Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Não sabe, não invente: como matar percevejos

Tags: percevejos

A recente praga de Percevejos em Paris fez com que todo o mundo começasse a falar neste inseto. Mas, infelizmente, não andam só em Paris. Em Portugal também encontramos cada vez mais pragas de percevejos, sobretudo em Lisboa, Porto e Algarve – as regiões em que há mais turismo.

Encontre aqui empresas de controlo de pragas em Lisboa e empresas de desinfestação no Porto.

O que são os percevejos?

Os percevejos são um inseto muito pequeno cujo hospedeiro favorito é o homem. Os percevejos adultos têm mais ou menos o tamanho de uma grainha de maçã e a espessura de um cartão de crédito. As larvas e os ovos são ainda mais pequenos. O que os torna tão especiais é que são extraordinariamente difíceis de erradicar.

Ao contrário das pulgas, os percevejos não gostam do sangue dos animais de estimação. Pelo contrário, alimentam-se do nosso sangue. Uma picada dura 5-10 minutos e, depois da refeição, podem passar 1 semana sem voltar a picar. Normalmente, gostam de viver num raio de 1.5 m do hospedeiro e alimentam-se quando estamos em repouso. 

Os percevejos percebem quando estamos a dormir porque o nível de CO2 no ar muda. Portanto, é a altura perfeita para atacar. Depois voltam para o seu esconderijo, que deve ser um lugar escuro e quente. Por isso, tradicionalmente alojam-se nos colchões (daí o nome em inglês bedbugs), nas camas e nos móveis perto da cama.

No entanto, os percevejos já não se encontram só nas camas. Os sofás, os tapetes e as cadeiras estofadas, incluindo os assentos do metro e do autocarro, também são esconderijos perfeitos. Se tentar limpar estas zonas e não os matar, vão fugir cada vez para locais mais recônditos, como tomadas, livros ou no interior do computador e do telemóvel.

Como saber se tenho percevejos em casa?

O primeiro sinal que tem uma infestação de percevejos são as picadas. Embora algumas pessoas não façam reação às picadas, a maioria das pessoas queixa-se de imensa comichão e vermelhidão. Como dissemos, as picadas costumam aparecer ao acordar, porque os percevejos preferem alimentar-se enquanto dormimos.

Além das picadas, pode ver manchas pretas no colchão. Estas manchas pretas são as fezes dos percevejos. Também pode encontrar exoesqueletos e larvas. Se matar um percevejo ou se houver muitos percevejos em casa, vai notar um cheiro parecido a bolor ou humidade (é este cheiro característico que os cães treinados sentem).

Porque é que há percevejos em Paris agora?

Infelizmente, percevejos por todo o mundo (menos na Antártida). Até aos anos 1950, toda a Europa estava infestada. Mas nos anos 60 apareceram insecticidas muito potentes, especialmente a DDT, as condições de vida mudaram e pensávamos que estavam erradicados. Até que…

As pragas de percevejos voltaram a aumentar nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa e na Austrália nos anos 90. Por um lado, os percevejos desenvolveram resistência aos principais inseticidas. Um estudo na Dinamarca indica que não há nenhum inseticida aprovado na UE completamente eficaz contra os percevejos.

Por outro, os anos 90 também coincidiram com um fluxo de pessoas sem precedentes. Milhares de pessoas em todo o mundo começaram a fazer férias com regularidade, incluindo voos intercontinentais. Os percevejos proliferaram em hotéis e hostels, independentemente do número de estrelas.

Cidades como Nova Iorque, Londres ou Paris – todas focos para a proliferação de percevejos – têm uma densidade populacional cada vez maior. Não só aumentou a população residente, como recebem milhares de turistas todos os anos. Paris, por exemplo, recebe 44 milhões de turistas por ano. 

Como matar percevejos em casa?

O que torna os percevejos um verdadeiro problema de saúde pública é a sua capacidade de se reproduzir (podem pôr até 500 ovos) e a sua resistência a tratamentos convencionais. Se tiver percevejos em casa, talvez a sua primeira tentativa seja matar os percevejos sozinho, com spray e uma limpeza a fundo. Mas isso não chega.

Os percevejos são resistentes aos inseticidas. A maioria dos inseticidas não são capazes de os matar, muito menos uma população inteira. Além disso, são resistentes ao calor e aos detergentes, por isso não morrem na máquina de lavar. Os percevejos começam a morrer aos 45ºC e os ovos precisam de pelo menos 50ºC.

