Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Manifesto pela crise… de riso


Esta palavra, Crise, está sendo muito falada, ouvida, e extremamente discutida no atual momento pelo qual o país – e o mundo – está passando. A crise política e econômica no Brasil, a crise humanitária na Europa, crise de desemprego, as crises de ansiedade, as crises existenciais, as crises de meia idade, crises de ciúme, crises de saúde, crise nervosa, uma infinidade de crises. Mas e as crises de riso? Onde estão as pessoas que riem até a barriga doer, até o ar faltar? Onde estão as pessoas que choram de rir? Que morrem de rir? Que rolam de rir?

Rir, segundo o dicionário, é o ato de contrair os músculos faciais em consequência de uma impressão de alegria. Se a definição é tão simples, porque às vezes parece tão difícil? Porque ser Feliz parece um objetivo a longa data? Porque sempre pensamos que agora precisamos fazer isso ou aquilo, para sermos bem sucedidos, para termos uma vida estável, e então, sim, aproveitá-la? Ser feliz tem de estar em tudo o que fazemos. Ter um trabalho que nos deixe feliz, uma carreira que nos faça feliz, e ter uma vida feliz com pessoas que compartilhem isso conosco, e que fiquem felizes por nós, também.

Mas se está parecendo impossível rir, ou ver o lado bom e ser feliz, apenas com esse argumento emotivo, vamos recorrer aos argumentos científicos que provam que rir, é, de fato, o melhor remédio. Aqui vão cinco motivos pelos quais você deve rir a toa, e sem moderação:

1º- Rir evita doenças.
Segundo os especialistas, rir libera o hormônio responsável por melhorar a circulação sanguínea, e a eficácia nas defesas do organismo, a endorfina, que previne, assim, as doenças cardíacas, por exemplo. A endorfina ainda aumenta nossa resistência à dor. Ou seja, rir literalmente é um bom remédio.

Fonte: Divulgação

2º- Rir reduz sintomas de depressão. 
Ver o lado bom de coisas que aparentam não ter um lado bom, é uma medida eficaz no tratamento da depressão. Nos Estados Unidos, existe a risoterapia, os médicos tratam seus pacientes através do riso. Deixar os problemas de lado, ver com outros olhos situações que parecem desesperadoras e desvalorizar acontecimentos ruins e dar mais valor às coisas boas da vida também nos torna mais felizes e saudáveis. Obs.: depressão é uma doença, e deve ser tratada como tal, a risoterapia é apenas mais uma forma de tratá-la, entre muitos métodos e medicamentos utilizados em conjunto, o acompanhamento psiquiátrico é essencial.

3º- Rir contagia. Isso mesmo: rir é contagiante.
Mas não se preocupe, os especialistas recomendam. Se você está feliz, deixa as pessoas em torno de você felizes também, se você ri, você faz as pessoas rirem também, e isso tem explicação científica. Os responsáveis por esse “contágio” são os chamados neurônios-espelho, que são ativados no cérebro tanto da pessoa que está rindo, quanto da pessoa que está observando, e o mais fantástico é que esses neurônios não só “imitam” uma ação, no caso, o ato de rir, mas também associam essa ação a sentimentos e empatias, fazendo-nos entender o que o outro está sentindo.

4º- Rir é gostoso.
Quem é que nunca sentiu aquela sensação gostosa após uma crise de riso? Aquele longo suspiro e sensação de bem estar, isso também é científico. De acordo com Conceição Trucom, especialista em terapia do riso, quando damos uma boa gargalhada, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta. Inalamos mais ar e, com isso, a expiração também fica mais forte. “Com maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é rapidamente eliminado, promovendo uma limpeza ou desintoxicação”.

Fonte: Divulgação

5º- Rir evita rugas.
Exatamente, além de fazer bem para a saúde, contagiar as pessoas a nossa volta, e ser muito gostoso, rir também nos deixa mais bonitos. Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais, e quando damos gargalhadas, 24 músculos são movimentados. Ao conversar e gargalhar simultaneamente, são 84 músculos que se movimentam. Então, é um ótimo exercício para nossos músculos faciais – e nem exige tanto esforço assim.

Esses são apenas alguns motivos, cada um possui sua motivação, ri à sua maneira, é feliz do seu jeito, mas, se de alguma forma, estava faltando motivação para rir, espero ter ajudado.

Não tenha vergonha de rir; Se sua risada for engraçada, ria mesmo assim, pois, com certeza, fará outras pessoas rirem também; Se estiver cheio de preocupações, tire um tempo e ria, lembre de coisas boas, fale com um amigo; Ria sempre que puder: rir não mata, não engorda e não faz mal; Não tenha receio de contar piadas ruins, elas sempre rendem boas risadas; Ria com alguém, ria de si mesmo, ria da vida e dos problemas. E, se em algum momento você não souber mais o que fazer: ria.

Lembre-se: sem crise, a menos que seja de riso.

O post Manifesto pela crise… de riso apareceu primeiro em Dose Extra.



This post first appeared on Dose Extra | Cultura E Entretenimento!, please read the originial post: here

Share the post

Manifesto pela crise… de riso

×

Subscribe to Dose Extra | Cultura E Entretenimento!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×