Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pode haver vida sob o manto gelado da Antártida

Apesar do clima desfavorável da Antártica, os cientistas descobriram que sob a superfície gelada pode haver uma “enorme força vital” que se estende por milhões de quilómetros quadrados.

Os investigadores descobriram que pode haver algo de até 5 milhões de quilómetros quadrados sob a superfície gelada da Antártica.

Imagem//National Geografic

Cancelada temporada de pesca ao caranguejo das neves do Alasca


Anteriormente, os cientistas acreditavam que as algas na Antártica aparecem apenas no verão, já que a espessa camada de Gelo denso no continente impede a penetração da luz solar.

No entanto, um novo estudo realizado por uma equipa da Brown University, nos Estados Unidos, e da University of New Zealand, em Auckland, mostrou que parte dele pode estar permanentemente abaixo da superfície do continente, segundo a Newsweek.

De acordo com o líder do estudo, Christopher Horvath, “a descoberta de plantas ajuda a desafiar o paradigma de que as regiões sob o gelo marinho são desprovidas de vida e levanta novas questões importantes sobre as teias alimentares que podem estar sob o gelo na Antártida. Achamos que eles poderiam cobrir até 5 milhões de quilómetros quadrados de área subglacial no Oceano Antártico”.

Conclusões semelhantes foram tiradas por uma equipe de investigadores usando dados coletados dos satélites de observação da Terra da NASA, bem como de flutuadores colocados no oceano.

O Gelo Marinho do Oceano Antártico consiste em camadas de gelo denso com pequenas manchas de água entre elas. Os cientistas acreditam que essas manchas de água permitem a passagem da luz mesmo durante os meses de inverno, permitindo que as algas façam a fotossíntese durante todo o ano.

O próprio gelo também é fino o suficiente para permitir a passagem de alguma luz, normalmente tem entre 1 e 3 metros de espessura, explicou o biogeógrafo marinho Hugh Griffiths, do British Antarctic Survey. No entanto, a vida foi encontrada até mesmo no fundo do mar, onde não há luz alguma.


Energia nuclear e de gás são agora considerados “verdes” na Europa



Fonte


This post first appeared on ZapingNews, please read the originial post: here

Share the post

Pode haver vida sob o manto gelado da Antártida

×

Subscribe to Zapingnews

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×