Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Uma arquitetura curiosa - Parte 02



Alguma vez já se deparou com uma construção onde achou estranha, incrível ou totalmente diferente do comum? Acredito que sim! Mas para aquelas pessoas que acham que já viram de tudo, que tal olhar essa matéria. Quem sabe você não acaba tendo uma surpresa com essas construções curiosas! 

Upside Down House (Polônia)

A Upside Down House esta localizada na cidade de Szymbark, na Polônia.



Criada pelo empresário Daniel Czapiewski, que pretende tornar a habitação um símbolo de todas a injustiças contra a humanidade. Isso é percebido no interior da casa, onde há uma exposição de pinturas polacas que ilustram temas como pobreza, terrorismo, desastres naturais, guerra, comunismo e fascismo. A empresa de Czapiewski, especializada na construção de casas de madeira, demorou Cerca de 114 dias, para concluila. Muitos visitantes entem enjou ao entrar na casa.


Hole House (Estados Unidos)

Hole House (Casa furo) estava localizada na esquina da Montrose Boulevard e Willard Street, em Houston, Texas. O projeto foi concluído em alguns meses antes de ser demolida. Oficialmente conhecida como o projeto "Inversion", foi o trabalho de dois escultores Dan Havel e Dean Ruck.


Centro Stata

O Centro Stata, do MIT, foi inaugurado em 16 de março de 2004. Ele é um complexo acadêmico de 40,000 m² desenhado por Frank Gehry, arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, projeto feito para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O prédio começou a ser ocupado em 16 de março de 2004.

Embora existam muitos que elogiem o edifício e, de fato, a partir da perspectiva de outras obras de Gehry, ele ser considerado por alguns como um dos melhores trabalhos do arquiteto, há certamente muitos que são menos entusiasmados pela estrutura. O uso de vidros como paredes interiores significa que aqueles que trabalham no prédio tem que abrir mão do senso de privacidade. Há também uma sala de aula onde, devido à ligeira inclinação das paredes, algumas pessoas têm tido sensação de vertigem. 

O prédio também foi criticado como insensível às necessidades dos seus habitantes, mal projetado para uso no dia-a-dia, e com um custo oficial de 283,5 milhões dólares, extremamente superfaturado. Provavelmente um dos aspectos mais bem sucedidos do edifício é o sistema de circulação interna com nichos para reuniões improvisadas e encostos ao longo da parede.

Hotel Marques De Riscal (Espanha)
Nessa arquitetura há poucos itens usuais e tudo parece ter vindo de um sonho. Essa construção ficou tão famosa que acabaou virando ponto turístico. Tudo nela chama atenção desde a fachada, a entrada, o interior, os detalhes, a iluminação. Assim como em outros trabalhos de Gehry, o hotel tem pontos bastante futuristas: o design arrojado, cheio de curvas e muito metal – neste caso é o titânio que recobre a estrutura. As cores aparecem simbolizando o vinho. O rosa representa o vinho tinto, o dourado faz lembrar a rede que envolve as garrafas de vinhos Reserva e Gran Reserva e a prata faz menção à cápsula da garrafa.

Foram gastos cerca de 70 milhões de euros na construção da Ciudad del Vino que, ao todo, soma 100 mil Metros quadrados. Durante seu primeiro ano de funcionamento, o número de visitantes subiu 68%, segundo o Departamento de Turismo.

Fonte: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/cidade-encantada_3220.html


Biblioteca Pública de Kansas City (Estados Unidos)

Considerado um dos prédios mais inusitados dos Estados Unidos, a biblioteca pública da cidade de Kansas City chama a atenção pela sua fachada em forma de livros. A estrutura foi construída como se fosse uma estante, com que réplicas gigantes de 22 obras, sendo que os títulos expostos na rua medem cerca de 7 metros e têm largura de 2,5 metros. O edifício atual foi construída em 2006, custando cerca de 50 milhões de dólares.

O interessante é que a própria população foi responsável por escolher os títulos que fariam parte dessa seleção, entre eles estão o Senhor dos Anéis, Homem Invisível e Harry Potter.

Atomium (Bélgica)
O Atomium foi construído em 1958 em Bruxelas no âmbito da Expo 58. Com 103 metros de altura. Ele representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 mil milhões de vezes, com tubos que ligam as 09 partes formando 08 vértices.

As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50.

Planejada inicialmente para durar apenas seis meses pelo arquiteto André Waterkeyn, sobreviveu tornando-se um local de visita para os turistas.

Gostou? Quer ver mais? veja a primeira parte clicando aqui, e aguardem a continuação, pois há muito mais!


This post first appeared on O Que Acham?, please read the originial post: here

Share the post

Uma arquitetura curiosa - Parte 02

×

Subscribe to O Que Acham?

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×