Matar percevejos com altas temperaturas

O calor é ótimo para minimizar o problema. É recomendado que ponha a roupa na máquina de secar à temperatura máxima (90ºC) durante 40 minutos para matar os percevejos, as larvas e os ovos. (Se puser menos tempo, é possível que algumas peças não fiquem expostas a uma temperatura alta o suficiente durante tempo suficiente.)

Depois, recomendamos que passe um ferro a vapor pelos lençóis, já que isso garante que está a uma temperatura de 100ºC. Mas tem de ser extremamente cuidadoso para não falhar nenhum centímetro! A maioria das empresas de controlo de pragas têm vaporetas próprias para desinfectar camas e sofás.

Outra das técnicas mais eficientes para matar os percevejos, que só algumas empresas fazem, é aquecer a casa, de forma controlada, até aos 50ºC. Isso garante que mata os percevejos mesmo em locais de difícil acesso, como buracos na parede, entre o chão e o rodapé, em tomadas, etc. 

Ainda assim, devido ao ciclo de vida dos percevejos, podem ser necessários dois tratamentos para erradicar completamente a praga. E, como alguns materiais não resistem a altas temperaturas, é possível que tenha de deitar algumas coisas fora, como o colchão ou o estrado.

Matar percevejos com o frio

Se tem percevejos em roupa que não pode ser lavada a alta temperatura (por exemplo lã) ou livros (geralmente eles preferem os livros de capa dura), uma alternativa pode ser congelar os seus pertences. No entanto, são precisos 4 dias a -16ºC para matar os percevejos, portanto só é possível com congeladores industriais.

Matar percevejos com métodos naturais

É impossível matar percevejos com métodos naturais. Os óleos essenciais só repelem os percevejos, que vão tentar esconder-se noutra zona da casa. Por isso, se não sabe, não invente. Chame uma empresa especializada em controlo de pragas e elimine os percevejos através de métodos mecânicos (limpeza, isolamento) e físicos (aquecimento).

Outra alternativa é uma terra de diatomáceas, já que a sílica desidrata os percevejos. No entanto, é preciso muito cuidado ao aplicar este tratamento. Em primeiro lugar, não se deve notar (caso contrário, os percevejos dão à volta). Depois, precisa de ter cuidado ao expor humanos e animais à terra durante longos períodos de tempo.

As armadilhas para percevejos também não são 100% eficazes. Podem ser úteis para minimizar a praga, nomeadamente para sofrer menos picadas, mas não são o suficiente para erradicar o problema. A estratégia para eliminar os percevejos deve ser sistemática e, quanto mais cedo chamar um profissional, melhor.

Resumindo: o que fazer se tiver percevejos em casa

Se tiver uma praga de percevejos em casa, vai ter de adotar um conjunto de medidas, ao longo de vários meses, para matar os percevejos. Resumimos o que deve fazer:

  • Ponha a roupa em sacos bem fechados para não alastrar a infestação. Depois, lave e seque toda a roupa de cama a altas temperaturas. Sempre que chegar de férias, deixe a mala fora de casa e lave toda a roupa, mesmo a que não usou.
  • Desmonte a cama para limpar o estrado e a cabeceira. É possível que também encontre percevejos entre a cabeceira e a parede, se estiver encostada. Se a infestação for muito grande, pode ser preferível descartar a cama e a cabeceira.
  • Caso não veja percevejos nessas zonas, é conveniente aspirar minuciosamente e passar um ferro a vapor/ vaporeta com muito cuidado na estrutura da cama.  É importante que o calor penetre bem nos tecidos para eliminar os bichos!
  • Aspire o quarto e outras zonas que podem ter percevejos de dois em dois dias. O aspirador não mata os percevejos, por isso no final ponha o saco do aspirador dentro de um saco bem fechado e deite ao lixo. 
  • Coloque uma capa protetora no colchão para que não tenham acesso aos hospedeiros. Vai ter de deixar a capa no colchão durante pelo menos 400 dias. Com a capa branca, também vai ser mais fácil detetar os bichos e as fezes, se sobreviverem.
  • Use armadilhas nos pés da cama para evitar que subam e que continuem a morder. Inspecione as armadilhas todos os dias de manhã. Nunca deixe os lençóis ou o edredom em contacto com o chão.
  • Marque uma visita com uma empresa de controlo de pragas para criar um plano de ação. Prepare a sua casa para ser fumigada ou para um tratamento de calor. Quanto mais cedo atuar, antes dos percevejos porem ovos, melhor.

Veja também como matar pulgas ou fazer uma desinfestação na cozinha!



This post first appeared on Fixando, please read the originial post: here

Share the post

Não sabe, não invente: como matar percevejos

×

Subscribe to Fixando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×