Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

15 das mais bonitas cascatas de Portugal

15 das mais bonitas cascatas de Portugal

1. Frecha da Mizarela

Frecha da Mizarela

Esta queda de água precipita-se com alguma violência, tendo uma altura de 70 metros. Está próxima da nascente do Caima, na serra da Freita, entre Vale de Cambra e Arouca, mais concretamente na freguesia de Albergaria da Serra. Esta é a mais alta Cascata do país e uma das maiores da Europa ocidental, e fascina pelas suas características únicas. A cascata formou-se graças à força do rio Caima e à morfologia da região, com granito e xisto alternados, o que causou a dita frecha por onde jorra a água. 

2. Cascata da Cabreia

Cascata da Cabreia

A cascata está situada na freguesia de Silva Escura, local com abundantes recursos hídricos. O terreno irregular, a torrente de água e a vegetação rica tornam os espaços da região bucólicos e espaços de comunhão com a natureza. O expoente máximo desta conjugação é a Cascata da Cabreia, local onde as águas do rio Mau ganham mais velocidade e força, antes de se despenharem na encosta rochosa. Para além das maravilhas naturais que aqui pode apreciar, existem também mesas e bancos de apoio para quem quer apreciar devidamente o espaço.

3. Fraga da Pena

Fraga da Pena

Na área Protegida da Serra do Açor, em plena Mata da Margaraça, pode encontrar esta cascata idílica, onde a água abre espaço entre a rocha e a vegetação, para se despenhar de uma altura de mais de 20 metros. O local permanece intocado, pelo que é um bom sítio para se maravilhar com a flora e fauna locais. Destaque para alguns antigos exemplares, nas margens, de carvalho-alvarinho, de castanheiro, de medronheiro e de trovisco.

4. Véu da Noiva

Véu da Noiva

O nome da cascata vem do formato que as suas águas têm, já que a sua altura e carga de água formam uma espécie de véu pela encosta abaixo. Para melhor apreciar a cascata, situada entre o Seixal e São Vicente, na Ilha da Madeira, deverá visitar o Miradouro do Véu da Noiva, na antiga estrada que liga as duas localidades madeirenses. Para além da cascata, pode usufruir de uma vista única sobre o Atlântico e a encosta norte da ilha.

5. Cascata do Arado

Cascata do Arado

Esta é uma daquelas cascatas de visita obrigatória no Gerês, sendo uma das mais conhecidas e visitadas graças aos seus bons acessos. A cascata localiza-se a 900 metros de altitude, num curso de água de alta montanha, em que o desnível do terreno é vencido por uma sucessão de cascatas, com término num lago de águas límpidas. O local encontra-se perto da aldeia da Ermida, a leste das Termas do Gerês.

6. Cascata Frecha de Barjas

Cascata Fecha de Barjas

Também chamada de Cascata do Taiti, está localizada nas Caldas do Gerês, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga. Esta é uma cascata de alta montanha com águas provenientes do rio Arado. Para chegar aqui, tem de seguir um caminho pedestre, já que os caminhos são sinuosos e agrestes. A queda de água termina numa lagoa com margens de areia que é o local perfeito para descansar antes de fazer o caminho de volta.

7. Cascata da Ribeira Grande

Cascata da Ribeira Grande

Esta queda de água está localizada na Fajãzinha, no sítio da Ribeira Grande, concelho das Lajes das Flores, na ilha das Flores. A cascata é de grandes dimensões e precipita-se a dezenas de metros de altitude por cima dos montes verdejantes. Não se trata apenas de uma queda de água, mas sim de cerca de vinte, sendo que umas terminam no mar e outras se juntam para formar uma lagoa. É uma das mais imponentes cascatas dos Açores.

8. Cascata do Lamoso

Cascata do Lamoso

Com o nome de Cascata da Faia d’ Água Alta, está situada em Lamoso, freguesia da Bemposta, no concelho do Mogadouro (Bragança). As suas águas vêm da ribeira de Lamoso e precipitam-se de uma altura de cerca de 35 metros, tendo uma largura de 10 metros e desaguando no Douro. Antes disso, no entanto, estas águas correm de queda em queda por entre rochas e a paisagem verdejante e convidativa.

