Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Se não sabe… não corte as unhas ao gato!

Tags: unhas gato cortar

Quem é que nunca acabou cheio de arranhadelas depois de tentar Cortar as Unhas a um gato? Pois é. As nossas bolinhas de pêlo prezam a sua independência como ninguém. Os gatos gostam de pontos altos onde podem observar tudo e de se sentir em controlo. Gostam de festinhas na barriga, mas só às vezes. E portanto, quem somos nós para mexer nas garras, nas melhores armas de defesa que têm?

Porquê cortar as unhas aos gatos?

As unhas dos gatos estão sempre a crescer, tal como as nossas. Algumas pessoas não são muito adeptas de cortas as unhas aos gatos, quer por acharem que pode doer, quer por terem gatos que não gostam de cortar as unhas. No entanto, é preciso distinguir arrancar as unhas, que é maltrato animal, de cortar as unhas. Cortar as unhas não lhe dói, tal como a nós não nos dói aparar as nossas.

Então, porque é que os gatos reagem tão mal quando lhe estamos a cortar as unhas? Bem, precisamos de perceber que para os gatos as unhas são uma forma de trepar as árvores, um modo de caçar presas e um método de defesa. Por isso, quando tocamos nas patinhas para cortar a unhaca, especialmente nas patas de trás… o gato percepciona uma ameaça e tenta defender-se. Não é porque lhe está a doer!  

Ainda assim, é importante cortar as unhas ao gato. E não é só para evitar que estrague os sofás ou arranhe onde não deve! Nos gatos mais idosos, as unhas tendem a ficar demasiado compridas, ao ponto de enrolarem nas almofadinhas das patas. Quando isto acontece, pode causar desconforto ao gatinho ou mesmo infeccionar. Cortar as unhas previne as unhas lacadas e encravadas e evita que se magoem quando se coçam e lavam.

Quando cortar as unhas aos gatos?

Agora já sabe porque é que deve cortar a unha ao seu gato, mesmo que seja um refilão. Mas quando é que mesmo necessário ir à manicure? Há dois sinais que dão o alerta. O primeiro é quando o seu gato começa a ficar preso em cortinas, em mantas e noutros têxteis. Se está a ficar muitas vezes preso depois de fazer massinha, por exemplo, é porque está na hora de cortar as unhas ao gato!

Outro sinal que precisa de aparar as unhas do gato é o barulho. Quando as unhas crescem demais, vai começar a ouvir o bater das unhas no chão quando anda. Aliás, alguns animais até começam a ter mudanças da mobilidade e a passear-se menos pela casa: as unhas a bater no chão causam-lhes desconforto. Se parece que o seu gato está a caminhar de saltos altos, vá buscar a tesoura.

Como cortar as unhas ao gato sem o magoar?

Em primeiro lugar, tem de saber que parte da unha cortar. Para que o gato não sinta dor ao cortar a unha, corte apenas a parte pontiaguda da garra. Ao chegar à parte rosada, já vai causar dor! Também é importante tentar cortar sempre com uma tesoura apropriada para gatos e num ângulo de 45ºC. É mais fácil cortar a unha “ao alto”, porque não se vai começar a descascar, do que no sentido horizontal. 

O outro cuidado que deve ter é não insistir se o gato estiver assustado ou com um comportamento agressivo. Se o gato fizer um movimento repentino, pode magoá-lo sem querer.  O ideal é aproveitar um momento em que o gato está relaxado ou no colo do dono, por exemplo. Se logo ao começar o gato deixar de estar nessa posição relaxada, não o force nem o agarre. 

No caso de não conseguir cortar as unhas ao gato, há vários veterinários que prestam esse serviço. Em alternativa, também há lojas de banhos e tosquias de animais que normalmente prestam esse serviço. Se já não corta as unhas ao seu gato há muito tempo, não espere mais porque, como vê, pode ser prejudicial. Encontre um profissional e deixe as patinhas do seu gato em boas mãos! 



This post first appeared on Fixando, please read the originial post: here

Share the post

Se não sabe… não corte as unhas ao gato!

×

Subscribe to Fixando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×