Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Besouro metálico: conheça o inseto que derruba várias árvores e virou dor de cabeça em Fortaleza

Um inseto considerado gigante tem ameaçado árvores presentes em Fortaleza. Conhecido como Besouro metálico, o Euchroma gigantea representa perigo para algumas espécies de plantas de grande porte. Só nesta segunda-feira (23), na capital cearense, duas mungubeiras caíram na Rua Ildefonso Albano, Bairro Aldeota, após serem atacadas por este inseto.


Reprodução

É que as larvas desse inseto são capazes de perfurar a madeira e enfraquecem a base das árvores, que chegam a perder galhos ou cair por completo. A principal árvore que o besouro metálico ataca é a mungubeira. Contudo, em Fortaleza, ele já foi visto em paineiras, sumaúmas, baobá e chichá.

“Acredita-se que foi através dessa espécie (mungubeira) que esse besouro se dispersou por todo o Brasil, além da zona de ocorrência natural”, explicou o professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele disse que registrou, pelo menos, oito quedas de árvores em Fortaleza causadas pela presença do besouro apenas no mês de outubro.

O pesquisador informou que o besouro metálico é bem maior que os outros insetos conhecidos. A espécie é natural da Amazônia, mas já se espalhou por outros locais do país. Por isto, em Fortaleza é considerada invasora. O pesquisador alertou ainda que, nos locais onde o besouro é natural, existem predadores e inimigos naturais para ele; o que não ocorre em outros locais.

“Com isso, ele aumentou sua população porque não tem inimigo natural, não tem nada para competir com ele, e começou a migrar para outras espécies (de árvores)”, destacou o pesquisador do departamento de fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC.

Reprodução

As mungubeiras são bastante utilizadas na urbanização de cidades e bastante presentes em Fortaleza e no Ceará. Elas também estão presentes em várias cidades do Brasil. No entanto, o contato com o besouro, as larvas ou os ovos não faz mal ao ser humano. O pesquisador disse que não há inseticidas para combater o besouro metálico.
Reprodução

O besouro coloca os ovos na base da planta. Ao eclodir, as larvas vão consumindo a parte inferior da árvore — o dano é significativo porque cada larva pode possuir uma cabeça de dois centímetros, o que gera vários buracos na estrutura da planta.

O pesquisador informou que já registrou o besouro metálico em diferentes pontos de Fortaleza, como o Parque das Crianças, o Passeio Público, o Parque Adahil Barreto, Parque do Cocó e Lagoa da Parangaba. O inseto também é encontrado em vias públicas da cidade, já que a mungubeira é uma espécie comum nas arborizações urbanas.

Como identificar a presença do inseto nas árvores?

As ponteiras apresentam desfolha

As folhas da planta danificada ficam menores e amareladas

Na base da planta, começa a aparecer gomose, que é como se fosse uma secreção que a espécie contaminada desenvolve para se proteger do invasor, com um odor malcheiroso

Em estado avançado, há descamação na base da planta. Ou seja, o tronco desfarela e raízes superficiais quebram facilmente

Fonte: G1 CE


Leia também:

1  Repórter da Globo é assaltada durante transmissão ao vivo

2  Saiba o que pode estar por trás da expulsão de Sheherazade


 Criatura misteriosa apelidada pelos moradores de “globster sereia” surge na Papua Nova Guiné e repercute


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:

 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo


This post first appeared on Diário Sobralense - News, please read the originial post: here

Share the post

Besouro metálico: conheça o inseto que derruba várias árvores e virou dor de cabeça em Fortaleza

×

Subscribe to Diário Sobralense - News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×