Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AnáliseMorte: Ragnarok Battle Offline. Um pouco sobre Ragnarok Offline!

Só pra fechar Março, segue essa análise. Lembrando que as melhores estão por vir.

Ragnarok Battle Offline


Essa análise é sobre um jogo independente de Ragnarok, e apesar de ser basicamente uma sátira a RO, ele é um jogo totalmente novo, além de muito engraçado.

Irei contar a história e explica-la, mas será em duas partes, a principal e a extra. No caso da Extra postarei apenas no futuro, talvez acrescente as informações nesta mesma postagem como complemento, ou crie uma nova. Tudo depende do tamanho. Por hora, só posso avisar que há bastante spoiler!

Ragnarok Offline é um jogo de PC, exclusivo de PC, mas diferente de Ragnarok Online, ele não é nem online, nem é um MMORPG. Ele é um jogo de Ação com Aventura, e elementos de Luta e RPG.

É um jogo bem interessante, não apenas por sua história, mas por sua jogabilidade também. A ideia de ROFF é muito boa.



Trata-se de um jogo em que você escolhe um de 12 personagens, e sai lutando por vários episódios, em mapas diferentes, com estágios diferentes.



Cada personagem, possui movimentos diferentes, habilidades diferentes e potenciais diferentes. Digo isso pois todos começam no level 1, sem habilidades, sem os tais movimentos, mas enquanto você caça e mata criaturas, você ganha pontos de experiência e "upa", passando de level e ganhando pontos de Atributos e Habilidade. 



É basicamente o mesmo que ocorre em Ragnarok Online, onde com os Atributos você aumenta sua capacidade de batalha, força, precisão, esquiva e por ai vai, à sua escolha, e com as Habilidades você ganha movimentos especiais Passivos ou Ativos.

Mas não é só essa característica de RO que foi adotada no ROFF. A interação de personagens também acontece.



Apesar de ser um jogo Offline, ele conta com sistema Coop. Mas é algo bem mais interessante que qualquer coop já visto.

É possível jogar com até 3 personagens simultaneamente. Todos interagindo entre si. 



Mas, para que os 3 personagens sejam habilitados, é preciso criar uma conta pra cada um, com direito a Nome Personalizado, Distribuição de Atributos e Habilidades particular. 

Basicamente, você pode criar um personagem e jogar sozinho pelos muitos mapas, mas, se tiver alguém pra jogar contigo, essa pessoa pode criar um personagem pra jogar com o seu, ou logar a conta de outro personagem que já exista (seja feito por você ou por algum amigo que tenha jogado anteriormente).



Todas as contas ficam salvas na memória do jogo, e é claro que para que as diferentes contas sejam acessadas, é preciso jogar naquele em que essas contas foram salvas. Por ser um jogo offline, ele não tem nem oferece qualquer suporte online, então não é possível compartilhar essas contas através da rede, de uma forma fácil. É claro, que da pra postar seu save em algum site hospedeiro e reabrir o mesmo em alguma outra máquina com o jogo instalado, mas isso é bem chato de fazer então, fica como se não desse pra compartilhar.



O interessante disso tudo, é a possibilidade de cada jogador ter um personagem próprio. Isso abraça a ideia do próprio Ragnarok Online, e apresenta ela de uma forma bem funcional.

Eu criei um Arqueiro, chamado "TayMorte", e inicialmente joguei sozinho por um certo tempo. Daí, um amigo chegou na minha casa e eu mostrei o jogo. Foi quando tivemos a brilhante ideia de testar o estilo "multiplayer". 



Meu amigo criou um Espadachim, chamado "Davil", e começamos a jogar juntos. Automaticamente, o meu arqueiro voltou pra primeira fase, visto que o "Davil" ainda estava no level 1, e não tinha aberto as demais fases. Mas, meu arqueiro permanecia no level em que deixei ele, acho que era level 12. Isso fez uma baita diferença, e foi bem divertido, pois eu matava tudo mais rápido que ele. Daí, com pouco tempo de jogo, ele há tinha alcançado o level 10, e estava praticamente na minha cola em fases, enquanto eu tinha chegado ao level 16.



Eu fiquei preocupado com ter apagado as fases que conquistei com o Arqueiro, daí loguei apenas ele, e as fases que eu havia liberado permaneciam liberadas. Ou seja, se eu logasse somente ele, era considerado apenas ele, e as conquistas dele. Mas no caso de um multiplayer, o personagem mais fraco predominava e as fases que ele liberou eram as consideradas.



