Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Se não sabe, não invente: como cortar árvores?

A altura ideal para podar e  Cortar árvores é o outono. A limpeza de terrenos obrigatória, para prevenção de incêndios, já terminou em abril. Mas todos sabemos que as plantas crescem mais depressa no verão, e portanto é possível que precise de cortar árvores e arbustos próximos da sua casa de novo. 

No entanto, cortar árvores não é tão simples como parece. Aliás, mesmo cortar arbustos com uma motosserra exige cuidados de segurança! Por isso, se não sabe, não invente: contrate um jardineiro ou siga os passos que lhe recomendamos abaixo para cortar árvores:

1. Tenha um plano

Talvez se levante um dia, a um fim de semana, e pense “tenho de ir cortar aquela árvore”. Mas é boa ideia levantar-se  e lançar-se ao trabalho? Nem por isso. Antes de cortar a árvore, tem de planear a melhor forma de a cortar e a direção em que a árvore deve cair. Não se esqueça de identificar possíveis obstáculos, como postes da luz, fios elétricos, outras árvores, e por aí em diante. 

2. Use equipamento adequado

Muitas pessoas pensam que não é preciso nenhum equipamento especial para jardinagem, mas não facilite. Use sempre óculos de proteção, protetores para os ouvidos, luvas de trabalho resistentes, capacete e botas de segurança com solas antiderrapantes. Além disso, se for preciso uma escada, escolha um modelo estável e adequado ao terreno. 

3. Treine com a motosserra

Antes de ligar a motosserra, treine um bocadinho. Os seus pés devem estar separados, em paralelo com os ombros, para ter um bom equilíbrio. Depois, segure a motosserra com firmeza: use a mão esquerda para a pega dianteira e a direita para a pega traseira. Os polegares devem ficar sempre em baixo. Não comece a cortar até se sentir confiante.

4. Faça um corte inicial

O primeiro Corte é conhecido como “corte de cunha”. Faça um ângulo de 45º aproximadamente a 1.2 metros do solo. Deve fazer esse corte na direção em que quer que a árvore caia. 

5. Corte a parte traseira

No lado oposto ao corte de cunha, um pouco acima, faça um corte horizontal. Este corte é o “corte de queda” e vai fazer com que a árvore comece a tombar na direção que deseja. Se está a ter dificuldade em visualizar este método, veja aqui como fazer o corte de queda e usar a cunha para fazer com que a árvore caia (comece no minuto 2).

6. Agora fuja!

Quando a árvore começa a tombar, afaste-se rapidamente. Fique atento a qualquer obstáculo que possa surgir e resguarde-se. Assim que a árvore estiver no chão, pode cortar os troncos em secções menores usando a motosserra ou um serrote. 

7. Limpe o terreno

O principal está feito. Mas não se esqueça de limpar  os galhos e o tronco da árvore. Pesquise também para saber se há algum serviço de recolha na sua cidade, ou se tem de transportar os troncos até um ecocentro. Além disso, deve limpar a motosserra antes de a arrumar. Se não a for utilizar durante muito tempo, guarde-a num local seco e longe dos raios de sol. 

Precisa de ajuda para fazer a limpeza de terrenos, cortar árvores ou cuidar do seu jardim? Não se preocupe, porque pode contar com os nossos profissionais. Há várias empresas de corte de árvores na Fixando, que se podem encarregar da poda e corte de árvores, da remoção de arbustos e da limpeza de terrenos, entre outros serviços. Se não sabe, não invente! 



This post first appeared on Fixando, please read the originial post: here

Share the post

Se não sabe, não invente: como cortar árvores?

×

Subscribe to Fixando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×