do calibre 105 mm (do obus de campo leve leFH 18, também foi instalado no conceito Skoda) na carruagem do canhão antitanque pesado Pak 43 com fogo circular .

Perante o óbvio fracasso desta decisão, os designers alemães propuseram a sua própria versão da carruagem à imagem e semelhança da Skoda.

Mas o híbrido leFH 18 e Pak 43 (leFH 43) estava destinado a permanecer no status de conceito. Até o final da guerra, apenas algumas cópias foram produzidas na Alemanha nazista, onde terminou a história da amostra.

Claro, podemos dizer que, como resultado da guerra, muitos desenvolvimentos alemães caíram nas mãos de projetistas soviéticos e foram cuidadosamente estudados, mas mesmo com uma comparação superficial do leFH 18 e D-30, fica claro que estes são sistemas completamente diferentes.

Vale a pena atentar para o fato de que a solução de projeto para a instalação de uma peça rotativa em um carrinho com quatro rodas suspensas para a frente, usada no canhão alemão Pak 43, também não era única. Em 1940, três anos antes da construção do primeiro protótipo Pak 43, a URSS testou um canhão "estratosférico" L-6 de 100 mm de layout semelhante, que, claro, deve ser considerado primário em relação ao canhão alemão.

Também é interessante o projeto francês do canhão antitanque SA Mle 1939 TAz de 47 mm com fogo circular. À primeira vista nas fotografias de arquivo deste sistema, as semelhanças claras com o D-30 são impressionantes: um carro de três leitos e rodas altas para seu movimento livre sobre os leitos ao girar a parte rotativa. No entanto, a arma não tem macaco e as próprias camas têm um design completamente diferente - elas, como a arma alemã, são disparadas em duas direções na posição retraída.

Além disso, o dispositivo do canhão antitanque francês de pequeno calibre não implica a possibilidade de disparar morteiros (o alcance dos ângulos de mira vertical SA Mle 1939 é de -13 ° a + 14 °), enquanto o transporte do 122 -mm D-30 obus permite disparar em ângulos de mira vertical de -7° a +70°.

Como no caso do canhão alemão de 105 mm, apenas alguns exemplares do SA Mle 1939 foram produzidos em 1940, cujo rastro foi posteriormente perdido.

Algumas amostras capturadas de sistemas com disparo circular poderiam teoricamente estar à disposição de especialistas soviéticos. No entanto, devido às diferenças fundamentais de design entre o D-30 e os sistemas mencionados acima, não é necessário falar sobre sua natureza secundária em relação aos modelos estrangeiros. Além disso, na história das armas russas, foram preservadas informações sobre o canhão antitanque soviético de 45 mm com fogo circular I13-60 com uma carruagem de três vigas modelada no canhão antitanque inglês de 2 libras QF de 2 libras .

Canhão antitanque francês de 47 mm Canon de 75 mm TAZ modèle 1939 em uma carruagem circular

Em termos de layout, o canhão experimental soviético se distinguia do produto inglês principalmente por pendurar as rodas em uma posição de combate em vez de colocá-las no chão entre as camas. Foi essa arquitetura que formou a base para o projeto do obus D-30 de 122 mm, que se tornou uma das peças de artilharia de maior sucesso do século XX.

Atualmente, o obus D-30 está em serviço em dezenas de países ao redor do mundo. Além das modificações domésticas, por mais de meio século de história de armas, diferentes países apresentaram suas próprias versões do sistema, incluindo montagens de artilharia autopropulsadas.

Em relação aos conflitos do século XXI. Deve-se notar separadamente o uso de obuses D-30 na linha de confronto entre as Forças Armadas da Ucrânia (APU) e as formações militares das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk.

A partir de 2014, as Forças Armadas da Ucrânia tinham cerca de 100 unidades D-30/A, a maioria das quais pertencia a armas produzidas antes da atualização do obus em 1978.

Até a primavera de 2022, eles foram usados ​​​​ativamente pelas Forças Armadas da Ucrânia no Donbass, tanto como parte de baterias e divisões quanto como armas individuais anexadas para reforçar certas áreas de hostilidades.


Reboque de obuses D-30

Após o início de uma operação militar especial (SVO) da Rússia no território da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, os D-30 ucranianos foram catastroficamente rápidos e quase completamente esgotados, sendo incapazes de suportar o poder de fogo do lado russo em geral e sistemas de artilharia de longo alcance de calibres maiores em particular.

As Forças Armadas Russas no decorrer do SVO na Ucrânia usam obuseiros D-30 de 122 mm exclusivamente nas formações de combate das tropas aerotransportadas. Isso se deve ao fato de que em 2013 foi decidido substituir completamente os sistemas de artilharia rebocada de 122 mm por autopropulsados.

Massivamente, os D-30 permaneceram em serviço exclusivamente nas Forças Aerotransportadas, pois seu baixo peso e pequenas dimensões simplificam o transporte aéreo de canhões e proporcionam a possibilidade de pouso de pára-quedas.

Devido ao alto nível de treinamento dos pára-quedistas de artilharia, os D-30 na Ucrânia são usados ​​​​de maneira especialmente eficaz na supressão de posições de morteiros inimigas identificadas por modernos equipamentos de reconhecimento.

Resumindo, pode-se presumir com segurança que, dada a facilidade de operação e alta confiabilidade, o D-30, um obus soviético exclusivo, continuará sendo o sistema de artilharia rebocada mais eficaz de sua classe por muitas décadas.


Cálculos cerimoniais D-30 em Samara

Fonte -  https://bmpd.livejournal.com/4569974.html



This post first appeared on Transportes E Curiosidades, please read the originial post: here

Share the post

Obus soviético de 122 mm D-30

×

Subscribe to Transportes E Curiosidades

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×