Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Se não sabe, não invente: vale a pena comprar óculos de farmácia?

De certeza que já viu óculos à venda na farmácia. Mas será que deve comprar “óculos de farmácia”?

Como são os óculos de farmácia?

Os óculos de farmácia não são mais do que óculos que já vêm prontos. Por outras palavras, a armação já vem com lentes, que têm uma graduação genérica (0.5, 1, 1.5, 2, e por aí em diante). Algumas vezes, são conhecidos como “óculos de leitura” ou “óculos pré-graduados”.

Obviamente, estes óculos têm duas vantagens. A primeira é o preço, já que geralmente ficam bem mais baratos do que os óculos das óticas. A segunda é que pode experimentar e comprar óculos sem receita médica, por isso não tem de ir a uma consulta. 

Há riscos ao usar óculos de farmácia?

Será que há almoços grátis? Apesar dos óculos terem uma determinada dioptria, que corresponde à esfera. As dioptrias corrigem a miopia ou a hipermetropia, que normalmente se manifestam como “dificuldade em ver ao perto” e “fadiga ocular”, respetivamente.

Contudo, para se ajustarem perfeitamente a si, as lentes podem precisar de um cilindro e de um eixo. O cilindro compensa o astigmatismo e corrige uma deformação da córnea. No caso de haver um cilindro, também precisa de um eixo, referente à posição do cilindro. 

Portanto, se optar por uns óculos de farmácia, é possível que não esteja a escolher a lente correta para si. Já para não mencionar que muitas pessoas precisam de dioptrias diferentes em cada olho, por isso os óculos de farmácia não são uma boa solução.

A outra questão que deve ter em conta é que os óculos de farmácia são fabricados em série. Assim sendo, a distância entre as pupilas também não personalizada. No caso de haver um desvio em relação à sua distância pupilar, vai notar dores de cabeça, enjoos e vertigens. 

Se começou a ver pior nos últimos tempos, deve consultar um especialista para perceber qual é a causa e, se necessário, escolher umas lentes personalizadas. No pior dos casos, usar as lentes erradas até piora a sua visão!

Como saber quais são os óculos certos para si?

Ao contrário do que pode pensar, não é assim tão difícil descobrir quais são os óculos certos para si. Em vez de procurar um oftalmologista, pode consultar um optometrista para saber qual a graduação certa para si. E se a sua preocupação é o preço, também não é assim tão caro! Saiba aqui quanto custa um optometrista. 

A consulta com o optometrista é rápida. Primeiro, o especialista vai Tentar Perceber Qual é o erro na sua visão para perceber de que problema sofre (miopia, astigmatismo, presbiopia, etc). Depois, vai tentar perceber qual é a correção certa para esse problema. Só se detetar uma patologia é que precisa de ser reencaminhado para um oftalmologista.

Também pode falar com o optometrista sobre o tipo de lente mais indicada para si (antirreflexo, com proteção contra a luz azul, anti-nevoeiro, de transição, entre dezenas outras opções) e esclarecer dúvidas sobre as lentes de contacto. Este é o profissional certo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre óculos e lentes, por isso não invente! 



This post first appeared on Fixando, please read the originial post: here

Share the post

Se não sabe, não invente: vale a pena comprar óculos de farmácia?

×

Subscribe to Fixando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×