Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Revelações de Sebastião Salgado



“Quando desembarcava pela primeira vez em um país, compreendia sua situação e sabia situar minha Fotografia naquele contexto. Sempre fui capaz de colocar minhas imagens dentro de uma visão histórica e sociológica. O que os escritores relatam com as suas penas, eu relatava com a minha câmara. A fotografia é para mim uma escrita. É uma paixão, pois amo a luz, mas também é uma linguagem. Poderosíssima. Quando comecei, não tinha limites. Queria andar por todos os lugares onde minha curiosidade me levasse, onde a beleza me comovesse. Mas também por todos os lugares onde houvesse injustiça social, para melhore descrevê-la.”

“Cada uma das minhas fotos é uma escolha. Mesmo nas situações difíceis preciso querer estar presente e assumir essa presença. Aderindo ou não o que está acontecendo, mas sempre sabendo por que estou ali. Segui os sem-terra foi minha maneira de participar de seu movimento. Mostrar as imagens da fome na África, uma maneira de denunciá-las. Em toda parte, essas imagens suscitaram reações. A fotografia é uma escrita tão forte porque pode ser lida em todo o mundo sem tradução.”


“Como já relatei, vi tanto sofrimento, ódio e violência ao longo das reportagens para Êxodos que saí muito abalado. Mas não me arrependo de tê-las feito. ‘Diante de uma atrocidade, o que constitui uma boa foto?’, às vezes me perguntam. Minha resposta cabe em poucas palavras: a fotografia é a minha linguagem. O fotógrafo está ali para ficar quieto, quaisquer que sejam as situações, ele está ali para ver e fotografar. É através da fotografia que trabalho, que me expresso. É através dela que vivo.”

Da minha terra à terra, 2014. (Isabelle Francq, Sebastião Salgado)


This post first appeared on Mochila E Batatas | A Câmera Fotográfica E Algum, please read the originial post: here

Share the post

Revelações de Sebastião Salgado

×

Subscribe to Mochila E Batatas | A Câmera Fotográfica E Algum

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×