Isso é bom pois equilibra o jogo, de certa forma. Pra ajudar um pouco mais, a dificuldade dos mapas aumenta consideravelmente, com direito a monstros mais fortes e em maior quantidade. 

Além disso, há o esquema das "vidas compartilhadas". Em RO, existe um item chamado "Folha de Yggdrasil" que permite usar a habilidade "Ressuscitar" uma vez. Em ROFF, esse item representa a quantidade de vidas que o jogador possui.



Inicialmente, há apenas 3 Folhas de Yggdrasil, e caso mais jogadores apareçam ao mesmo tempo, essas 3 folhas permanecem. Ou seja, as vidas são totalmente compartilhadas. 

Caso um jogador morra 3 vezes, da game-over pra todos.



Isso realmente dificulta o jogo, pois mesmo um dos jogadores tendo seu personagem em leveis altíssimos, é preocupante arriscar os personagens mais fracos, visto que se eles morrerem isso também afeta o mais forte. Então, apesar do Coop ser aparentemente apelativo, ele é muito bem equilibrado, mantendo a dificuldade do jogo e consequentemente, a diversão.

Bem, em Ragnarok Online, há três tipos básicos de habilidades: Ativas, Passivas e de Suporte.

As habilidades ativas são as de dano, que servem pra atacar inimigos. No RO, elas ficam na Barra de Atalhos, podendo ser ativadas através do teclado, por teclas de atalho (F1, F2, F3, etc.).

As habilidades Passivas não precisam ser ativadas, elas funcionam assim que liberadas (Aumento de Peso, Aumento de Precisão, Aumento de Distancia pra Ataque, coisas assim). 

As habilidades de Suporte são semelhantes as Ativas, porém visam o suporte como Cura.

Em ROFF, todas essas habilidades existem, porém a forma de utiliza-las é bem diferente.

Lembra que mencionei que há elementos de "Luta". Pois é, em ROFF, o jogador precisa realizar movimentos específicos para utilizar suas habilidades, como o eterno "Hadouken" (Meia Lua pra Baixo + Ataque).



Os nomes das habilidades são os mesmos das de RO, e os efeitos são parecidos (não são idênticos, são adaptados pro jogo). Mas todas as habilidades ativas/suporte são feitas através de movimentos pré determinados.

Não há um guia no jogo que mostre quais movimentos fazer, ou qual o efeito da habilidade que o jogador está liberando, algo que pode ser frustrante no começo, mas é divertido aprender os movimentos durante a batalha, descobrindo novos combos e efeitos bem legais. De toda forma, existe um guia bem simples na internet que revela todos os truques e manhas, bem como um site oficial que disponibiliza o jogo gratuitamente (apesar de antigo, ainda funciona).



Eu fiquei vislumbrado com uma habilidade de Arco que liberei e aprendi no final do jogo, onde o Arqueiro atira uma verdadeira metralhadora de flechas pra baixo, pairando sobre os inimigos. Esse movimento era resultado de um salto com dois pra baixo + ataque de flecha.



Meu amigo, com seu Espadachim, passou de mim em poder quando descobriu uma habilidade chamada "Impacto Explosivo", que causava dano em área, jogava todos os inimigos por alto, queimava eles (diminuindo a defesa deles) e pra variar, deixava ele imune a qualquer dano durante a animação (isso era injusto ¬¬).



Meu arqueiro podia usar "Disparo Violento" atirando uma flecha muito carregada, que empurrava todos os monstros atingidos pra longe. Era legal isso pois Arqueiros atingem fora do campo de visão, e eu matava tudo antes do meu amigo chegar nos monstros. Porém, quando ele aprendeu Impacto Explosivo, ele passou a ser o maior matador de todos. 

Ele inclusive salvou o jogo antes de mim, quando decidiu jogar sozinho.



Bem, essas habilidades existem no RO, e são descritas da mesma forma, mas seus efeitos não são os mesmos. Disparo Violento em RO, empurra o inimigo pra longe mas atinge apenas 1 alvo, enquanto no ROFF atinge qualquer inimigo no caminho do disparo. Impacto Explosivo explode em área empurrando os inimigos um pouco pra trás, mas ninguém sai voando no RO. Entende quando eu digo que no ROFF ocorreram adaptações pro jogo!? Tanto animações quanto efeitos, se espelham mais na descrição das habilidades em RO, do que na animação em si. "Mamonita" por exemplo (meu amigo chama de Marmitada) é descrita como uma habilidade que faz o Mercador envolver sua arma com moedas de Zenny e causar um grande impacto, ao custo de seu amado dinheiro. No RO, o efeito faz um son de moedas caindo e uma rápida animação... no ROFF, a coisa é bem mais detalhada...



