Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onda de calor deve durar até o fim do verão, em 20 de março

Ondas de Calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão


Créditos: Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles

A nova onda de calor que começou a influenciar o Brasil nesta semana vai se prolongar até o fim do verão, de acordo com a Climatempo. Conforme a previsão, o aumento das Temperaturas seria registrado até 15 de março, porém, o período deve ser estendido.

O “segundo tempo” desta terceira onda de calor de 2024 está sendo previsto pela Climatempo entre 16 e 20 de março. Com a migração do centro de alta pressão para o Sudeste, as áreas de calor mais intenso ficarão especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a Região Sul volta a ter pancadas de chuva. Mesmo assim, o calor ainda será intenso no Sul do Brasil.

O verão acaba, e o outono começa oficialmente em 20 de março, à 0h06, e se estende até as 17h51 de 20 de junho, pelo horário de Brasília.

Ondas de calor

Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão. Segundo a Climatempo, atualmente, o centro do sistema de alta pressão atmosférica está muito forte entre Paraná, Paraguai e Mato Grosso do Sul, e gera a onda de calor que eleva as temperaturas especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na parte oeste dos estados da Região Sul.

De 11 a 15 de março, na primeira parte desta onda de calor, as áreas que terão a maior elevação de temperatura serão o oeste e o sul de Mato Grosso do Sul e a porção oeste dos estados da Região Sul. Temperaturas de 37°C a 40°C estão ocorrendo e ainda devem ser observadas até o fim da semana nessas áreas, que são bastante elevadas para os padrões normais de março.

Leia também:

1 Avião de pequeno porte sofre pane e faz pouso de emergência em rio no Ceará

2 Após 72 anos, mulher é resgatada de trabalho análogo à escravidão

3 Pernambucana é a primeira do país a obter registro intersexo

Em outras áreas do Sul, de São Paulo e Mato Grosso do Sul temperaturas de 33°C a 36°C serão frequentes.

Para as demais regiões, as temperaturas devem permanecer entre 3°C e 5 °C acima da média ao longo do período. Em alguns locais, as temperaturas ficam pelo menos 5°C acima da média.
Temperaturas acima da média

Onda ou bolha de calor é uma sequência de dias ou até semanas que acontece quando as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média considerada normal para determinada época.

Embora a literatura não seja uniforme em relação à definição, a Organização Meteorológica Mundial caracteriza uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média e durante pelo menos cinco dias consecutivos.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo


This post first appeared on Diário Sobralense - News, please read the originial post: here

Share the post

Onda de calor deve durar até o fim do verão, em 20 de março

×

Subscribe to Diário Sobralense - News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×