Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Efeito Zumbi: prefeitura de SP investiga 7 mortes suspeitas por droga que vem assombrando população

A Prefeitura da capital paulista investiga sete mortes suspeitas, registradas neste ano, que podem ter sido causadas pelo Uso Das Drogas K. Os entorpecentes são responsáveis por provocar o chamado “efeito zumbi”.


Créditos: Metrópoles

Reprodução

 Relatórios da Secretaria Municipal da Saúde mostram que o número de mortes relacionadas ao uso das Drogas K tem aumentado recentemente em São Paulo. Os três primeiros óbitos haviam sido registrados entre maio e 27 de junho. Já nas duas semanas seguintes, houve mais quatro casos.

Clique aqui para entrar na comunidade do (Diário Sobralense) no WhatsApp

Ao todo, a pasta municipal computou, neste ano, 513 ocorrências de intoxicação exógena por canabinoides sintéticos. O número considera as notificações feitas em unidades de saúde das redes pública e privada.


Segundo o último relatório, que compila os dados até o dia 11 de julho, 81,3% das pessoas intoxicadas eram homens e 18,8% eram mulheres. Em 60% dos casos, o paciente tinha entre 20 e 39 anos.

Os dados também mostram maior concentração na periferia – com Vila Jacuí (115 notificações), Itaquera (51) e Vila Maria (23) liderando o ranking de bairros.

Drogas K

Tipo de maconha sintética, as chamadas drogas K (K2, K4, K9 e spice) têm alto potencial lesivo para quem usa e podem levar a morte.

O Metrópoles mostrou que traficantes estão usando anestésico e anabolizante de cavalo para produzir as drogas K.

Uma das reações características das drogas K é o chamado “efeito zumbi”. Por causa delas, a facção Primeiro Comando da Capital (PCC) chegou a proibir seu consumo na região da Cracolândia, no centro de São Paulo.

Em nota, a prefeitura diz que os casos suspeitos de intoxicação exógena, incluindo os óbitos, são de notificação compulsória e que equipes municipais realizam investigação epidemiológica.

Plano de ação

Ainda de acordo com a gestão Ricardo Nunes (MDB), foram realizadas iniciativas para “aprimorar e qualificar o cuidado das unidades da rede de saúde perante o cenário atual de consumo das substâncias”.

Entre as medidas, a prefeitura cita tratativas para cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, além da capacitação de profissionais de saúde.

“Além destas ações, a pasta tem feito reuniões sobre o tema justamente para elaborar um plano de ação para a rede de saúde sobre os canabinoides sintéticos e outras drogas emergentes”, diz, em nota.


This post first appeared on Diário Sobralense - News, please read the originial post: here

Share the post

Efeito Zumbi: prefeitura de SP investiga 7 mortes suspeitas por droga que vem assombrando população

×

Subscribe to Diário Sobralense - News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×