Na verdade, tudo em ROFF se baseia mais nas ideias e descrições de RO, do que no que ocorre de fato.



Bem, eu não falarei dos personagens em detalhes, pois tecnicamente eu só joguei de Arqueiro. Meus irmãos fizeram um Gatuno e um Mercador, o que serviu pra conhecer melhor a mecânica e a interação dos personagens em geral, mas eu não to afim de jogar com todas as classes pra liberar os segredos e até a classe especial. É questão de preguiça mesmo, além de não ser de meu agrado as classes "Noviço" e "Mago".

São no total, 12 personagens:

Arqueiro e Arqueira




Meu char (abreviação de Character = Personagem) é um Arqueiro. É possível carregar o disparo da Flecha, segurando o botão de ataque, fazendo ela ir mais longe. Também da pra atirar no ar e ficar "planando" desde que tenha flechas suficientes pra continuar disparando. O limite máximo de flechas é naturalmente 40, mas se tiver um Mercador com a habilidade "Aumentar Capacidade de Carga" liberada e jogando junto como coop, é possível chegar a 99 de flechas máximas. Desde o inicio, existe uma habilidade que recarrega as flechas, é "Fabricar Flecha". Ela não gasta nada, diferente de sua versão no RO, mas é mera adaptação. Também, o arqueiro pode atacar usando o arco como se fosse um cajado ou bastão, mas o dano não é tão forte. Em RO, arqueiros não conseguem usar o arco dessa forma.

Espadachim (Homem) e Espadachim (Mulher)




Meu amigo fez um Espadachim, pelo que percebi, ele é bem habilidoso com Espadas e tem grande resistência. O HP recupera mais rápido pra ele também, mas qualquer personagem regenera o HP muito rápido se Sentar. Essa função também existe no RO, porém não é tão rápida quanto a de ROFF, onde após ficar uns 10 segundos sentados, o HP e SP regeneram a cada segundo de forma cada vez mais rápida.

Gatuno e Gatuna




Um dos meus irmãos criou um Gatuno chamado "Baka". 


O que percebi no tempo que joguei junto com ele, é que é uma classe bem rápida e com perícia em adagas. Ele ataca rápido, muito rápido, e também parece que caem mais itens dos monstros derrotados. Infelizmente não jogamos muito, então eu não pude observar tanto a classe. Se for como a classe Gatuno de RO, ela provavelmente tem várias habilidades focadas em roubo, envenenar e esquivar. O pouco que vi indica isso.

Mercador e Mercadora




Meu outro irmão fez um Mercador chamado "MWg". 


Ao jogar junto com ele, percebi que o dano físico dele é enorme, maior que do Espadachim do meu amigo. Apesar de ser bem lento tanto pra atacar quanto andar, ele é fortíssimo. Além disso, ele tem muitas habilidades de suporte que melhoram muito os demais jogadores, como Capacidade de Carga. Ele também tem uma habilidade que rouba Dinheiro dos monstros. A maioria das habilidades dele como "Comercio" (que abre uma loja e joga vários consumíveis pelo chão) e "Mamonita" utilizam dinheiro na conjuração, semelhante as Flechas do Arqueiro. Mas, o dinheiro só pode ser adquirido pelo Mercador, ao usar um movimento especial que rouba dos monstros mortos. Além disso, eu vi que Mercadores podem comprar Poções para curarem a si mesmos, todas essas habilidades são bem parecidas com as de Mercadores em RO.

Noviço e Noviça




Não fiz nenhum, mas pelo que tudo indica eles podem curar e teletransportar. Vi alguns personagens de fundo fazendo isso.
Mago e Maga




Odeio classes arcanas. Eu jamais farei um, então caso algum amigo meu faça, irei adicionar as informações aqui. Até então, são classes que usam poderes mágicos elementais. Eu sou bem preconceituoso com essas classes no RO.

Cada sexo possuí características próprias, e até habilidades únicas. Algo que não ocorre totalmente em RO, com algumas exceções.

Existem poucas classes no RO que são definidas pelo sexo: Bardo/Odalisca e Kagerou/Oboro.

Bardo é uma das evoluções possíveis para Arqueiro (a classe 2.2) e Odalisca também, porém para Arqueira (também a classe 2.2). Apesar de serem praticamente versões da mesma classe, eles tem habilidades diferentes (Odalisca usa Danças, enquanto Bardo usa Músicas, ambos com efeitos bem diferentes).


