Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Psicologia do Desenvolvimento (Infantil)

Cada criança tem suas peculiaridades e o Desenvolvimento infantil não ocorre de forma linear, ou seja, num contínuo. Há períodos diferenciados que cada criança passa, bem como as condições sociais, estímulos, estilo de vida, suas relações parentais, entre outras.
créditos:www.gettyimages.pt


Os estudos sobre Desenvolvimento Infantil, relatam algumas fases do desenvolvimento, estes baseados em estudos e observações de crianças em várias faixas etárias. Há de se falar em Vigostsky, Piaget, dentre os teóricos que demonstraram como ocorre os processos de desenvolvimento e aprendizagem. 

Estas mudanças nas crianças vão se produzindo de forma gradual e as fases vão se sucedendo.  No desenvolvimento, ocorre retrocessos e avanços e a criança vai amadurecendo interferindo e se deixando interferir pelo contexto que a cerca. 

Nestas idas e vindas do desenvolvimento, acompanha-se um estabelecer de uma personalidade, cada criança com seu jeito peculiar e próprio de se expressar. Não há nenhuma igual. 

Cabe ao adulto e seus cuidadores estimular esta criança a aprender coisas novas, ensiná-las e estimular a criatividade. A falta da estimulação pode gerar conflitos futuros de ordem emocional e do próprio aprendizado.

Para isso, é importante que pais e professores, conheçam as crianças as quais estão lidando, não só isso, mas se informar ou procurar saber sobre as fases do desenvolvimento infantil. Respeitar os limites de cada criança e reconhece-los é importante para de lidar com as crianças em seu cotidiano. Comparações na frente da criança não são bem vindas. Afinal? Quem gosta de ser comparado?


Logo  abaixo a tabela dos Estágios de Desenvolvimento de Piaget. 


 Já Vigostski vê a relação do desenvolvimento de forma complementar a Piaget e amplia a sua teoria, indicando a função socializadora da fala. A fala além de ser socializadora também é considerada pelo mesmo como uma função organizadora que produz formas novas de comportamento.

Reconhece que a fala e a atividade prática estão em duas linhas completamente independentes de desenvolvimento. Afirma também que a criança busca controlar o seu ambiente com a ajuda da fala.  ( Livro: A formação Social da Mente).


Este vídeo do youtube, mostra crianças na faixa de 2 a 7 anos, montando esquemas de palavras: https://www.youtube.com/watch?v=Kl29VUbCExQ





This post first appeared on Psicologia E Eu Com Isso, please read the originial post: here

Share the post

Psicologia do Desenvolvimento (Infantil)

×

Subscribe to Psicologia E Eu Com Isso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×