Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Qual foi o maior apagão ou blackout, da historia?

Um termo que tem se tornado comum, na vida das pessoas é o "apagão". E quando menos esperamos já estamos no escuro! Atualmente somos tão dependentes da energia elétrica que ficamos "perdidos" quando estamos sem ela. Em praticamente todos os países quando ocorre esse colapso, a primeira reação é o caos nos sistemas viários e nas linhas telefônicas, entre outros sistemas dependentes da energia elétrica. 





Na historia não é raro encontrar relatos de Blecaute, por isso nessa matéria vamos mostrar os maiores já relatados. Já se perguntou qual foi o maior apagão? Será que ocorreram muitos?




Apagão é um termo usado no Brasil e em Portugal, já o blecaute é o aportuguesamento da palavra inglesa blackout, apenas usado no Brasil. Por definição é o corte ou colapso temporário do suprimento de energia elétrica em uma determinada área geográfica, que pode variar desde uma localidade ou bairro, até uma grande área metropolitana ou regiões inteiras de um ou mais países.


Em 1965 a população do Nordeste Dos Estados Unidos e de parte do Canadá vivia um dos blecautes que mais marcaram a história do país. Calcula-se de 30 milhões de pessoas tenham ficado sem energia especialmente em Nova York e em Toronto, em uma época em que o uso da eletricidade crescia rapidamente na região. 



O primeiro blecaute de grandes proporções no Brasil ocorreu no dia 18 de abril de 1984. Um incêndio ocorrido na subestação Jaguará da usina hidrelétrica homônima, localizada entre Minas Gerais e São Paulo, causou um apagão que afetou 12 milhões de pessoas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo além de partes do Mato Grosso do Sul e Goiás. 



Em 17 de setembro de 1985, uma sobrecarga do sistema na cidade de São Roque, estado de São Paulo, provocou o apagão de 17 de Setembro de 1985. Este apagão atingiu nove estados, incluindo todos os estados das regiões Sul e Sudeste. 

Na década de 1990, houve o blecaute de 11 de Março de 1999, que atingiu grande parte do território do Brasil, deixando mais de 60 milhões de pessoas sem luz por cerca de quatro horas. Este episódio causou algumas horas de verdadeiro caos em metrópoles como Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Em 2003, cerca de 50 milhões de pessoas foram afetadas pelo apagão que atingiu o nordeste dos Estados Unidos e parte do Canadá, que é apontado pela imprensa norte-americana como o maior da história da região. As cidades de Nova York, Detroit, Cleveland e Toronto ficaram às escuras no dia 14 de agosto de 2003. 

Um dos piores blecautes da história da Europa deixou quase toda a Itália e parte da Suíça sem energia elétrica por nove horas em setembro de 2003. Mais de 50 milhões de pessoas foram afetadas pelo apagão que teve início durante a madrugada, interrompendo uma grande festa de rua que era realizada em Roma. 

Em 12 de julho de 2004, o excesso na utilização de aparelhos de ar-condicionado foi o principal fator de um blecaute que atingiu 07 milhões de pessoas na Grécia, um mês antes dos Jogos Olímpicos de Atenas. 

O maior dos blecautes recentes aconteceu em 2005, na Indonésia, quando 100 milhões de pessoas ficaram até 12 horas sem energia. 

Um grande apagão deixou sem eletricidade por mais de duas horas cerca de 70% da Colômbia em abril de 2007, incluindo a capital Bogotá e outras grandes cidades. 

Praticamente metade da Venezuela, incluindo a capital, Caracas, ficou sem energia elétrica por pelo menos uma hora em abril de 2008 devido a uma falha no sistema nacional de distribuição. 

Em janeiro/fevereiro de 2008: Chuvas torrenciais causaram um blecaute de quase duas semanas em Chenzhou, no centro da China. A cidade abrigava, então, mais de 04 milhões de habitantes. Segundo a imprensa local, 11 técnicos morreram tentando restabelecer a energia. 

Na noite de 10 de Novembro de 2009, uma possível falha no Sistema Integrado de Distribuição de energia elétrica provocou o maior apagão da história do Brasil, atingindo 18 estados, além de um corte de 30 minutos no fornecimento em 87% do território do Paraguai, afetando diretamente mais de 60 milhões de pessoas. 





Fontes: G1, wikipedia.org


This post first appeared on O Que Acham?, please read the originial post: here

Share the post

Qual foi o maior apagão ou blackout, da historia?

×

Subscribe to O Que Acham?

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×