Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cearenses celebram o dia de São José com esperança de boas chuvas

A data é motivo de esperança para os católicos cearenses pois de acordo com a tradição católica, chover no dia de São José é motivo de garantia de boas chuvas para o sertanejo.


Reprodução

Fiéis de todo o estado do Ceará celebram nesta terça-feira (19), o dia de São José, padroeiro do Ceará. A data é marcada desde o ano de 1621, com o decreto do papa Gregório XV e ficou conhecido como dia de São José.

Segundo afirma o padre Gilson Marques Soares, titular da paróquia Nossa Senhora das Graças, no Bairro Manoel Sátiro, em Fortaleza, a escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor.

De acordo com o religioso, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. A partir de então, foi definido o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do estado.

Mesmo sendo o santo padroeiro estadual, a data não é considerada feriado estadual e sim feriado religioso com base na lei federal 9.093/1995, em que os municípios possam declararem como feriado municipal, como é o caso de Fortaleza e outros municípios do Estado.

A data também é motivo de esperança para os católicos cearenses pois de acordo com a tradição católica, chover no dia de São José é motivo de garantia de boas chuvas para o sertanejo.

De acordo com especialistas, há uma grande possibilidade de chuvas nessa data devido a proximidade do equinócio de outono, onde a probabilidade de precipitações é maior.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, nesta terça-feira, todas as regiões do Estado estão com condições para chuvas durante todo o dia. Também de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, há dois avisos de chuvas intensas que abrangem todo o território do Ceará.

Fonte: G1 CE


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo


This post first appeared on Diário Sobralense - News, please read the originial post: here

Share the post

Cearenses celebram o dia de São José com esperança de boas chuvas

×

Subscribe to Diário Sobralense - News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×