9. Fisgas do Ermelo

Fisgas do Ermelo

Esta cascata está localizada na freguesia de Ermelo, em Mondim de Basto, Vila Real. É uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores da Europa, não se precipitando de forma absolutamente vertical. O desnível da cascata é de 200 metros de extensão, escavado pelas águas do rio Olo. Antes das quedas de água, existem lagoas de águas cristalinas muito populares no verão. Para aceder à cascata, pode usar as estradas florestais que ligam Lamas de Olo a Ermelo, ou partir de Mondim de Basto e Vila Real e seguir pela EN304, junto à aldeia de Ermelo.

10. Cascatas do Rio Poio

Rio Poio

A aldeia de Alvadia é atravessada pelas águas do rio Poio, que foram usadas muitos anos para o funcionamento de moinhos e azenhas, alguns ainda visíveis em locais pouco acessíveis deste curso de água. É neste local que se situa a cascata Cai d’Alto, na freguesia de Cerva, em Ribeira de Pena, Vila Real. Esta cascata tem cerca de 60 metros de altura e nasce junto da povoação de Lamas. O curso de água conflui numa lagoa, sendo que o local é muito usado na prática de desportos como a canoagem e canyoning.

11. Cascata de Pitões das Júnias

Cascata de Pitões das Júnias

Quase no final da pitoresca aldeia de Pitões das Júnias, em Montalegre, encontra esta maravilhosa cascata, abastecida pelas águas da ribeira de Pitões, e que passam pelo Mosteiro de Santa Maria das Júnias. A queda de água desenvolve-se em vários patamares, sendo que o primeiro tem cerca de 30 metros de altura. A água desagua num bonito lago, onde pode encontrar um carvalho no qual, segundo a lenda, habita um duende. Para chegar à cascata, só precisa de seguir de Pitões para o parque de estacionamento da cascata, onde se segue um pequeno percurso pedestre com cerca de 600 metros.

12. Cascata de Castro Laboreiro

Cascata de Castro Laboreiro

Esta queda de água está localizada em Castro Laboreiro, concelho de Melgaço (Viana do Castelo). A cascata é formada pelas águas do rio Castro Laboreiro, que por aqui atravessa um acentuado desnível, precipitando-se do cimo das fragas rochosas. A cascata está situada a sul da Ponte Velha de Castro Laboreiro, e pode inclusivamente ser vista do alto das muralhas do castelo de Castro Laboreiro.

13. Cascata do Salto da Farinha

Cascata do Salto da Farinha

Localizada perto do Parque da Ribeira dos Caldeirões, nos Açores, esta deslumbrante cascata de 40 metros deve o seu nome à moagem de cereais que se fazia antigamente neste local. O local é idílico (ou não estivéssemos nos Açores). Na base da cascata existe um parque de merendas com tudo o necessário para fazer um piquenique. Bem perto, situa-se o miradouro da Pedra dos Estorninhos, com uma ampla vista que se estende até ao mar.

14. Cascata da Ribeira Quente

Cascata da Ribeira Quente

Em plena ilha de São Miguel, nos Açores, a cascata da Ribeira Quente localiza-se perto da Povoação (mais concretamente, a meio do túnel de acesso à vila de Ribeira Quente). Trata-se de uma das mais peculiares cascatas de Portugal: as suas águas são de origem termal, de nascentes no interior da ilha. Por isso mesmo, são ricas em minerais e elementos químicos. Apesar do seu sabor estranho, é possível beber a água da cascata.

15. Cascata do Aveiro

Cascata do Aveiro

Com 100 metros de altura, é uma das maiores cascatas de Portugal. A cascata do Aveiro fica na ilha de Santa Maria, nos Açores (mais precisamente no lugar da Maia, concelho de Vila do Porto). A sua imponência faz com que seja muito procurada pelos amantes da fotografia. Mas os seus atrativos não ficam por aqui: os patos que vivem na lagoa formada na base da cascata e o parque de merendas compõem o cenário e criam um ambiente verdadeiramente acolhedor.



This post first appeared on Transportes E Curiosidades, please read the originial post: here

Share the post

15 das mais bonitas cascatas de Portugal

×

Subscribe to Transportes E Curiosidades

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×