Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

11 BELAS CACHOEIRAS EM MINAS GERAIS (MG)

11 BELAS CACHOEIRAS EM MINAS GERAIS (MG)

https://desviantes.com.br/blog/post/11-belas-cachoeiras-em-minas-gerais-mg/

1. Cachoeira do Fundão – Serra da Canastra - MG

Foto: Fabio Rage

Uma das mais belas e paradisíacas cachoeiras da Serra da Canastra. A Cachoeira do Fundão é formada pelas águas cristalinas do Rio Santo Antônio que despescam com bastante força, chegando a formar ondas no poço. Ela está a 52 km de distância de São Roque de Minas, o principal município da região da Canastra. A cachoeira recebe sol quase o dia todo, sendo bastante comum ver arco-íris em torno de sua cortina d’água.

Altura da Cachoeira do Fundão: 80 metros

Como chegar na Cachoeira do Fundão: A dificuldade de acesso é um dos motivos que fazem da Cachoeira do Fundão um local ainda bem preservado. Para chegar, siga por 46 km na estrada principal do Parque Nacional e entre à direita em uma reta indicada por uma pedra sinalizando a direção da cachoeira. Continue na estrada indicada até atingir a quarta porteira. De lá, estacione o carro e siga por uma trilha de 1.700 metros. Há uma taxa de visitação a ser paga ao dono da propriedade.

 

Distância de Belo Horizonte: 370 km

DICA: Confira aqui nossos Pacotes de Viagem na Serra da Canastra

2. Cachoeira Casca D’ Anta – Serra da Canastra - MG

Foto: Almir Cândido

A Casca D’ Anta está entre as 5 maiores cachoeiras de queda livre do Brasil. Ela possui uma queda de 186 metros, o que lhe rende o título de maior atração da região. As águas da Casca D’ Anta são do Rio São Francisco, que nasce na própria Serra da Canastra e atravessa mais de 5 estados. Devido a força da água, o poço principal não é recomendado para banho.

Altura da Cachoeira Casca D’ Anta: 186 metros

Como chegar na Cachoeira Casca D’Anta: O acesso é feito pela portaria 4 do Parque Nacional (única da parte baixa do parque), localizada em São José do Barreiro (MG). É preciso deixar o carro no estacionamento e caminhar por cerca de 1.700 metros até a cachoeira. Você também pode chegar pela parte alta da cachoeira, que fica a 38 km de São Roque de Minas com acesso pela Portaria 1. É necessário descer até a parte baixa por uma trilha íngreme com 300 metros de altura e mais de 3km de extensão e depois subir de volta por esta mesma trilha.

Distância de Belo Horizonte: 350 km

DICA: Confira aqui nossos Pacotes de Viagem para a Serra da Canastra

 

3. Cachoeira do Tabuleiro – Serra do Espinhaço - MG

Foto: Roney

A Cachoeira do Tabuleiro é uma gigante. Ela é a mais alta cachoeira de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. São 273 metros de queda livre formada no meio de um paredão que lembra o formato de um coração. Com tamanha queda d’água o seu poço é muito profundo, chegando a 20 metros. A Cachoeira está localizada na Serra do Espinhaço. É cobrada uma taxa de visitação para entrar no Parque.

Altura da Cachoeira do Tabuleiro: 273 metros

Como chegar na Cachoeira do Tabuleiro: Ela pode ser visitada tanto na parte baixa, quanto na parte alta. Pela parte baixa, você precisa fazer uma caminhada de 3,5 km desde a portaria. Para conhecer a parte alta, é preciso estar com bom preparo físico, o percurso dura 3h30 só de ida. O Ponto de partida é a cidade de Conceição do Mato Dentro.

Distância de Belo Horizonte: 190 km

4. Cachoeira Rabo de Cavalo – Serra do Espinhaço - MG

Foto: Fabio Amaral

 

Também localizada na Serra do Espinhaço, a Cachoeira Rabo de Cavalo é mais uma das atrações do município de Conceição do Mato Dentro, considerado a capital mineira do Ecoturismo. A queda de 170 metros e o volume de água esculpiram um poço de 50 metros de largura e mais de 6 metros de profundidade. Para quem sabe nadar e gosta de dar um mergulho é possível atravessar todo o poço e chegar perto da queda.

Altura da Cachoeira Rabo de Cavalo: Três quedas, totalizando 170 metros

Como chegar na Cachoeira Rabo de Cavalo: Está localizada na APA (área de proteção ambiental) da Serra do Intendente. São 24 km de Conceição do Mato Dentro até o distrito de Itacolomi, de onde você deve seguir por trilha de aproximadamente 1 hora.

