Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Não sabe, não invente: encontre o psicólogo certo para si

Quantas vezes já esteve perante uma situação da vida em que se questionou “Será que preciso de um psicólogo para superar isto?” mas acabou por afastar esse pensamento por não saber como encontrar um psicólogo de confiança e por medo de ser julgado? A sua saúde psicológica é tão importante como a saúde física e por Isso mesmo esta não deve ser um tabu ou deixada para segundo plano. Se sente que precisa de uma ajuda extra, não tenha receios: procure um psicólogo e cuide de si. 

Após tomar a decisão importante de procurar ajuda especializada, é necessário escolher o profissional certo para si, e como sabemos que pode ser difícil começar, deixamos-lhe algumas dicas para o ajudar a marcar a sua primeira avaliação psicológica:

  1. Pesquise psicólogos à sua volta

Hoje em dia existem vários formatos de consulta: online, em clínica, em sua casa ou mesmo na casa do psicólogo. Faça uma pesquisa para obter informações sobre os psicólogos que dão consultas na sua área e no formato que procura. Esta pesquisa pode ser feita online, em clínicas ou diretórios médicos. Se tiver um seguro de saúde ou subsistema de saúde, veja com que clínicas e consultórios tem acordo, de forma a poupar nas consultas. 

  1. Compreenda as diversas terapêuticas

Não há duas pessoas iguais, e é por isso que a abordagem que precisa para si pode não ser a mesma que os seus amigos ou familiares necessitam. Na psicoterapia existem diversas especializações e terapêuticas, por isso, faça uma pesquisa e compreenda com qual se identifica mais. Assim, será mais fácil encontrar um psicólogo que vá ao encontro das suas expectativas e necessidades.

  1. Verifique a formação e o registo na ordem do psicólogo

Em Portugal, para exercer a profissão de psicólogo e dar consultas, é necessário estar inscrito na Ordem dos Psicólogos. Por isso, é fundamental solicitar esta informação ao seu psicólogo antes de iniciar a terapia. Adicionalmente, antes de realizar a sua avaliação psicológica, poderá verificar se o psicólogo tem formações específicas que se enquadrem na sua situação e que possam ser úteis no desenvolvimento das suas sessões de terapia.

  1. Compatibilidade pessoal

Gostar do seu psicólogo e sentir que confia nele é fundamental para o sucesso da terapia – sem isto, nunca conseguirá alcançar os resultados pretendidos. Agende uma consulta de avaliação psicológica que lhe permita conhecer o psicólogo ou converse por telefone com ele. Aproveite este momento para fazer perguntas, avaliar a vossa compatibilidade e compreender se se sente confortável, compreendido e ouvido durante essa interação.

  1. Disponibilidade e logística

 É importante considerar a disponibilidade do psicólogo em termos de horários de consultas e também a localização das mesmas. Se optar por consultas presenciais, verifique quanto tempo demora a chegar de carro ou transportes e lembre-se de conjugar os horários da consulta com os seus outros compromissos pessoas e laborais. 

  1. Questão financeira

Antes da primeira consulta, verifique as informações sobre os valores das sessões, duração e política de pagamento. Verifique também os acordos com seguros e subsistemas de saúde. Algumas clínicas e consultórios podem oferecer opções de pagamento reduzido ou faseado de forma a facilitar o acesso aos tratamentos.

Lembre-se: a escolha de um psicólogo é uma decisão pessoal e é muito importante encontrar alguém com quem se sinta à vontade e confiante para trabalhar. Nem sempre encontramos o psicólogo certo à primeira, por isso, se não acertar logo, não desespere: é normal marcar consultas com diferentes profissionais antes de tomar uma decisão final.



This post first appeared on Fixando, please read the originial post: here

Share the post

Não sabe, não invente: encontre o psicólogo certo para si

×

Subscribe to Fixando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×