Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

DICAS PARA TOCAR OS HINOS A QUATRO VOZES - Parte um

PARTE UM
 
Saudações a todos!
Hoje, quero lhes dar algumas dicas para tocar os hinos a quatro vozes. 
No hinário atual para organistas, o dedilhado está escrito para três vozes: soprano(mão direita), tenor e baixo(mão esquerda).
Entretanto, muitas organistas tocam as quatro vozes com algumas dificuldades, por não estar escrito o dedilhado para as quatro vozes.
Como exemplo, estão apenas os coros, mas, algumas organistas estão lendo aquele dedilhado para executar as três vozes!!!
Para aperfeiçoamento do dedilhado, mesmo não estando escrito, é importante o estudo dos métodos, pois os mesmos possuem exercícios de técnica que facilitam a execução dos hinos.
Na folha de introdução do hinário de organistas consta a explicação de como se deve tocar.
A maior dificuldade está na escrita da partitura do hinário atual. Como assim? Na mão esquerda (tenor e baixo) estão escritas muitas notas repetidas. 
Contudo, a execução deve ser ligada, ou seja, não repetimos as notas. 
Há organistas que "levantam" a mão em todas as barras de compasso. Isso não deve ser feito, pois na execução ligada, só devemos levantar as mãos "nas vírgulas", para respirar entre as frases. 
Nos hinos, em geral, a não esquerda é ligada. Somente nas respostas ao soprano é que apenas o tenor aparece. Mesmo sendo notas repetidas, mas sendo resposta ao soprano, nestes trechos, "todas" as notas do tenor devem ser tocadas. 
Um outro momento em que se deve tocar também as notas do tenor, é quando devemos reforçar o acento métrico, como por exemplo os hinos 49, 59 e outros do hinário nº 4.
Falarei sobre isso em outra postagem.

Continua ... (Vide parte 2)


This post first appeared on TEM TUDO, please read the originial post: here

Share the post

DICAS PARA TOCAR OS HINOS A QUATRO VOZES - Parte um

×

Subscribe to Tem Tudo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×