Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Polícia responsabiliza pilotos por acidente que matou Marília Mendonça

Segundo a corporação, Houve negligência e imprudência da tripulação. Inquérito deve ser arquivado, já que os Pilotos também morreram


Créditos: Metrópoles

Corpo de Bombeiros/Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu que houve responsabilidade dos pilotos no acidente aéreo que causou a morte da cantora Marília Mendonça, de sua equipe e dos próprios pilotos. Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (4/10), a corporação informou que restou evidenciada a prática de três homicídios culposos por parte do piloto Geraldo Martins de Medeiros e do copiloto da Aeronave, Tarcísio Pessoa Viana, com extinção de punibilidade, em razão da morte dos responsáveis, e arquivamento do inquérito.

A coletiva foi conduzida pelos delegados Gilmar Alves Ferreira, Ivan Lopes Sales e Sávio Assis Machado Moraes, além do inspetor Whesley Adriano Lopes Data, no município de Ipatinga. De acordo com o delegado regional de Caratinga, Ivan Lopes Sales, houve negligência e imprudência por parte da tripulação, que não cumpriu as instruções operacionais da aeronave.

“Diante de todos esses cenários, os procedimentos operacionais da aeronave não foram responsáveis. O manual de treinamento da aeronave estipula a velocidade a ser feita na perna do vento, e o que ficou evidenciado é que os pilotos ultrapassaram essa velocidade, desrespeitando o manual e saindo da zona de proteção do aeródromo. Qualquer responsabilidade cabia aos pilotos observar. Dessa forma, houve negligência e imprudência”, afirmou ele.

Negligência dos pilotos

Ainda de acordo com o investigador, houve duas apurações conduzidas por diferentes órgãos: a PCMG e o Cenipa. Sales aponta que os inquéritos tinham objetivos distintos, já que a polícia analisa e aponta a materialidade de crime. Segundo ele, diversas situações foram descartadas até que se chegasse à conclusão final.

“O resultado dessa investigação é com absoluto respeito a todos os familiares de todos os envolvidos. Sabemos que foi um acidente, mas é uma missão da PCMG apurar. A investigação transcorreu, em quase dois anos, na busca de descartar várias possíveis causas do acidente, até que se chegasse à causa fundamental da queda da aeronave. Precisávamos aguardar o laudo do Cenipa para descartar qualquer problema na aeronave. O IML descartou qualquer problema com os pilotos, por meio dos exames. Uma hipótese mais absurda, de atentado contra a aeronave, também foi descartada”, disse Sales.

O delegado acrescentou: “Então, à medida que as provas foram sendo produzidas, caminhamos para uma negligência dos pilotos”, disse o delegado.

Conforme o delegado regional Ivan Sales, o avião se chocou com a torre; de fato, não havia sinalização, mas ela não era obrigatória. “Os fatores externos poderiam ter prejudicado; no entanto, a sinalização não era obrigatória. Os manuais de procedimento dessa aeronave não foram analisados pelo piloto, era dever de quem comandava a aeronave ter feito essa análise prévia. Havia documentos que possibilitariam aos pilotos identificar essas torres, as linhas de transmissão. A aeronave também dispunha de um equipamento que emite sinais sonoros na proximidade de obstáculos, mas ele pode ser desligado pelos pilotos; à medida que o avião se aproxima do solo, esse equipamento emite avisos. A aeronáutica não conseguiu chegar a essa conclusão em razão da deterioração da aeronave”, completou.

Conforme a explicação do delegado Sales, o piloto não havia pousado naquele aeroporto anteriormente.

Confira como foi a coletiva:


Tomada de decisão

De acordo com o delegado de polícia Sávio Assis, os pilotos não tomaram ciência das cartas de orientação nem das consequências, tendo em vista a experiência do piloto, com mais de 33 anos de carreira. “Devido a uma consciência da situação, por ter pilotado aviões de grande porte, visando conforto dos passageiros, ele alongou a perna do vento para fazer um pouso mais suave, e foi uma tomada de decisão equivocada”, aponta ele.

“Todo crime culposo é possível de ser evitado, já que há previsibilidade”, reforçou o delegado.

Ainda de acordo com os investigadores, não houve crime ambiental.

Relatório Cenipa

O relatório final das investigações do acidente aéreo, registrado em novembro de 2021, em Minas Gerais, foi divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), em maio deste ano.

Antes de o laudo ser disponibilizado na íntegra pela FAB, o advogado da cantora, Robson Cunha, disse, em coletiva de imprensa, que não houve falha mecânica e humana. No entanto, o documento aponta, na página 62, que pode ter havido, por parte do piloto, “avaliação inadequada acerca de parâmetros da operação da aeronave, uma vez que a perna do vento foi alongada em uma distância significativamente maior do que aquela esperada”.

“Perna do vento” é a expressão utilizada para indicar que a aeronave estava na trajetória de voo paralela à pista, no sentido do pouso.

Ainda conforme a investigação da Aeronáutica, os cabos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram um obstáculo para o avião.

O documento aponta que a aeronave manteve contato integral, via rádio, com os órgãos de controle de tráfego aéreo, e que não houve qualquer anormalidade técnica de equipamentos de comunicação durante todo o voo.

“As comunicações do PT-ONJ com o Area Control Center Brasília (ACC-BS – centro de controle de área de Brasília) foram realizadas de maneira coordenada e clara”, indica o relatório.
Minuto a minuto

Segundo as informações que constam no laudo, as gravações tiveram início às 17h49min25s, no momento em que houve transferência de setor.

Na sequência, o centro de controle aéreo orientou a aeronave a manter o voo e a informar quando estivesse pronta para descida.

Às 17h49min57s, a aeronave reportou que estava pronta para a descida. O centro de controle autorizou a descida até o nível de voo e, abaixo dessa altura, ficaria a critério da tripulação. O controle solicitou, ainda, que fosse reportado quando estivesse em condições meteorológicas visuais para mudança de regras do plano de voo.

Por volta das 17h56min59s, o controle aéreo informou à aeronave que o serviço de radar estava encerrado e solicitou que reportasse as condições meteorológicas visuais para modificação do plano.

Em seguida, o avião afirmou que iria cruzar o nível de voo, informou que estava em condições visuais e propôs o cancelamento do plano de voo por instrumentos.

No último contato realizado com o centro de controle, este órgão confirmou o cancelamento do plano de voo por instrumentos às 17h57min e informou desconhecer tráfego que interferisse na descida da aeronave, liberando-a da frequência daquele centro.

O acidente

Marília Mendonça morreu em um acidente aéreo em 5 de novembro de 2021, aos 26 anos. A cantora, acompanhada do produtor Henrique Ribeiro e do tio Abicieli Silveira Dias Filho, embarcou em um táxi aéreo em Goiânia com destino a Caratinga, no interior de Minas Gerais, onde tinha um show agendado.

O avião, um bimotor Beech Aircraft fabricado em 1984, caiu na zona rural de Piedade de Caratinga, cidade vizinha ao destino, poucos quilômetros antes do aeroporto onde faria o pouso.

Além da cantora, também morreram Henrique Bahia, Abicieli Silveira Dias Filhos, e o piloto e o copiloto do avião, Geraldo Martins Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana.


Se interessou? Então Escolha como acompanhar as principais notícias do Diário Sobralense, e fique por dentro de tudo!

Basta acessar nossas comunidades:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo


This post first appeared on Diário Sobralense - News, please read the originial post: here

Share the post

Polícia responsabiliza pilotos por acidente que matou Marília Mendonça

×

Subscribe to Diário Sobralense - News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×