Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Não sabe, não invente: que cuidados deve ter com um recuperador de calor?

As lareiras com Recuperador de Calor são uma forma prática, eficiente e económica de aquecer a sua casa no inverno. 

Como funcionam as lareiras com recuperador de calor?

Tal como as lareiras tradicionais, as lareiras com recuperador de calor têm uma câmara de combustão onde a madeira e os pellets ardem. Mas depois, à medida que o calor sobe, passa por um conjunto de tubos e serpentinas cheias de água ou ar. É a partir destes tubos que o calor se distribui pela casa e aquece todos os compartimentos. Resumindo: se tem lareira, pode aproveitar aquecer toda a casa sem gastar mais do que o habitual. 

Mas atenção, porque não deve tentar instalar uma lareira com recuperador de calor sozinho. Só um profissional qualificado é que está apto a fazer a ligação entre a lareira e o sistema de ventilação da casa. Caso contrário, não só corre um risco de segurança, como arrisca a que a distribuição de calor não seja uniforme e eficiente. Pode encontrar um instalador de lareira ou chaminé aqui.

Que cuidados deve ter com a lareira com recuperador de calor?

Não há dúvida que as lareiras com recuperador de calor são eficientes, mais sustentáveis do que o aquecimento a gasóleo, e uma solução económica para aquecer as casas no Inverno. No entanto, há alguns cuidados que deve ter para manter a lareira a funcionar bem. Estes são os principais cuidados que deve ter com a lareira com recuperador de calor: 

  • Faça uma limpeza regular: é importante limpar o interior da lareira, a câmara de combustão, os tubos de troca de calor e a chaminé regularmente. A acumulação de fuligem e creosoto na chaminé pode obstruir os tubos e aumentar o risco de incêndio. Algumas pessoas acham complicado limpar a lareira, mas nesse caso pode contratar um profissional para fazer uma limpeza da chaminé
  • Utilize combustíveis adequados: use apenas os combustíveis recomendados pelo fabricante para o seu recuperador de calor, seja lenha, pellets ou outro biocombustível. Evite queimar materiais não apropriados, como papel brilhante, plástico ou produtos químicos. Não só pode libertar fumos e dejetos nocivos para o ambiente, como corre o risco de danificar o aparelho. 
  • Armazenamento da lenha e dos pellets: armazene o combustível para a lareira em local seco, longe da humidade. Se a lenha ou os pellets ficarem húmidos, não vão queimar bem e não vão gerar calor suficiente. 
  • Limpe a porta da lareira: verifique regularmente a vedação da porta da lareira para ter a certeza que está bem e que a câmara de combustão é capaz de concentrar o calor. Se estiver danificada, substitua-a.
  • Evite sobreaquecer a lareira: aprenda a controlar a temperatura da lareira ajustando o fluxo de ar e a quantidade de combustível. Evite sobreaquecer a lareira, porque pode causar danos ao recuperador de calor.
  • Instale um detector de monóxido de carbono: instale um detector de monóxido de carbono junto à lareira. Como a combustão pode produzir CO, um gás venenoso e incolor, é uma medida de segurança.
  • Contrate uma manutenção profissional: consulte um profissional qualificado para fazer a manutenção anual. É aconselhável que um perito verifique o funcionamento interno do recuperador de calor, a integridade das conexões e outras áreas de preocupação.

Cuidado com as trovoadas!

Durante uma trovoada, a lareira com recuperador de calor não está imune ao risco de ser atingida por um raio. Se um raio atingir a sua casa ou a chaminé da lareira, pode causar danos significativos. Para minimizar esse risco, considere instalar um sistema pára-raios em sua casa e desligar temporariamente o recuperador de calor durante as trovoadas.

Se a luz for abaixo durante uma trovoada, o sistema de ventilação e o ventilador do recuperador de calor podem parar de funcionar. Isso pode provocar a acumulação de fumo dentro de casa. Por isso, desligar a lareira também previne este risco. Se por acaso acontecer, convém ter um extintor de incêndio por perto. 

Se não sabe, não invente: ter uma lareira com recuperador de calor proporciona conforto térmico a um preço muito acessível. No entanto, não deve instalar o recuperador sozinho nem descurar a manutenção da lareira, sobretudo a limpeza. Se for preciso, contrate ajuda de uma empresa profissional ou de um limpa-chaminés. 



This post first appeared on Fixando, please read the originial post: here

Share the post

Não sabe, não invente: que cuidados deve ter com um recuperador de calor?

×

Subscribe to Fixando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×