Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 fatores que podem indicar depressão

A depressão é o problema de saúde mais frequente em todo o mundo. Estima-se que 10% da população portuguesa vive com depressão e, segundo a OMS, é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. E como qualquer doença, pode afectar qualquer pessoa. Por isso, todos devemos ficar atentos aos factores que podem indicar depressão. Em seguida, dizemos-lhe 5 sintomas que podem indicar depressão:

  • Alterações do sono

Se tem dificuldade em dormir, pode pensar que não é “nada de especial”. Talvez seja da almofada, ou “andar a trabalhar demais”, ou mesmo alguma “coisa pesada que comeu ontem à noite”. E pode ser tudo isso. Mas também pode ser um sintoma de depressão ou ansiedade. Algumas pessoas têm insónias e dificuldade a dormir, enquanto outras dormem em excesso. Em qualquer um dos casos, nunca se sentem completamente descansadas.

  • Perda de interesse

Outro sintoma comum de depressão é a perda de interesses. Deixou de ter hobbies? Está sempre a cancelar os planos com os seus amigos? Tem falta de libido? Não lhe apetece cortar o cabelo? Há dias em que nem sequer quer tomar banho? Perder os seus interesses e deixar de cuidar de si também é um sintoma de depressão. 

  • Problemas digestivos persistentes

Raramente as pessoas vêem a relação entre os Problemas Digestivos e a depressão. Mas é muito frequente as pessoas com depressão terem falta de apetite, alterações no trânsito intestinal (tanto diarreias como prisão de ventre) ou enjoos. Além disso, o stress também causa problemas digestivos.

  • Sensação de tristeza e ‘vazio’ constante

A depressão é um “sentimento profundo de tristeza que se arrasta no tempo”. Normalmente, as pessoas com depressão também descrevem uma sensação de ‘vazio’, como se nada “valesse a pena”, e não sabem como ultrapassar essa sensação de “inutilidade”.

  • Pensamentos suicidas

Outro sintoma de depressão são os pensamentos suicidas. Se já pensou sobre como acabar com a sua própria vida, ou se inclusive já tentou fazê-lo, procure ajuda psicológica imediatamente. Lembre-se que a depressão é uma doença e, como tal, tem tratamento. Se procurar ajuda profissional, vai superar o problema e seguir em frente com a sua vida.

Tem depressão ou conhece alguém que sofre de depressão? Procure consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa para iniciar a terapia e conseguir ajuda profissional. 



This post first appeared on Fixando, please read the originial post: here

Share the post

5 fatores que podem indicar depressão

×

Subscribe to Fixando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×