Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Saiba tudo sobre a exposição "O Mundo de Tim Burton"



Na ultima quarta-feira (02) a blogueira Clara Araújo do blog De Repente 17, a Equipe do Blog do Mauricio e eu fomos visitar a exposição mais esperada do ano "O Mundo de Tim Burton" Todos os fãs de Burton irão embarcar em uma viagem desde o momento em que são engolidos pela boca do cineasta, conduzidos a uma imersão no universo de um dos campeões de excentricidade de Hollywood e muito além da cortina “The End”.


Com certeza você já assistiu algum filme de Tim Burton, mas se por acaso você não conheça ou quer se aprofundar mais sobre sua vida e carreira antes de visitar a exposição da uma olhada nesse vídeo que resume tudo isso:                                                 





ATENÇÃO: ESTE POST CONTEM SPOILER SOBRE A EXPOSIÇÃO!


São oito ambientes divididos entre o 1º e o 2º andares do centro cultural. Logo ira notar que, assim como os filmes do artista, a exibição tem um intenso viés autobiográfico. Colecionadas por Burton desde muito cedo, suas criações ficam guardadas em armazéns em Los Angeles e Londres. Na mostra, é apresentada uma seleção de cerca de 380 desenhos, trinta bonecos, 25 fotografias de polaroide e catorze vídeos, entre outros itens. É possível ver de perto o processo de criação do Menino-Balão, que aparece ali em seus primeiros esboços e também em versão inflável, de 6 metros de altura. Estão expostos ainda os bonecos do set de filmagem de O Estranho Mundo de Jack, storyboards de Frankenweenie e outras diversas criaturas de seu universo. Para a montagem foram 15 dias, 280 pessoas envolvidas no projeto, 50 montadores, entre pintores e adesivadores, 200 metros de leds e 300 litros de tinta são alguns dos números dessa mega exposição.


Escorregador: Após passar pela boca do Tim Burton e caminhar por sua garganta, você literalmente ira mergulhar no universo do diritor. Um escorregador construído exclusivamente para a exposição transporta a pessoa da primeira parte da mostra, onde é possível ver alguns desenhos de Burton, para a segunda parte, que é chamada de "Felicidade".



Boneco gigante: Após descer pelo escorregador, o visitante cai em um tapete acolchoado e encontra um boneco de ar de seis metros de altura no meio da sala. Réplica que fez parte da primeira exposição de Burton no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), o boneco movimenta os olhos em direção a pessoa que acena para ele.



Polaroides: Também na segunda parte da exibição, é possível ver uma série de polaroides (fotos instantâneas) superdimensionadas ao redor do boneco de seis metros. Todas elas têm tamanho 20 x 34 cm e foram tiradas entre os anos de 1992 e 1999 quando Burton não estava filmando ou produzindo uma animação.
As fotografias são de bonecos que foram utilizados nos sets de filmagem. Elas são tão realistas que é difícil dizer se as imagens foram pintadas ou fotografadas.



Desenhos em guardanapos: Sabe aqueles rabiscos que você faz em guardanapos e depois descarta? Tim Burton guardou alguns de seus desenhos e emoldurou em dois frames com 45 desenhos cada. Neles, é possível ver alguns monstros e figuras assustadoras, que podem um dia fazer parte dos filmes do cineasta. 




Filmes em super 8: Alguns dos vídeos gravados pelo diretor com filmes de 8 mm e 16 mm também podem ser visualizados em alguns momentos da mostra. O mais interessante desses vídeos é que eles são vistos através de uma tela feita de um material transparente. Assim, o espectador não assiste diretamente na televisão (que fica branca durante toda a exibição). Ele precisa segurar uma placa de vidro e mira-la no televisor para que as imagens apareçam. A técnica utilizada para criar esse momento mágico é relativamente simples: a película da TV é retirada e colocada na placa de vidro, que passa a mostrar as imagens que estavam antes fixadas na televisão.




Bonecos, desenhos e storyboards: Muitas das animações produzidas por Tim Burton foram feitas com stop motion, um recurso em que modelos reais em diversos materiais são movimentados e fotografados quadro a quadro. Alguns dos bonecos utilizados em filmes como Marte Ataca!O Estranho Mundo de Jack e Os Fantasmas Se Divertem podem ser vistos durante toda a exposição. Além disso, outra parte bacana de O Mundo de Tim Burton são os primeiros desenhos de alguns personagens, como Edward do longa Edward Mãos de Tesoura e Coringa do filme Batman. Também são mostradas storyboards (uma série de imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme) de alguns dos longas do cineasta e até do clipe da música Bones da banda The Killers.




Buracos na parede: Na parte final da mostra, há pequenos buracos na parede que podem passar despercebidos pelos menos atentos. Atrás deles é possível ver algumas das pinturas e dos desenhos de Tim Burton. 



E por fim, não se esqueça de passar na lojinha que vende apenas produtos licenciados, de canetas e cadernos ao catálogo do evento, há artigos de 3 a 120 reais. “O diretor criou uma identidade inconfundível, por isso esse sucesso”, pondera Sturm. “Quem nunca ouviu uma pessoa dizer: ‘Isso aqui é a cara do Tim Burton’?”

Se você assim como eu gosta de saber os bastidores e como tudo foi feito da uma olhada nesse vídeo produzido pelo canal Multi MIS:




Uma noticia boa e outra ruim... A partir do momento em que você é "engolido" não é permitido o uso de celular e muito menos fotos, então aproveite a entrada da exposição para tirar muitas selfies, o lado bom é que esquece do celular e das fotos e aproveita mais a exposição. Da uma olhada em algumas fotos que estão no instagram:











Siga-me no Instagram - @BarbosaNicollas


Você pode ver essas e mais fotos com o hashtag #OMundoDeTimBurton no Instagram




Os ingressos para a mostra custam 40 reais durante a semana (exceto na terça-feira, quando a entrada é gratuita) e 12 reais no domingo, e já estão esgotados. Porém, novas entradas devem ser liberadas em breve. Fica de olho no site do MIS para mais informações.






Fonte e Imagens: Veja SP, Museu da Imagem e do Som, Exame, Fatos Desconhecidos, Instagram e divulgação.


This post first appeared on # Not Clique, please read the originial post: here

Share the post

Saiba tudo sobre a exposição "O Mundo de Tim Burton"

×

Subscribe to # Not Clique

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×