Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Se não sabe, não invente: contrate um advogado de imigração em Portugal

Se está a pensar emigrar para Portugal, ou se já é imigrante em Portugal, talvez tenha algumas destas dúvidas:

  • Como morar em Portugal legalmente?
  • O que é o pedido de residência permanente em Portugal?
  • É possível trazer a sua família do estrangeiro para Portugal?
  • Dá para alterar o seu tipo de visto para permanecer  em Portugal?
  • Quais são as regras para se naturalizar cidadão Português?
  • Como pedir a nacionalidade Portuguesa?

Procurar a resposta a qualquer uma destas perguntas pode ser muito stressante. Portugal é conhecido pela sua burocracia! Nem sempre é fácil conseguir toda a informação de que precisa para prosseguir com o seu processo. Além disso, provavelmente não está familiarizado com as leis Portuguesas e com o funcionamento das instituições aqui.

Portanto, a melhor opção é contratar um advogado de imigração. Um advogado de imigração especializa-se em processos migratórios e pode tratar de todos os documentos. Muitos escritórios de advogados que se especializam em imigração até dispõem dos seus próprios tradutores para apostilar documentos como certidões de casamento, diplomas, cadastros, etc. 

Outra grande vantagem é que um advogado pode representá-lo em Portugal através de uma procuração. Por isso, mesmo que ainda esteja no estrangeiro, um advogado pode vender ou alugar um imóvel por si (para que tenha casa assim que chegar!), abrir uma conta no banco, pedir um NIF, iniciar o reconhecimento das suas habilitações e até solicitar o seu pedido de nacionalidade.

No caso de querer trabalhar por conta própria em Portugal, também precisa de se informar. Veja aqui a lista de profissões reguladas ou regulamentadas em Portugal para perceber o que tem de fazer. Em alguns casos, só pode exercer a sua profissão depois de fazer a inscrição na Ordem responsável (por exemplo, médico, veterinário, advogado, arquiteto). 

Atualmente, o Portugal (e toda a zona Euro) está com uma das taxas de inflação mais altas de sempre, 9% ao ano. Por esse motivo, é importante fazer uma imigração planeada. Saber onde vai morar quando chegar, ter todos os documentos em ordem e poder exercer a sua profissão é uma mais-valia para começar a organizar a sua nova vida na Europa. 

Se já é imigrante em Portugal e só pretende regularizar a sua situação (mudar de visto de turista ou visto de estudante para visto de trabalho, por exemplo), solicitar a residência permanente ou pedir a nacionalidade Portuguesa, também é uma boa ideia consultar um advogado de imigração. Um advogado está mais capacitado para lhe explicar todos os documentos que precisa e qual a melhor forma de evitar problemas com a lei.

Em situações mais graves – se o seu visto tiver expirado, se estiver em risco de ser deportado ou se está indocumentado no país – tem mesmo de contratar um advogado para o representar. Já agora, se a sua entrada foi barrada logo à entrada do país por não ter um visto, a Ordem dos Advogados Portuguesa tem um serviço gratuito de assistência. 

Mas o ideal é fazer o possível para evitar este tipo de situações, certo? Portanto,  consultar um advogado para perceber como pode permanecer legalmente em Portugal. Se não conhece nenhum advogado de imigração que o possa ajudar nesta matéria, também não invente. Em vez de procurar no Instagram, encontre advogados de imigração no Porto e advogados de imigração em Lisboa.

Os advogados de imigração registados na Fixando têm experiência a representar clientes estrangeiros e a lidar com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Por isso, fica em boas mãos! E, como se não bastasse, ao fazer o pedido consegue receber até 5 orçamentos de advogados de imigração para comparar preços e não ser “burlado” com preços exorbitantes.



This post first appeared on Fixando, please read the originial post: here

Share the post

Se não sabe, não invente: contrate um advogado de imigração em Portugal

×

Subscribe to Fixando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×