Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Qual a diferença entre placa de indução e vitrocerâmica?

Se está a remodelar a sua cozinha, ou se precisa de substituir o seu fogão, é provável que esteja a tentar decidir entre uma Placa de indução ou vitrocerâmica. Além das diferenças de preço, que provavelmente já deve ter visto, explicamos mais algumas diferenças entre a placa de indução e a vitrocerâmica!

Como funcionam as placas de indução e vitrocerâmica?

A principal diferença entre a placa de indução e a vitrocerâmica é a produção de calor. As placas vitrocerâmicas produzem calor através de uma resistência elétrica, que aquece toda a boca do fogão quando o liga. É por isso, se tiver uma placa de vitrocerâmica, vê a luz e a boca a aquecer pouco a pouco – é a tempo que a resistência demora a aquecer.

As placas de indução usam um mecanismo diferente para gerar calor. Em vez de usar uma resistência, as placas de indução criam calor através de ondas magnéticas. No entanto, estas ondas só se geram quando a base do recipiente cobre o foco. Esta é a razão pela qual só determinadas panelas funcionam na placa de indução.

Placas de indução e vitrocerâmica: qual é a mais eficiente?

Em relação ao consumo de energia, também há uma diferença entre a placa de indução e a vitrocerâmica. Como explicamos, a vitrocerâmica precisa que a resistência aqueça. Por isso, acabam por desperdiçar energia enquanto a resistência e o foco aquecem. Algumas pessoas acham, inclusive, que os alimentos demoram mais a cozinhar.

No caso das placas de indução, o desperdício de energia é muito menor. Não só demoram menos tempo a aquecer, como se perde menos energia para o ambiente. Na verdade, a placa de indução só aquece a panela! Segundo a EDP, as placas de indução têm uma eficiência energética de 90%, enquanto a vitrocerâmica fica nos 70%.

Aliás, a EDP faz os cálculos para comparar a diferença entre a placa de indução e a vitrocerâmica. Aparentemente, uma placa de indução demora apenas cinco minutos para ferver dois litros de água, enquanto a placa de vitrocerâmica demora nove. Contudo, é preciso ressalvar que estes tempos dependem do modelo do seu fogão.

Diferença entre placas de indução e vitrocerâmica: vale a pena o preço?

Geralmente, as placas de indução são mais caras do que as vitrocerâmica. Isto significa que, para ter um fogão mais eficiente, também tem de gastar mais. Caso opte por um modelo mais básico, é possível que a comparação da EDP não corresponda bem à realidade. Compare sempre as características técnicas dos fogões antes de comprar!

Além disso, pode usar a “ineficiência” das placas de vitrocerâmica a seu favor. Como dissemos, as placas de vitrocerâmica têm desperdício de energia. Mas isso significa que a boca do fogão vai continuar quente mesmo depois de desligar, algo que é conhecido como “calor residual”. Aproveite este calor para acabar de cozinhar o arroz ou apurar os molhos. 

Placas de indução e vitrocerâmica: é verdade que a indução é mais segura?

Enquanto as placas de vitrocerâmica ficam quentes durante vários minutos, as placas de indução arrefecem quase de imediato. Por isso, são mais seguras e evitam o risco de queimaduras. Por outro lado, a placa também se desliga automaticamente se a panela verter água, o que é não é ideal para os cozinheiros mais distraídos!

Que tipo de panelas posso usar na placa de indução?

Por último, queremos retomar um tema de que já falámos anteriormente. As placas de indução precisam de panelas fabricadas em materiais “magnetizáveis”, como o aço esmaltado e o ferro fundido. No caso das panelas em aço inoxidável, deve confirmar com o fabricante se é adequada para a placa de indução.

Então, qual é melhor: placa de indução ou de vitrocerâmica?

Portanto, é difícil dizer se deve escolher uma placa de indução e vitrocerâmica. Tudo depende do seu orçamento para um novo fogão e do uso que vai fazer no futuro. A placa de indução é sempre um investimento mais a longo prazo, já que é mais cara e gasta mais energia – a poupança só vem com o tempo, porque demora menos tempo a aquecer e cozinha mais rápido.

No caso de ter um orçamento mais apertado, pode compensar comprar uma placa de vitrocerâmica de um modelo eficiente. As placas mais modernas já têm, aliás, várias características que aumentam a segurança dos utilizadores, incluindo sensores de bloqueio. Por isso, tem mesmo de comparar os modelos e ver as fichas técnicas.

Em termos de instalação, não há muitas diferenças. A única salvaguarda é que a placa de indução não deve estar por cima de outros eletrodomésticos e, se houver um forno por baixo, precisa de ser ventilado. Na Fixando pode encontrar tanto profissionais de instalação de vitrocerâmica como de instalação de placas de indução

Recomendamos que, tanto num caso como noutro, contrate sempre um profissional para fazer uma instalação segura



This post first appeared on Fixando, please read the originial post: here

Share the post

Qual a diferença entre placa de indução e vitrocerâmica?

×

Subscribe to Fixando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×