Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Desbravando o Arquipélago

Conhecer Malta é algo sempre prazeroso, mesmo com os atrasos e os constantes desafios de quem se aventura a fazer um passeio utilizando meio de transporte público. No caso, leia-se, ônibus. Esqueça esse detalhe se você optar por fazer uma das incontáveis "trips" com as também incontáveis agências de turismo do arquipélago.



Quando vier a Malta, não deixe de visitar Gozo, a ilha-irmã. A segunda ilha em extensão territorial é uma das que exibem mais beleza natural. Todo o arquipélago, diga-se de passagem, é muito belo, mas Gozo tem uma diversidade de locais que podem ser explorados por mais de uma vez gastando pouco ou muito, conforme o "gosto".
Uma vez no país, você pode optar pelos passeios em grupos (com as agências de viagem), ou por se aventurar sozinho - ou mesmo, com os amigos. A segunda opção pode ser considerada divertida ou desgastante, a depender do viajante. Divertida pelo "espírito de aventura" (em desbravar os caminhos por conta própria e salvando euros) e desgastante porque os ônibus têm itinerários complicados. Sem falar na questão da superlotação.


Dependendo da rota que o turista fizer, os coletivos podem ou não parar. Na maioria das vezes, os itinerários são cumpridos de uma em uma hora. Os problemas podem ser maiores nos finais de semana (sábado e domingo), quando há grande concentração de visitantes na ilha. Nos dias de semana, como o número de turistas é menor, os ônibus tendem a "parar" mais vezes nos pontos. Entretanto, o horário de circulação é menor.
Por essa razão, quem preferir visitar a ilha usando ônibus e os "ferries" deve sair da acomodação bem cedo. O trajeto do centro (Saint Julian's, ou Sliema) até Cirkewwa - de onde partem as embarcações até Gozo - pode durar mais de uma hora. A viagem de ferry é mais curta, aproximadamente, 15 minutos. Contudo, as embarcações também partem com horários pré-determinados e comportam um número também definido de passageiros.
Caso opte por ir por conta, considere de duas a três horas somente para o deslocamento até a ilha. Em Gozo, calcule também que de um trajeto a outro, você vai levar mais ou menos 40 minutos - 80 minutos para ir e voltar. Ao desembarcar na ilha, fique atento para o número dos ônibus que você deve pegar. Se quiser ir para o Azure Window - formação rochosa impressionante -, vá até a cidade de Victoria (capital de Gozo) e, lá, pegue o 311.
Também atente para o fato de que, para viajar de ônibus, você vai gastar três euros. Você terá de comprar um ticket "all day" (o dia todo) válido para Malta (1,50 euro) e outro "all day" válido para Gozo (mais 1,50 euro). Some, ainda, o trajeto de ferry de Cirkewwa até Gozo. O valor do bilhete, normalmente, é de 4,50 euros. No sábado, 10, e domingo, 11 de maio, véspera e Dia das Mães, o preço do ticket "return" (ida e volta) caiu para 1,50 euro.


This post first appeared on Triq Malta - Intercâmbio, please read the originial post: here

Share the post

Desbravando o Arquipélago

×

Subscribe to Triq Malta - Intercâmbio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×