Trovador e Musa são Classes 3 respectivas de Bardo/Menestrel e Odalisca/Cigana. O esquema das classes semelhantes porém de sexo opostos se aplica as evoluções deles também (Classe Trans ou 3)
O mesmo ocorre pra Kagerou e Oboro, que são evoluções de Ninjas (uma classe Expandida/Especial de RO). No caso, não apenas seus nomes mudam, como algumas de suas habilidades (Eles tem habilidades exclusivas da classe/sexo).



Bem, em ROFF, só há as classes 1, originais do RO. Não há "mudança de classe", mas o jogo se passa em um período de Ragnarok Online que já haviam essas mudanças. Na verdade, ROFF é uma grande referência a realidade de RO, com direito a piadas visuais e muitas sátiras.



A história do jogo não tem muito texto (e o que tem ta em japonês), mas conta de forma visual, a história, a verdadeira história, de Ragnarok Online.

São 8 mapas iniciais, sendo o 8° o final da campanha principal. 



Depois disso, há o acréscimo de mais 6 fases, como episódios extras. 



Isso por si só já é uma referência ao universo e realidade de RO, que periodicamente, trás novidades em episódios novos, com mapas, monstros, quests e itens novos.

Cada episódio mostra um mapa com vários monstros, mini boss e chefões. O mais interessante porém, está no cenário, que mostra RO, simples assim.

Existe um sistema de Replay, que grava todo o jogo e salva, pra que você possa assistir quando quiser. Isso é incrível, pois te permite compartilhar seus feitos, sem prejudicar seu jogo. Tudo é feito in-game, sem necessidade de programas secundários. É lindo!



Inicialmente eu achava que isso era a forma de salvar o jogo, mas na verdade apenas salva o Replay. A campanha em si é salva automaticamente. 

Bem, irei contar a história de cada mapa, enquanto comparo com suas respectivas versões em RO.



O primeiro mapa, é chamado popularmente de "Sul de Prontera" no RO. Trata-se da saída de baixo da cidade Capital de RO, Prontera, onde os jogadores costumam se unir pra conversar, vender, comprar e invocar monstros poderosos com Galho Seco (falo disso mais pra frente).

Em ROFF, ele é mostrado inicialmente dessa mesma forma, com direito a muitos personagens ao fundo, interagindo entre si. O mais marcante é um Cavaleiro (evolução de Espadachim) que surge e sai correndo pelo mapa.



Ao longo do estágio, o jogador sai do Sul de Prontera e passa pra área florestal. Essa região trata-se dos "Arredores de Prontera", que terminam em uma região tão fechada, que parece um labirinto. Vários dos monstros que aparecem são de fato criaturas encontradas nos arredores de Prontera em RO. Alguns não estão mais nessas regiões (houveram algumas mudanças em RO, uma delas foi a troca de certas criaturas de regiões). 

Mas, apenas dois detalhes são cruciais pra compreensão de ROFF e da piada por trás desse cenário:

1° Mober.

Alguns jogadores costumam juntar grande quantidade de monstros pra matar tudo de uma vez só, isso é chamado "Mobar". Mas, as vezes, esses jogadores podem não suportar seu próprio mob e na tentativa de fugir, jogar em cima de outros jogadores. Isso é uma violação de conduta em RO, e tem punição caso seja reportado.



Em ROFF, aquele Cavaleiro moba uma quantidade enorme de Porings e joga em cima de você. Quando você mata os porings, o infeliz acha ruim e diz que vai reportar você por KS.



KS (Kill Steal) é quando um jogador mata um monstro que outro jogador estava atacando. Isso também é uma violação de conduta e passível a punição.

Isso é uma referência a realidade de RO, onde muitas vezes, jogadores errados se acham no direito de reclamar, olhando apenas o próprio lado.

2° Mini Boss.

O "chefão" desse mapa é um Lunático, um tipo de coelho grande e azul. Ele na verdade não é um Boss (MVP) em RO, mas sim um mini-boss, um dos mais fracos. 



Sua aparição como chefão, é uma referência a quando jogadores novos enfrentam criaturas desconhecidas. Aos olhos de um jogador novato, um mini-boss e um desafio tão grande quanto um MVP.



Bem, ao término dessa fase, o jogador volta pro Bar de Prontera, um ponto movimentado de Prontera onde algumas quests são localizadas.



A segunda missão, ocorre em "Arredores de Morroc"



É um deserto cheio de criaturas aterrorizantes como Picks e Filhotes de Lobo do Deserto. Na verdade, são criaturas fraquíssimas, tanto em RO quanto em ROFF.



