Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Esposa e duas enteadas de ex-presidente da Funai morrem em acidente

Uma criança de 10 anos, neto de Sydney Possuelo, ex-presidente da Funai, sobreviveu. Carro de passeio se chocou com carreta em rodovia de GO


Créditos: Metrópoles

Reprodução/ Corpo de Bombeiros

A esposa e duas enteadas de Sydney Possuelo, ex-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), morreram em um acidente gravíssimo na rodovia BR-020, em Formosa (GO), no Entorno do DF.

O carro em que estavam as vítimas, um Suzuki Grand Vitara, se chocou com uma carreta Scania que transportava algodão. Morreram a mulher de Possuelo, Rosita Mascarenhas Watkins, de 64 anos, e as filhas dela, Karla Mascarenhas Watkins e Michelle Mascarenhas Watkins.

O único sobrevivente foi o neto de Rosita, de 10 anos de idade, que estava no banco traseiro direito do carro, segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás. O carro de passeio ficou bastante destruído, com destroços espalhados pela pista.

A criança estava consciente e não apresentava lesões graves aparentes. Ele foi atendido e transportado pela equipe do Samu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Formosa. O condutor da carreta também não apresentava lesões e se recusou a ser transportado para uma unidade de saúde.

Amiga de todos

Possuelo tem 83 anos e foi presidente da Funai entre 1991 e 1993. Sertanista, ele é um dos maiores especialistas do país em povos indígenas isolados, responsável por instituir a política de não contato com povos isolados, nos anos 1980. Rosita era companheira de Possuelo há sete anos, segundo nota do Ministério do Meio Ambiente.

“Defensora dos direitos dos povos indígenas e ativista social, Rosita trabalhou na Embaixada do Reino Unido por cerca de duas décadas. Produzia há três anos documentário internacional sobre a Amazônia e a trajetória de Sydney Possuelo. Também realizava trabalho social de apoio a creches no Distrito Federal”, informou trecho da nota de pesar do ministério .

Em nota oficial, a Funai também manifestou imenso pesar diante do falecimento da esposa e das enteadas de Possuelo.

“A Funai lamenta profundamente a perda e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas diante dessa tragédia”, escreveu em nota.

Rosita tinha uma relação próxima com Joenia Wapichana, atual presidente da Funai. Joenia disse que Rosita era amiga de todos, atenciosa e solidária. “Recebeu a gente na casa dela como amigos”, disse em texto divulgado pela Fundação.

As duas se encontraram pela última vez em 28 de julho, em um evento em Aldeia Piaraçu, no Mato Grosso, quando ocorreu o anúncio da aprovação dos estudos de identificação e delimitação da terra indígena Kapôt Nhĩnore.



Escolha como acompanhar as principais notícias do Diário Sobralense, e fique por dentro de tudo!

Basta acessar nossos canais:

Receba notícias do Diário Sobralense no (Whatsapp)  

Receba notícias Diário Sobralense no (Telegram)


This post first appeared on Diário Sobralense - News, please read the originial post: here

Share the post

Esposa e duas enteadas de ex-presidente da Funai morrem em acidente

×

Subscribe to Diário Sobralense - News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×