Distância de Belo Horizonte: 190 km

Gosta de Viagens na Natureza? Confira Roteiros para 3 Top Destinos
- Pacotes de Expedição no Jalapão
- Pacotes na Chapada dos Veadeiros
- Pacotes na Chapada das Mesas

5. Cachoeira das Irmãs – Araguari - MG

Foto: Raissa Dantas

É também conhecida como Cachoeira das Freiras. A Cachoeiras das Irmãs fica a apenas 36 km de Uberlândia - MG, nas redondezas da cidade são encontradas dezenas de cachoeiras. Suas águas são formadas pelo Ribeirão Bom Jardim e sua queda é de 42 metros de altura. O volume de água é tamanho que forma um spray quando a água atinge o poção. A Cachoeira das Freiras é de fácil acesso, se você quiser sossego, evite visitá-la em feriados e finais de semana de muito calor.

Altura da Cachoeira das Irmãs: 42 metros

Como chegar na Cachoeiras das Irmãs: Está localizada na propriedade do Instituto Francisco Savério Pestanha. Partindo de Araguari você deve seguir pela estrada do Pissarrão. Após a ponte sobre o Ribeirão do Pissarão está o Instituto. A cachoeira fica nos fundos da chácara do Instituto, onde também está o Convento de Freiras de Araguari.

Distância de Belo Horizonte: 560 km


6. Cachoeira Grande – Serra do Cipó - MG

Foto: Giovani Fernandes

A Cachoeira Grande é um dos cartões postais de Minas Gerais e da Serra do Cipó, um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo devido a sua história geológica e potência hídrica. As suas quedas se estendem horizontalmente por 50 metros, atingindo uma altura máxima de 10 metros. A Cachoeira Grande está em uma área privada, onde existe restaurante e banheiros. Uma taxa é cobrada para entrar na área da cachoeira.

Altura da Cachoeira Grande: 10 metros

Como chegar na Cachoeira Grande: Acesso no km 95 da MG-010. Após o acesso você vai andar por aproximadamente 2 km até a propriedade. A cachoeira fica próxima a portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Distância de Belo Horizonte: 100 km

 

7. Cachoeira do Crioulo – Parque Estadual do Rio Preto - MG

Foto: Tom Alves

Com prainha de areia branca, águas cor de mel e uma queda de água de pouco volume, a Cachoeira do Crioulo é muito convidativa para um bom mergulho. Ela é um dos principais atrativos do Parque Estadual do Rio Preto, na região de Diamantina – MG. O Parque abriga diversas cachoeiras, piscinas naturais, corredeiras e praias fluviais.

Altura da Cachoeira dou Crioulo: 30 metros

Como chegar na Cachoeira do Crioulo: Ela está localizada a 15 km dentro do Parque Estadual do Rio Preto. Acesso pelo município de São Gonçalo do Rio Preto, por estrada de terra batida. Para chegar até a cachoeira é preciso percorrer uma trilha de 6,5 km, que pode render até 4 horas de caminhada.

Distância de Belo Horizonte: 350 km

 

8. Cachoeiras do Canyon – Furnas – Capitólio - MG

Foto: Hotel Engenho da Serra

O lago de Furnas é um reservatório artificial criado parar permitir a geração de energia pela Usina Hidrelétrica de Furnas. Para criar o lago foram inundados 1440 km2, o que gerou paisagens exóticas como canyons e cachoeiras que deságuam no próprio lago. As Cachoeiras do Canyon são bons exemplos desse cenário. Elas descem pelos paredões de mais de 50 metros de altura e desaguam no lago de águas esverdeadas. O único acesso é através de embarcações. Passeios de escunas levam os turistas até o local.

Altura das Cachoeiras do Canyon: Aproximadamente 50 metros

Como chegar nas cachoeiras do Canyon: Os passeios de barco até as Cachoeiras partem principalmente da cidade de Capitólio – MG. A saídas são feitas na Rodovia MG-050 no km 306, na Ponte do Turvo.

Distância de Belo Horizonte: 300 km

Dica: Conheça nossas viagens para Capitólio - MG


9. Cachoeira das Borboletas – São Thomé das Letras - MG

Foto: Renato Borim

É considerada uma das mais belas cachoeiras de São Thomé das Letras, cidade famosa pela riqueza em cachoeiras e o clima místico. A Cachoeira das Borboletas é uma ducha natural, de água cristalina e localizada em um vale por onde correm águas tranquilas e relaxantes. Em certas épocas do ano realmente existem muitas borboletas no local. É recomendável visitar a cachoeira no inverno, quando o volume de água é menor e a água está cristalina. Por ser de fácil acesso, se quiser sossego, evite visitas em feriados e dias de muito calor.

Altura da Cachoeira das Borboletas: Aproximadamente 5 metros

Como chegar na Cachoeira das Borboletas: O acesso fica na estrada São Thomé das Letras – Três Corações, a apenas 2,5 km de São Thomé. Para quem vem de São Tomé, o acesso fica do lado esquerdo da pista. Do acesso, você deve seguir até a Fazenda, onde fica o estacionamento para a cachoeira.



This post first appeared on Transportes E Curiosidades, please read the originial post: here

Share the post

11 BELAS CACHOEIRAS EM MINAS GERAIS (MG)

×

Subscribe to Transportes E Curiosidades

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×