Os arredores em RO são sempre formados por vários mapas diferentes, conectados uns aos outros e cercando as cidades. Enquanto em ROFF você explora esses mapas de uma forma unificada, com direito a todos os monstros juntos, no mesmo cenário, em RO é preciso ir em determinado mapa pra encontrar determinadas criaturas. Isso sempre foi assim e sempre será. Mas, os monstros que surgem no Deserto de Morroc (ou Sograt) são os mesmos tanto em ROFF quanto em RO.


Apesar de tudo, há apenas 4 eventos importantes nesse mapa no ROFF:

O Filhote

O primeiro "Chefe" que surge é um Pick com Casca. Esse monstro existe, e é uma variação do Pick, que não tem qualquer diferença além da casquinha de ovo em sua cabeça, como um capacete, porém há até cartas diferentes pra cada um desses passarinhos.


Ele não oferece qualquer desafio, e é derrotado com um único golpe, com isso ele foge chorando...


Quando ele aparece de novo, vem com sua mãe, um Peco. 



Ela ataca, e assim que é atingida, todos os Pecos do cenário atacam também. 




Isso é uma referencia aos monstros do tipo "Passivo" que se tornam "Agressivos" quando alguma criatura do mesmo tipo é atacada próximo a eles. Eles simplesmente defendem uns aos outros. Não são todos os monstros que fazem isso em RO, porém é um tipo de monstro que faz muita diferença. Os Pecos, além de serem, na história do RO, animais que podem ser domesticados e usados como montaria pelos Cavaleiros, também são a forma crescida dos Picks, e são do tipo "Passivo Agressivo".

O Formigueiro Infernal

O segundo evento importante ocorre após uma minhoca gigante (Hode) ser derrotada. 



Ela causa um redemoinho no chão que suga os personagens, jogando-os no Formigueiro Infernal.




Esse, é um mapa do tipo "Dungeon/Masmorra" que tem duas entradas no deserto de Morroc. Nele, vive um dos MVPs do RO.


Mas, assim que os personagens caem nele no ROFF, surge o temido MVP Freoni, que apesar de ser um dos MVPs do Deserto de Morroc, não é o que surge no Formigueiro. Ele aparece no deserto, no mesmo local em que os Hodes surgem. Essa é uma insinuação de que talvez Freoni tenha sido sugado pro Formigueiro Infernal. Mas ele não é um MVP poderoso (é um dos mais fracos em RO) e é derrotado, abrindo espaço pro verdadeiro MVP do Formigueiro Infernal.

Os BOTs

Ao caminhar um pouco pelo Formigueiro Infernal, surge no cenário alguns personagens falando e atacando, mas com algo peculiar nos olhos... um vazio: Eles são os "BOTs".


Bot é um tipo de praga de Ragnarok Online, onde falsos jogadores colocam programas em seus personagens e contas, que jogam por eles sem que eles nem precisem gerenciar a conta. Isso é um tipo de trapaça muito comum e recorrente, que tem como banimento a exclusão permanente da conta do personagem boteado. Porém, como é tão frequente, é uma verdadeira e maldita praga, quase impossível de extirpar. Pra cada 1 Bot abatido, nascem 2 no lugar.

O verdadeiro MVP

Após passar pelo mar de Bots e algumas formiguinhas (André, Deniro e Pierre), surge Maya, a verdadeira MVP do Formigueiro Infernal.


Ela é muito complicada e tem duas fases de batalha, onde na primeira ela luta com seu corpão de inseto e depois só usa suas Garras.


Maya não chega a atacar sem seu corpo no RO, ela usa sua forma grandona o tempo inteiro, mas ela é igualmente difícil, sendo seu maior desafio seu MOB formado por Pestes, um inseto fortíssimo e rápido. Esse evento é importante, por ser a aparição de um MVP. Todo MVP é importante! Detalhe: Em Ragnarok Online 2, uma suposta origem pra Maya é revelada, onde ela seria uma garota que acabou como cobaia de um experimento pra fundir humanos a insetos. 

O terceiro mapa, é a Caverna de Payon

Essa caverna é um canto amaldiçoado da cidade florestal de Payon. Nela, há zumbis, mortos vivos e fantasmas, perambulando em vários andares. Quanto mais fundo se vai, mais seres sombrios encontra-se, e há pelo menos 3 eventos importantes no ROFF:


Os Amantes Fantasmas

Logo de cara surge Bongun e Munak, dois fantasmas/zumbis de Payon.



This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

AnáliseMorte: Ragnarok Battle Offline. Um pouco sobre Ragnarok Offline!

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×