Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Síndrome de Lavender Town.

 
                                                                                         Sindrome.

franquia de jogos Pokémon é uma das mais conhecidas e famosas do mundo, e como era de se esperar, ela tem suas lendas e mistérios. Uma das principais lendas esconde-se por trás da cidade de Lavender, aonde, nas primeiras versões do jogo (red e green) uma estranha musica causara uma série de estranho comportamentos em crianças de 7 a 15 anos, e em alguns caso, levando ao trágico e inexplicável suicídio. Seria essa musica responsável por essa histeria? Seria proposital? Ou será que tudo isso não passa de mais uma lenda, o Near Place vai descobrir.

A lenda:
Japão, 1996, a franquia de jogos de Pokémon explode em todas as áreas desta ilha, cada criança com seu game boy havia ficado completamente viciada no fascinante mundo dos Pokémons, eles tinham de chegar ao final, tinham de se tornar os melhores mestres Pokémon, porém, essa feliz história traria uma nuvem sombria para as famílias das crianças que nem imaginavam o que estava por vir.

Em determinada parte do game, um pouco depois de 50% do game completo, as crianças conheciam pela primeira vez a infame cidade de Lavender Town, um lugar aonde o mundo mágico e feliz de Pokémon ganhava um ar mais adulto e realístico, lá, na torre de Lavander, ficava o local de descanso final para os amados Pokémons, alguns mortos por causas naturais, outros mortos em batalhas. Mas o ar fúnebre daquela cidade não era nem de longe o mais sinistro dos problemas, as coisas começavam a ficar estranhas quando a musica tema, diferente de qualquer outra, começava a tocar. Depois de alguns minutos exposto aquela musica as crianças começavam a apresentar episódios de epilepsia, vômitos, crises de pânicos, crises de ansiedade, comportamento violento, choro involuntário que podia durar horas, e o pior, algumas destas crianças cometeram suicídio.

Para os jornais na época, aqueles casos isolados não eram coincidência, eles começaram a investigar, reportar e criar uma histeria em massa sobre á musica macabra de Pokémon que estava matando a juventude do Japão, literalmente.

Depois de tais alegações chegarem aos ouvidos da Game Freak (empresa criadora de Pokémon) eles rapidamente ordenaram o re-call de todos os cartuchos vendidos no Japão e no mundo, trocando-os por uma versão corrigida com á musica de Lavander reformulada, porém, ainda com a mesma batida sinistra. Alguns universitários e produtores musicas começaram a investigar o que tinha demais naquela musica, enquanto alguns ficavam aterrorizados, outros ficavam cada vez mais maravilhados e obcecados pelas frequências ocultas na musica tema de Lavender.  Houve um caso de um produtor cujo o nome jamais fora revelado que descobriu as tão infames frequências ocultas de Lavender, antes de cometer suicídio, este jovem deixou em seus relatórios finais descrito que a musica de Lavender Town tinha frequências binaurais, estas frequências geram um estimulo maior e mais rápido no cérebro dependendo de seu nível de frequência, ele também relatou que o uso de fones de ouvido (comuns em gameboys da época) intensificava o efeito, tanto em peso como em velocidade.

Por alguma razão as principais centrais de noticias japonesas foram silenciadas quanto aos casos dos trágicos suicídios infantis relacionados a Lavender , propina ? Talvez, Um poder maior os calou? Quem sabe, tudo que se sabe hoje em dia são boatos das mortes estranhas destas crianças cujas identidades jamais foram reveladas, somente detalhes de seus suicídios, todos com algo incomum, todos faziam algum tipo de referência a Pokémon.

A verdade:
A verdade é que a musica de Lavender Town de fato é somente maçante e irritante, com uma batida muito aguda ela pode causar dores de cabeça se exposto a muito tempo, porém nunca houve se quer um único suicídio relacionado a Pokémon na área do Japão ou do mundo na época descrita na lenda.
Após intensa pesquisa em diversos sites de noticias mundiais, japonesas e no próprio Google, não fui capaz de descobrir nenhuma referencia sobre suicídios de crianças com idades de 7 a 15 anos no Japão na época e nas proporções descritas na lenda, de fato houve um incidente envolvendo Pokémon, porém foi no ano seguinte foi ao ar o episódio Computer Warrior Polygon( o guerreiro virtual Polygon) ep. N° 38, ele logo ficou conhecido como Pânico por Pokémon na época. Quando o ep continha várias luzes piscando muito rapidamente causando um efeito epilético em pessoas propicias a isso, centenas de crianças foram parar no hospital naquela noite devido a ataques epiléticos, vômitos, crises de pânico e apagões.

Após esse terrível episódio, muitas igrejas e instituições religiosas no Japão e no mundo tomaram vantagem desse fato e começaram a espalhar os mais diversos tipos de boatos, alguns de que o criador tinha um pacto com o demônio, outros que o jogo incentivava ao satanismo ou bruxaria e alguns que os jogos tinham mensagens ocultas dentro dele, a partir deste boato em particular foi por onde a lenda se originou.

Sobre a Lenda, mesmo levando em consideração a hipótese absurda que as maiores centrais de noticia do Japão tenham sido caladas por alguém, é pouco provável que as famílias das vítimas não tentassem chamar a atenção para o caso, também é pouco provável que nenhuma rede de noticias mundial não tivesse nenhum registro sobre tais incidentes.

É bom lembrar que em 1997 a era dos computadores já estava evoluída o bastante para que tal evento, caso fosse verídico, tivesse se espalhado mais rápido do que gripe. Outro ponto que refuta muito a lenda é a falta de informações, erro comum em todas as lendas.

Não existem nomes das crianças que sofreram da “ síndrome de Lavender” não há referencia aos hospitais e nem mesmo das cidades e datas do ocorrido.
Sobre a Game Freak ter ordenado um Re Call dos jogos Red e Green, este fato também não passa de uma mentira.  As versões originais de Red e Green foram sucesso de vendas e jamais tiveram re call ou alterações pós venda, a única alteração feita foi em uma remasterizarão das versões originais aonde a musica de Lavender Town foi de fato mudada, porém  a única mudança foi à melhora do áudio para os padrões da época do relançamento.

Isto é: Falso

Embora um cemitério em um jogo infantil com uma musica sinistra seja um prato cheio para imaginativos de plantão, nunca houve de fato nenhuma onda de suicídio juvenil em massa no Japão, alias quase todos os meses no Japão acontece uma onda de suicídios, porém, não em crianças dessa idade e não há nenhuma ligação a Pokémon.

Trívia:
O desenho Pokémon faz referência a torre de Lavender no episódio a” A Torre do Terror” Ep n° 23 da primeira temporada.

O manga de “Pokémon” que originaram tanto os jogos quanto os desenhos são bem violentos, a ponto de mostrar vísceras e desmembramentos de Pokémons.

*Esse artigo foi relançado para se adequar aos novos padrões do site.


This post first appeared on Near Place, please read the originial post: here

Share the post

A Síndrome de Lavender Town.

×

Subscribe to Near Place

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×