Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

12 locais paradisíacos e quase secretos para descobrir em Portugal

12 locais paradisíacos e quase secretos para descobrir em Portugal

1. Senhora do Salto

Senhora do Salto (moody.antonio)

Pertence à Rota do Românico e refere-se ao curso do rio Sousa, segundo por duas arribas e formando um caminho estreito conhecido como o inferno. Falamos do parque da Senhora do Salto, local ideal para passar um dia em família muito agradável.

Para além dos atrativos geológicos e paisagísticos, o parque é também um local de eleição para quem gosta de desportos de montanha, e para quem adora uma boa lenda.

2. Bosque das Faias

Bosque das Faias

Esta belíssima floresta é essencialmente constituída por faias, que foram plantadas pelos serviços florestais de Manteigas há mais de 100 anos. O bosque tem um encanto diferente consoante a época do ano em que se visita, com o verde a imperar na primavera e verão, e com todo o local a ganhar um encanto especial durante o outono, quando as folhas pintam os caminhos.

Existe um percurso pedestre que pode fazer e que lhe permite descobrir o melhor desta floresta, a Rota das Faias, que recomendamos fazer durante o Outono, altura do ano em que este local paradisíaco ganha um ambiente mágico.

3. Poças do Malho

Poças do Malho

As Poças do Malho são 4 poços bem fundos com 4 belas quedas de água no Rio Castro Laboreiro, mais ou menos entre a Mistura das Águas (ponto em que o Rio Peneda se encontra com o Laboreiro) e Ribeiro de Baixo. Servem de fronteira entre Portugal e Espanha.

A melhor forma de chegar até este local é pelo lado espanhol, numa rota que tem início quando quando a estrada que liga Olelas à Mistura das Águas termina. Decorre sempre do lado direito do Rio Laboreiro, no lado espanhol do Parque Nacional Peneda Gerês.

4. Poço da Ribeira do Ferreiro

Poço da Ribeira do Ferreiro

Também conhecido como Poço da Alagoinha ou Lagoa das Patas, encontra-se na freguesia da Fajã Grande e é considerado um local de passagem obrigatória nesta ilha. O destaque vai para a falésia, de onde saem as águas das diversas cascatas ali presentes, para além da intensa vegetação.

O Poço da Alagoinha integra a zona da Reserva Florestal do Morro Alto, destinada à proteção ambiental e à preservação permanente. O que mais chama a atenção é a formação do Poço da Ribeira do Ferreiro, a partir do encontro de todas as cascatas, num local que não pode ficar fora do seu roteiro de viagem.

5. Lagoa dos Druidas

Lagoa dos Druidas

Para chegar a esta belíssima lagoa vai ter que seguir por um dos trilhos mais bonitos do Parque Nacional da Peneda-Gerês: o trilho da Mistura das Águas. A dificuldade é fácil, apesar dos seus quase 17 quilómetros de extensão.

A lagoa em si é um recanto pequeno no meio do paraíso, perfeito para se refrescar nos dias mais quentes. Bem perto, encontra as Fechas do Malho, outro local a não perder no Parque Nacional.

6. Cascata do Salto da Farinha

Cascata do Salto da Farinha

Um pouco à frente do parque da Ribeira dos Caldeirões, ilha de São Miguel, ainda antes de entrar na zona urbana da Salga, encontra esta cascata, com cerca de 40 m e com um maior fluxo de água durante os meses de Inverno. O nome Salto da Farinha vem da moagem de cereais que ali era feita antigamente.

Por forma a aproveitar a vista sobre o mar, aqui se construiu um miradouro, que foi depois apetrechado com um parque de merendas e sanitários. Um pouco mais abaixo, encontra o miradouro da Pedra dos Estorninhos, com uma zona de piquenique e uma ampla vista sobre o mar.

7. Mata da Albergaria

Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria (António Cunha)

Este local quase mágico parece sair de um conto de fadas, e a cada recanto quase esperamos encontrar um ser mitológico. Graças às suas árvores seculares, ribeiras de águas cristalinas, lagoas, cascatas e caminhos construídos pelos romanos, este é um dos locais mais especiais do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Existem alguns trilhos que pode percorrer para conhecer melhor a Mata da Albergaria. Ao longo deles, irá descobrir toda a beleza deste sítio mas não se esqueça de percorrê-los com os devidos cuidados.

8. Cortes do Meio

Cortes do Meio

Apesar do aumento do número de turistas, as cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio ainda são um segredo relativamente bem preservado. Cortes do Meio é uma pequena aldeia, considerada a “capital das cascatas e piscinas naturais da serra da Estrela”, até porque aqui pode encontrar 14 piscinas naturais, todas no leito da ribeira de Cortes.

As águas das lagoas de Cortes do Meio são puras e cristalinas, sendo que algumas possuem estruturas de apoio ou servem de praia fluvial para a população da região. Algumas são fáceis de encontrar, enquanto que para aceder a outras, terá que caminhar um pouco. Mas acredite que vale a pena!

9. Cascata de Alte

Cascata de Alte

Também conhecida como a Queda do Vigário, esta queda de água da ribeira de Alte nasce na Quinta do Freixo e junta-se com a Ribeira de Algibre, perto de Paderne, formando assim a ribeira de Quarteira. A cascata despenha-se a pique de 24 metros de altura, terminando num grande lago que se assemelha a um alguidar.

Há quem diga que esta é uma queda de água artificial, que foi construída no século XVII por Duarte de Melo Ribadeneyra, por forma a conduzir as águas do ribeiro para o Tanque Grande e assim regar o pomar do Morgado. Recentemente, o espaço sofreu algumas remodelações, tornando-o mais propício ao lazer.

10. Cascata da Ribeira Quente

Cascata da Ribeira Quente

A meio do túnel que dá acesso à vila da Ribeira Quente, na Ilha de São Miguel, irá encontrar esta beleza natural ao seu lado. Aconselhamos a que não estacione no local, já que, um pouco mais à frente, poderá deixar a sua viatura em segurança e caminhar até à queda de água.

Esta cascata tem origem termal, o que confere às suas águas características específicas a nível da sua composição química. Tem origem em nascentes no interior da ilha.



This post first appeared on Transportes E Curiosidades, please read the originial post: here

Share the post

12 locais paradisíacos e quase secretos para descobrir em Portugal

×

Subscribe to Transportes E Curiosidades

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×