Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Não sabe, não invente: não misture produtos de limpeza!

Ora aquela mancha no balcão cozinha… de certeza que sai com lixívia e CIF! Certo? Errado. Por pior que seja a mancha, nunca deve misturar Produtos de limpeza. Hoje explicamos-lhe porquê!

Porque não Deve Misturar Produtos de limpeza

Sabia que não devia misturar diferentes produtos de limpeza? Cada detergente tem produtos químicos diferentes. Quando mistura detergentes diferentes, corre o risco de despoletar uma reacção química entre eles, o que liberta gases tóxicos. No melhor dos casos, “só” é irritante para as mucosas e causa dor de cabeça devido ao cheiro forte. No pior, pode provocar desmaios e fica inconsciente no meio da casa. A mistura mais perigosa é misturar lixívia com um detergente amoniacal. (A maioria dos detergentes multiusos tem amoníaco.) Ao juntar estes dois tipos de detergente, forma-se um vapor que é tóxico e que pode causar vários problemas de saúde. O primeiro sintoma é a tosse e a dificuldade em respirar. Mas, se não se afastar rapidamente, pode provocar danos mais graves e levar à morte.De resto, muitos detergentes são tóxicos e nocivos para a saúde. Um exemplo muito conhecido são os desentupidores químicos ou os produtos fabricados propositadamente para limpar juntas. Nestes casos, deve abrir uma janela e deixar arejar a casa de banho e a cozinha durante pelo menos 30 minutos para evitar uma concentração demasiado perigosa no ar.

Quais são os sintomas de intoxicação com detergentes?

Os principais sintomas de intoxicação com detergentes são os seguintes:

  • queimaduras nos olhos, que podem ficar secos ou vermelhos; irritação das mucosas, especialmente no nariz e na garganta;tosse e dificuldade em respirar. 

Se misturar produtos de limpeza ou usar estes produtos mais agressivos em espaços fechados e pouco arejados pode ter mesmo de recorrer às urgências para voltar a estabilizar. Segundo o pneumologista Tiago Alfaro, os doentes apresentam-se com “crises de falta de ar, pieira e, nos casos mais graves, descida dos níveis de oxigénio no sangue”.Obviamente, os sintomas são mais graves no caso de pessoas com doença pulmonar obstructiva crónica (DPOC, que muitos fumadores desenvolvem com o passar do tempo), asmáticos, pessoas com rinite e sinusite, entre outros. Aliás, estes grupos de risco devem ser cuidadosos com qualquer tipo de químico, incluindo tintas, diluentes, vernizes e outros produtos usados na construção.Segundo os dados do INEM, em Portugal foram contabilizados 24.034 casos de “exposição a um potencial tóxico” em 2022, dos quais 1.329 estavam directamente relacionados com a utilização de detergentes e 1.464 com a utilização de lixívia. Por isso, se não sabe, não invente: não misture detergentes e use sempre material de protecção. 

Que cuidados deve ter para evitar a intoxicação com detergentes?

Se vai usar produtos mais agressivos na limpeza da casa ou até das roupas, use sempre luvas e máscara. Em alguns casos, quando há o risco de respingar, até se pode justificar utilizar mangas de protecção e viseiras para tapar os olhos. E claro, não se esqueça de manter sempre estes produtos longe das crianças!  Então, recapitulando as três regras de ouro para evitar intoxicações com detergentes:1. Nunca misture detergentes diferentes2. Use sempre materiais de protecção individual3. Ventile bem a casa depois de usar produtos tóxicosE por fim, a nossa dica final. Se não sabe, não invente… deixe para os profissionais! Mesmo que tenha manchas difíceis no fundo da sanita, as juntas dos azulejos cheias de fungo, canos entupidos ou problemas de humidade, não tente resolver tudo sozinho.Há muitas empresas de limpeza que se especializam em remover manchas difíceis,  remoção de fungos e até limpezas pós-obra. Por isso, se precisa de um serviço de limpeza profissional, conte com a Fixando para encontrar empresas de limpeza em Lisboa e empresas de limpeza no Porto



This post first appeared on Fixando, please read the originial post: here

Share the post

Não sabe, não invente: não misture produtos de limpeza!

×

Subscribe to Fixando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×